Home | Novidades | Doces Artesanais: bem-casado e tendência "no pote"

Doces Artesanais: bem-casado e tendência "no pote"

Juliana Delgado é nossa mais nova colunista, inaugurando a categoria Doces Artesanais no Elo7. Em seu segundo post ela dá uma receita ótima de bem-casado (para baixar!) e ainda conta tudo sobre a nova tendência de doces “in a jar”, ou simplesmente, “no pote”.

Maio é mês das noivas e toda doceira que se preze sabe que as encomendas de bem-casados vão às alturas! Diz a lenda que ele simboliza a união entre dois seres distintos que se completam tornando-se uma só pessoa. Acreditando ou não, muitos casais gostam de presentear seus convidados com um bem-casado para compartilhar com eles a felicidade dessa união.

Minha sugestão é fazer com que essa tradição ganhe uma repaginada, utilizando uma das últimas tendências de apresentação: doces artesanais no pote!

A princípio a ideia parece um tanto estranha, mas apresentar os doces nesse formato permite – além de melhor preservação – um ar mais aconchegante, caseiro e divertido. Deixo para vocês a minha receita de bem-casado e algumas fotos de maneiras diferentes de apresentar o doce. Siga no post ou baixe o pdf da receita clicando aqui.

Vamos lá?

Ingredientes:
8 ovos separados: gemas e claras
10 colheres de sopa de açúcar – 130 g (peneirar)
13 colheres de sopa de farinha de trigo – 260 g (peneirar)
1 colher de chá rasa de fermento
raspas de 2 limões
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 lata de creme de leite
suco de 1 limão
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Fazer:
Antes de começar a fazer o bolo, lavar bem as jarras e ferver em água por aprox. 15 minutos (inclusive as tampas). Confira dicas de como fazer no blog SuperZiper.

  1. Colocar a lata de leite condensado para cozinhar (fechada) em uma panela grande com água por 2 horas. Importante: só abra a lata quando estiver fria!
  2. Forrar duas fôrmas retangulares (40 x 38 cm) com papel manteiga
  3. Bater as claras em neve em ponto bem firme com uma pitada de sal
  4. Acrescentar as gemas e bater bastante. Dica: eu gosto de tirar a pele das gemas para diminuir o cheiro de ovo, você pode furar a pele e tirá-la ou peneirar
  5. Acrescentar o açúcar e bater mais
  6. Desligar a batedeira e incorporar a farinha de trigo e as raspas de limão manualmente, incorporando levemente. Dica: Mexer sempre de baixo para cima para não perder o ar da massa
  7. Por último, colocar o fermento e mexer com cuidado
  8. Dividir a massa nas duas formas e levar ao forno por aproximadamente 10 minutos ou até que a massa esteja cozida (testar com um palito) – 180 °C
  9. Em uma panela, colocar o leite condensado cozido, duas gemas e o creme de leite. Mexer sempre até dar uma consistência de recheio.
  10. Fazer uma calda com o suco de limão e o açúcar de confeiteiro
  11. Com um cortador redondo levemente maior que o diâmetro do seu pote, cortar os círculos de bolo.
  12. Colocar o primeiro círculo dentro do pote, pincelar com um pouco da calda de limão e acrescentar o doce de leite. Colocar outro círculo de bolo e amassar um pouco o doce de leite para que ele fique bem aparente nas bordas da jarra/pote. Repetir essa operação
  13. 14. Para dar o acabamento final, salpicar com açúcar de confeiteiro. No caso do meu bem-casado, coloquei um papel recortado em formato de coração para dar um efeito interessante. Retirar o papel com cuidado, após polvilhar.
  14. E que sejam felizes para sempre!

 

      • Você pode fazer em um pote menor, rende bem mais ;)
      • Dá pra usar também aqueles potinhos de comidinhas de bebê. Fica lindo!
      • Cubra a tampa com paninho para dar um ar mais caseiro
      • Faça uma tag redonda e cole em cima da tampa com uma estampa bem bonita
      • Varie os sabores, pois a graça do bolo é o apelo visual da transparência do vidro. Invente texturas e cores que atraiam o olhar, como bolo de chocolate com recheio de bicho de pé, bolo de maracujá com as sementinhas (podem ser de chocolate) enfeitando as laterais do vidro, e muito mais!

 

A tendência “no pote” ou “in a jar” tem infinitas variações divertidas, inusitadas e vendedoras para todos os Elosetters aproveitarem. O Blog Bistrô Pregui fala pra gente dessa tendência e nós listamos abaixo algumas possibilidades para adaptar ao seu tipo de produto:

(imagens da receita por Juliana Delgado e do mosaico: 1, 2, 3, 4 e 5)

Chef de Cozinha, Consultora em Gastronomia & Negócios e acima de tudo amante dos prazeres de sentar-se à mesa rodeada da família, amigos e coisas gostosas. Além disso é mãe da Manuca e Miguel, dona-de-casa e esposa (coitado do marido, acaba ficando sempre por último). Como é difícil a vida da mulher moderna! Aqui no blog do Elo7 vai dar receitas e falar sobre negócios e oportunidades para quem faz doces artesanais. Escreve no blog Quitanda Gourmet.

Veja mais posts deste autor.