Home | Novidades | Rock candy: receita do pirulito de cristais

Rock candy: receita do pirulito de cristais

Se você é antenada nas tendências de festas, já deve ter visto na decoração da mesa de docinhos o rock candy. O pirulito que leva esse nome por ser uma formação de cristais já é sucesso nas mesas de festas americanas e também já está chegando por aqui.

rockcandy44

Fazê-lo é muito fácil, mas não rápido! A receita pede um descanso de alguns dias para dar tempo do açúcar cristalizar e formar o pirulito. Além disso, é uma ótima ideia de experiência química para fazer com os filhos. Só exige paciência, ok?

Rock candy: ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • corante alimentício
  • essência de sua preferência (opcional)
Adicionais
  • espetos de madeira
  • prendedores de roupa
  • recipiente de vidro

+ Receitas doces e fáceis de preparar

+ Bebidas para fazer em casa e na festa

Modo de preparo

Para começar, prepare os espetos de madeira. Molhe-os até a metade ou um pouco menos e polvilhe açúcar. Isso criará uma camada que facilitará a aderência dos cristais de açúcar. Se não fizer a receita no mesmo dia, reserve os palitos açucarados até que sequem bem.

Em uma panela, leve o açúcar e a água e misture até começar a ferver. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe por mais 10 a 15 minutos. Nessa etapa você poderá colocar o corante e a essência de sua escolha, apenas algumas gotinhas.

Depois de deixar a mistura de água e açúcar no fogo pelo tempo recomendado, desligue o fogo e espere esfriar.

Coloque nos palitos de churrasco prendedores de roupa e deixe-os em pé em recipientes de vidro. Despeje a mistura já fria nos recipientes.

Cubra cada recipiente com um plástico filme para evitar o acúmulo de pó.

Guarde a receita em um lugar onde ninguém mexerá por sete dias. Se quiser os pirulitos rock candy bem gordinhos, cheios de cristais, deixe a receita quietinha por 15 dias.

rockcandy4

A receita rende 3 pirulitos.

+ Pirulitos feitos à mão: encomende para sua festa

+ Doces para festas, no Elo7 tem

rock candy -post
Inspiração: rock candys criativos e lindões para festas!

A ciência por trás dos rock candys

A receita é na verdade um experimento de química interessante para fazer até mesmo com as crianças (apenas mantenham-nas longe da água com açúcar enquanto estiver quente). O que acontece é que a enorme quantidade de açúcar dissolvido na água quente tende a se cristalizar novamente, só que dessa vez em outro formato. O palito de madeira serve como “apoio” para os cristais se formarem.

Imagens externas: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.