Home | Novidades | Risoto de arroz negro com shimeji

Risoto de arroz negro com shimeji

risoto de arroz negro com shimeji

Já conhece o arroz negro? O grão que é cultivado na China há mais de 4 mil anos tem ganhado admiradores. Com 20% a mais de proteínas e até 30% a mais de fibras do que o arroz branco, o arroz negro ou arroz preto ainda é rico em vitaminas: A, B1, B2, B6, niacina entre outras.  Agora que você conhece um pouquinho dos benefícios desse cereal com gosto acastanhado, que tal aprender a preparar um risoto de arroz negro com shimeji? A delícia é leve e saborosa – mas não se engane, diferente do arroz arbório  ou do carnaroli, o risoto de arroz negro não ficará tão cremoso. Porém, o sabor, ah, esse fica uma delícia!

Ingredientes

risoto de arroz negro com shimeji

  • 1 1/2 xícara de chá de arroz negro
  • 1 cebola picadinha
  • 1 bandeja de shimeji (aprox. 300g)
  • 50g de queijo parmesão ralado (ou outro queijo de sua preferência)
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco
  • 4 xícaras de chá de caldo de legumes
  • Azeite para refogar

Preparo

Para começar, coloque um pouco de azeite em um panela e refogue a cebola até que ela fique transparente. Assim que a cebola estiver no ponto, acrescente o arroz e refogue-o um pouco. Coloque também o vinho branco e deixe refogar até que o álcool evapore.

Agora é hora de colocar o caldo de legumes. Como o arroz não tem a cremosidade dos grãos tradicionalmente utilizados para risoto, você pode colocar 2 a 3 xícaras de caldo de legumes e deixar cozinhar o arroz em fogo baixo com a panela semi-tampada por 25 a 30 minutos. Reserve o restante do caldo para finalizar o seu risoto.

Nesse meio-tempo, refogue o shimeji em uma frigideira com um pouquinho de azeite até que ele murche (não precisa refogar por muito tempo). Assim que a água do arroz começar a secar, adicione o shimeji, o queijo parmesão e vá mexendo, incluindo às conchas o restante do caldo de legumes até que o arroz fique cremoso e levemente al dente, mas não duro (esse grão não fica tão macio quanto o arroz branco).

Agora é só servir bem quentinho!

risoto de arroz negro com shimeji

Tempo de preparo: 35 a 40 minutos

Rendimento: 5 porções

E para os amantes da gastronomia (profissional ou amadora), veja a seleção de produtos com esse tema no Elo7!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.