Home | Novidades | Receita: picolé caseiro funcional

Receita: picolé caseiro funcional

picole

Colaboração da blogueira Aline Aguayo do Panelinha Saudável.

A onda fitness não contagiou só o uso de lancheiras no trabalho, também foi parar nas sobremesas! A equipe do blog está de olho nos picolés funcionais e foi atrás de receitas nutritivas e já testadas. Depois dos sucos “detox” repletos de bons ingredientes, são os picolés caseiros as versões de combos de fruta perfeitas para o verão.

Quem nos ajudou nesta tarefa na cozinha foi a blogueira Aline que adora compartilhar seus experimentos saudáveis. Ela nos conta três receitas simples que fizeram sucesso em sua casa. Anote os ingredientes e não deixe de conferir suas coordenadas gerais ao fim do post.

Picolé de melancia com gengibre

– Polpa de melancia (usei o equivalente a duas fatias)
– 1 xícara de água
– 10 folhas de hortelã
– Lasca de gengibre de mais ou menos um centímetro

Mode de fazer: bater tudo no liquidificador, colocar nas forminhas escolhidas. Se quiser, acrescentar pedacinhos de melancia também. ‘Eu coloquei e ficou muito, muito bom!”

sabor

Picolé de abacaxi 

– 4 rodelas de abacaxi
– 1 xícara de água
– lascas de gengibre e hortelã (opcional)

Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador e reservar. É importante esperar formar a espuma e então retirá-la. Só após este processo, colocar nas forminhas. Pedaços de fruta também são bem-vindos, além de folhas de hortelã inteiras, pra dar um charminho. Se você for fã de gengibre, pode colocar alguns pedaços. Mas ela alerta que o gosto fica mais forte!

Picolé de abacate com banana

– 1 abacate maduro
– 1 banana madura
– 1 xícara de água
– Suco de um limão
– Mel a gosto, para adoçar
– Banana cortada em rodelas para “rechear”

Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador, menos a banana cortada em rodelas. Distribuir o creme resultante nas forminhas e em seguida, colocar as rodelas de banana.

picole_aline

Orientações gerais da Aline:

  • Essas quantidades foram suficientes pra fazer de 6 a 7 picolés por receita, tome nota que ela optou por fôrmas grandes.
  • Antes de adoçar (com o que você usar), experimente. As frutas às vezes estão doces o suficiente pra dispensar o açúcar.
  • Leve as forminhas ao congelador e depois de duas horas coloque os palitos. Retorne ao congelador e espere cerca de 8h até que fiquem prontos.

Todo mundo pronto para correr atrás de fôrmas e ir à quitanda mais próxima?

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.