Home | Novidades | Tortinha doce recheada: faça essa delícia!

Tortinha doce recheada: faça essa delícia!

A parceira do blog Tia Emília traz hoje uma delícia fácil de preparar e que pode levar diversos tipos de recheios: a tortinha doce recheada. Veja o passo a passo do preparo em vídeo e no descritivo abaixo!

tortinha doce recheada receita

Tortinha doce recheada – ingredientes

  • 100g de manteiga
  • 125 g de farinha de trigo
  • 50 gramas de parmesão ralado bem fino
  • Forminhas com 4 cm de diâmetro

Para o recheio:

Leite condensado, doce de leite, goiabada cremosa, ou o que mais preferir!

Modo de preparo

Rale o queijo parmesão finamente. Misture a manteiga e a farinha de trigo e amasse até formar uma massa uniforme. Deixe a masa descansar por 10 minutos.

Pegue um punhado de massa e abra nas forminhas. Retire o excesso da borda, assim como mostramos no vídeo.

Preaqueça o forno a 180 graus. Fure o fundo da massa delicadamente com ajuda de um garfo.

Coloque em cada tortinha 1 colher de chá de leite condensado ou de goiabada cremosa. Leve ao forno preaquecido por mais ou menos 50 a 55 minutos, ou até que fique douradinha de seu agrado.

Espere esfriar, retire e coloque-as numa forminha de papel se preferir.

Qual é a origem das tortas?

As tortas surgiram na Grécia Antiga e serviam como oferta à Deusa Ártemis, que é a divindade relacionada à natureza, colheita e fertilidade. O formato da preparação era redondo, fazendo uma analogia à lua. Esse fato relaciona a preparação às festividades, já que esse era um símbolo de fertilidade e vida.

Com o tempo, as tortas foram sofrendo adaptações no seu modo de preparo, sendo agora sua formatação base a cocção ao forno, e é geralmente feita em farinha de trigo ou castanhas.

A torta que conhecemos aqui no Brasil é a tarte em Portugal. Já torta mesmo por lá é o que conhecemos aqui como rocambole, um bolo enrolado e recheado. Curioso, não é?

Para ver mais tortinha doce recheada, veja essa seleção de produtos feitos pelos doceiros criativos que são parte da nossa comunidade. Confira também artigos de confeitaria aqui.

Veja aqui todas as receitas da Tia Emília para o Blog do Elo7 e aqui nossa categoria recheada de ideias deliciosas!

Tia Emília, há mais de 30 anos, acumula experiências na culinária, nos arranjos de flor, em uma boa arrumação de mesa e em todos os outros quesitos que envolvem manter uma casa aconchegante. Visite Segredos da Tia Emília.

Veja mais posts deste autor.