Home | Receitas | Doces | Bolo de laranja sem glúten e lactose

Bolo de laranja sem glúten e lactose

bolo de laranja

Que bolo de laranja é uma delícia todo mundo concorda. Mas, para os intolerantes às substâncias que podem causar irritação gastro-intestinal como o glúten e a lactose, surge cada vez mais opções de alimentos que não  deixam em nada a desejar no sabor e textura em comparação aos alimentos ricos nesses nutrientes. E há boas opções de farinhas sem glúten (como a de arroz que utilizamos na receita) no mercado. O custo em relação à farinha de trigo é maior mas o investimento é válido.

Nossa receita de bolo de laranja é facílima de fazer. Poucos ingredientes e nada de batedeira: o bolo é de liquidificador. Seu lanche da tarde sairá rapidinho e perfumará a casa toda com aquele cheiro de bolo quente que só quem já sentiu sabe do que estamos falando!

Ingredientes

1 copo (250ml) de suco concentrado de laranja (tangerina ou maracujá também ficam deliciosos)

3 ovos inteiros

1/2 copo (100ml) de óleo de girassol (soja, canola ou milho servem também)

1 caneca de açúcar ou 160g

1 caneca ou 160g + 2 colheres de sopa de farinha de arroz

1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo

Sem segredo! Basta colocar os ingredientes (primeiro os líquidos, depois e aos poucos os secos) no liquidificador, deixando por último o fermento. Bata até ficar uma massa homogênea. Unte uma fôrma retangular ou redonda de aproximadamente 35cm com açúcar e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 30 minutos ou até que fique dourado.

Desenforme o bolo ainda morno e, se preferir, polvilhe açúcar de confeiteiro.

bolo de laranja

Reparou que na receita utilizamos canecas ao invés da tradicional xícara de chá? É que a caneca (aquelas boas para tomar café com leite) tem um volume maior que a xícara de chá (equivale a aproximadamente 2 xícaras de chá rasas de farinha de arroz).

Não deixe de testar essa receita de bolo leve e fofinho!

Vai servir o bolo para aquela visita especial ou para a família? No Elo7 você encontra toalhas de mesa lindas para agradar ainda quando servir. ;)

 

 

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

110 comentários

  1. isabel santos

    a receita é boa e gostaria de fazê-la. no entanto, acho que uma boa dica, para não ter erro, seria colocar a medida do açúcar e farinha em gramas. seria possível acrescentar essa informação na receita, como foi feito com o óleo e o suco?

  2. Por favor uma xicara corresponde a quantas grs ? cada caneca tem um tamanho.

  3. Bom dia!!!

    Ao invés de suco concentrado não pode ser suco natural??
    Se sim, qual seria a medida?

    Esse bolo está me dando água na boca, quero muito fazê-lo! :)

  4. Cris, bom dia! Um achado esse bolo sem glútem e sem lactose, a dúvida é sobre a caneca de medida. Tenho aqui várias canecas em tamanhos diferentes; é possível você nos informar a medida em números? Grata Elizabeth Vilarindo

  5. Munich Barcelos

    Tb pensei em fazer com farinha de arroz integral, será que dá certo?

  6. Fiz exatamente como manda a receita; depois de 30 minutos verifiquei que a massa ainda estava crua; assei por 1 hora e 20 minutos, e tirei o bolo CRU do forno… Buáááá :(

    • Cris Oliveira

      Oi Daniele! Você preaqueceu o forno a 180ºC? De repente também pode ter ido mais líquido do que o proposto na receita. Testei essa receita 3 vezes e todas as vezes ela deu supercerto. Vale tentar de novo pois é tão gostosa! Da última tentativa fiz com suco concentrado de tangerina ao invés do de laranja, fica delícia também! Qualquer dúvida, estou por aqui! Beijo

  7. Cris Oliveira, fiz novamente, e dessa vez deu certo!!!! Todo mundo aqui em casa adorou, principalmente meu marido, que tem restrições em relação a glúten e lactose. Hoje segui a mesma receita, substituindo o suco de laranja por 3 cenouras médias… Estou esperando esfriar, mas parece estar delicioso!!!!

  8. isabel santos

    eu fiz o bolo e embora não tenha ficado ruim, a textura não ficou igual ao da foto. ele ficou um pouco pesado. como pretendo fazer novamente, gostaria de saber se posso usar suco de limão e qual seria a quantidade do mesmo.

    • Cris Oliveira

      Olá Isabel! O forno ficou preaquecendo enquanto você preparava a massa? Talvez o forno frio seja o motivo pelo qual a receita não ficou com essa textura da foto ou também a quantidade de farinha de arroz tenha sido a mais do que a recomendada. Dá pra fazer com suco de limão sim! Se você deixá-lo concentrado, use um pouco menos de 100ml para não ficar muito azedo ;) Beijo!

  9. Oi, eu vi a receita e adorei pelo jeito simples de fazer!
    Eu não tenho nenhuma intolerância ao glúten nem a lactose, se eu fizer com farinha de trigo dá certo?

    • Cris Oliveira

      Oi Tatiana! Super fácil de fazer essa receita mesmo! Você pode usar a farinha de trigo comum no lugar da farinha de arroz. Dá certo também! Beijo

  10. Carolina Ferreira

    Alguma forma de substituir o açúcar?

    • Cris Oliveira

      Olá Carolina! Você pode substituir o açúcar pelo adoçante culinário na mesma proporção da receita, veja só com o fabricante a medida equivalente de adoçante culinário para que a substituição pelo açúcar não deixe o bolo doce demais! Beijo

  11. Ariane Nogueira

    Pode ser farinha integral?

    • Cris Oliveira

      Olá Ariane! SUbstitua a quantidade de farinha de arroz por metade farinha integral, metade farinha branca comum. Somente a farinha integral deixará o bolo muito pesado. Beijo!

  12. Andreia dias

    Posso substituir suco concentrado por natural?e farinha de arroz integral da certo? :)

    • Cris Oliveira

      Oi Andreia! Você pode substituir o suco concentrado pelo natural, desde que deixe ele bem forte (nada de água ou açúcar). Pode incluir a farinha de arroz integral também, se preferir mais suave, misture um pouco das duas farinhas ;)

      beijo!

  13. Não entendi a parte se untar a forma com açúcar! É isso mesmo?

    • Cris Oliveira

      Oi Erica! Sim, isso mesmo, unte com a manteiga ou margarina e polvilhe açúcar na forma ao invés da farinha de trigo! Beijo!

  14. Na falta da farinha de arroz, posso substituir for farinha de trigo mesmo? (é, com gluten mesmo)

    • Cris Oliveira

      Oi Nicole! Pode sim! Só aumente um pouquinho a quantidade de farinha de trigo, uns 50g a mais! Beijo

  15. Gostaria de saber se faz no microondas…..

    • Cris Oliveira

      Oi Dea! Somente no forno convencional ou elétrico mesmo. Microondas não dá :( Beijo!

  16. Olá
    É possível substituir o açúcar refinado pelo açúcar mascavo?
    Esperando a resposta pra fazer a receita, açúcar refinado não dá :/.

    • Cris Oliveira

      Oi Liliane! Eu não testei a substituição do açúcar refinado pelo mascavo, mas a textura do bolo depende do açúcar. Talvez ele não fique fofo com o mascavo. Se você testar, conte pra nós como ficou o seu bolo? Beijo!

      • Izaura Cristina de oliveira

        Dá pra substituir o ovo por outro ingrediente?

        • Cris Oliveira

          Oi Izaura! Não testei a substituição do ovo nessa receita, mas acredito que somente esse ingrediente garantirá a textura do bolo. Beijo!

  17. Berenice Botelho

    Ainda não fiz , mas tenho certeza q a receita é boa viu gente ! A Cris passa firmeza e está se matando p tudo ficar lindo e gostoso, creio q as pessoas acham q ficará igual aos bolos com o gluten… Mas claro q não , é diferente ! A textura é mais parecida com bolo de fubá , mas como tenho me cuidado p evitar o glúten… Ai vou devagar p aprender praticando estas receitas , é mtas vezes uma questão de necessidade, pois alergias e intolerância é sério , mas eu fico só para ajudar a minha alimentação , vejo mta coisa nova e tudo vae melhorando conosco em minha casa! Vá em frente Cris … Sou sua fan! Bjão

    • Cris Oliveira

      Berenice, muito obrigada pelo carinho! Aqui é tudo testado meeeesmo! E pode deixar que cada vez mais traremos novidade em receitas! Um beijão e boa semana!

      • Berenice Botelho Arraes

        Linda vc é 10, qdo disse q vc está se matando , foi uma curtção ! Sendo pessoa experiente como vc é, e ainda Nutricionista , me curvo , pois fico vendo postagens até groceiras, tem cada uma de arrepiar. Estou fazendo neste instante e amanhã volto quem sabe com a foto bjs …

  18. jerusa Monteiro de Oliveira

    Vou fazer, me deu água na boca!

  19. Posso substituir a farinha de arroz por farinha de linhaça?

    • Cris Oliveira

      Oi Marianna! Com a farinha de linhaça eu nunca testei, não tenho certeza se ela dará a textura que a farinha de arroz ou trigo dará. Mas se você testar volte para compartilhar com a gente a sua experiência! Beijo

  20. quero fazer esse bolo estou com sete meses que não como bolo,estou com Dermatite herpetiforme nada de comer glúten.

  21. Deu certo! ficou um pouco molinho. Mas ficou bom. Porém ficou com um gosto diferente dos bolos de laranja que estou acostumada, e na verdade com gosto mais leve. Isso por conta de não ter lactose e glúten? Obrigada pela receita! poste mais!! :)

    • Cris Oliveira

      Oi Clarisse! Esse bolo de laranja tem um gostinho mais suave mesmo, por isso é legal fazer a receita com aqueles sucos concentrados ao invés do suco natural. Sim, postaremos mais receitas sem glúten e sem lactose em breve! Obrigada pelo carinho e fique de olho! Um beijo

  22. Oi Cris, fiz o bolo ontem…ficou divino, mto bom msmo!!
    porém ele cresceu e depois abaixou mto, não ficou como o da foto, mas ficou parecendo uma caçarola, usei o adoçante de forno, suco natural de laranja, o forno estava quente e tudo, não sei o que aconteceu, apesar de ter ficado delicioso. Mas não queria que ele tivesse abaixado tanto. Achei que 160g só de far de arroz foi pouco…a massa ficou bem liquida.
    Será que pode ser isso? Inclusive todas as receitas q faço sem gluten e sem lactose, elas crescem mas, depois murcham…sniffffff…pq será???

    • Cris Oliveira

      Oi Elaine! Algumas dicas para evitar que o bolo murche:
      – Nâo abra a porta do forno antes do bolo assar. Acontece principalmente quando estamos com pressa, aquela olhadinha básica pode murchar o bolo :(
      – Deixe o fermento para o último instante: só coloque ele depois de bater a massa. Se você bate o fermento já com todos os ingredientes ele pode começar a fazer efeito antes da hora, aí murcha também.
      Beijo!

  23. Celso Murilo Britto

    O que é suco concentrado?? O de caixa???

    • Cris Oliveira

      Olá Celso! Suco concentrado são aqueles para diluir em água (Maguary). ;)

  24. SimoneBomfim1

    Olá, Cris

    Fui em alguns supermercado e não encontrei a farinha de arroz. Encontrei uma farinha sem gluten para pães e bolos, mas não fala de que é e custava 27,00 reais o quilo. É essa a faixa de preço mesmo da farinha de arroz?

    • A farinha de arroz custa 5 reais o quilo, da marca Urbano. Comprei essa semana na loja Mundo verde, mas vc deve encontrar em lojas especializados em produtos para alérgicos.

  25. Olá,

    Será que posso usar farinha de aveia no lugar da farinha de arroz?

    • Cris Oliveira

      Oi Paula! Eu não testei a receita com a farinha de aveia, mas se ela der a mesma textura da farinha de trigo você pode substituir sim! Beijo

  26. Olá fiz hoje o bolo ficou bom mas com uma textura de pudim,meio pesado, segui fielmente a receita, pré aqueci tb, o forno tudo certinho.
    Vou tentar outra vez, que sabe dá certo.
    Obrigada :)

    • Cris Oliveira

      Oi Patricia! A farinha utilizada foi a de arroz? Estranho, porque ela deixa o bolo tão fofo… Tente novamente sim e qualquer dúvida, volte aqui nos comentários! Beijo

  27. Farinha fécula de batata da serto?

  28. Ola gostaria de saber se posso usar adoçante para alimentos ( em pó ) não posso com açucar.

    obrigada marlene

    • Cris Oliveira

      Olá Marlene! Sim, pode usar. Substitua o adoçante culinário pelo equivalente ao açúcar, de acordo com o fabricante.

  29. Bom dia. Pode ser utilizado suco natural (sem adição de água) ou tem que ser suco comprado pronto? Obrigada.

  30. Estou fazendo neste momento!

  31. Estou fazendo nesse instante.

  32. Olá!! Posso substituir o óleo por leite? Qual seria a quantidade? Obrigada!

    • Cris Oliveira

      Oi Lilian! Não dá certo tirar o óleo da receita, o ingrediente é fundamental para este preparo ;) Você pode substituir o suco pelo leite! Beijo!

  33. Vou ver se eu faço fique com duvida de qto ponho de farinha de arroz seria uma caneca (160g) + 2 colheres de sopa de farinha de artoz?

    • Cris Oliveira

      Oi Adriana! Isso mesmo! É uma caneca e mais as 2 colheres de sopa de farinha de arroz! =D

  34. Isabel Garcia

    Eu fiz, ficou com boa consistência, mas um pouco sem gosto. Então resolvi fazer uma calda de laranja e então ficou bem melhor.

  35. olá, posso usar óleo de coco ao invés de óleo de girassol??

  36. Boa noite Cris,fiz fico uma delicia,coloquei suco de 3 unidade de tangerina,é em vez de colocar óleo coloquei 3 colheres de manteiga,tendo em vista que não consumo mais óleo,ao termina de bater achei muito aguado, acrescentei o restante do pacote de 400gr,fico firme,estava ate triste,pois fazia com farinha comum,mais ao assistir o vídeo do Dr Ivair Ribeiro sobre gruten https://www.youtube.com/watch?v=-Halt9xd81 agora com a farina de arroz, hum delicia, muito obrigado;-)

  37. A melhor receita, obrigada por compartilhar seu segredo rss, o bolo ficou fabuloso,fiz outro em trinta minutos porque o meu povo comeu quente mesmo rss beijos :)

  38. elizangela castelo branco

    eu queria saber se posso substituir a farinha de arroz por arrozina ou creme de arroz

    • Cris Oliveira

      Olá Elizangela! Eu não conheço a arrozina ou o creme de arroz, acredito que a composição deles não deve ser 100% arroz, talvez tenha açúcar e pode não dar muito certo a substituição. ;)

  39. Fiz ficou muito bom,com suco natural!!! Que pena que não tem como lhe passar a foto.obrigada!!

  40. Pode substituir a farinha de arroz por aveia?

  41. posso substituir a farinha de arroz por amido de milho?

    • Cris Oliveira

      Oi Damaris! A substituição integral da farinha de arroz pelo amido talvez deixe o bolo muito esfarelado. Se você testar, depois nos conte como ficou? Beijo!

  42. Oi adorei a receita fiz hoje e ficou maravilhoso. No meu forno a 180, quando deu 35 minutos ainda estava cru e branco, ai eu aumentei pra 220 e em 15 minutos estava perfeito. Forno tem diferença de um pra outro mas isso é só monitorar. Adorei a receita quero outras

  43. posso trocar a farinha de arroz pela de soja?

    • Cris Oliveira

      Oi Camila! Essa substituição não foi testada, mas se você testar e der certo, nos avise também por aqui! ;) Beijo!

  44. A melhor receita de bolo sem glúten que encontrei até hoje. O bolo cresce, fica fofinho e molhado. Fiz com suco natural de laranja orgânica e usei açúcar demerara. Ficou muito bom. Por favor, se tiverem alguma receita de pão sem glúten para postar. Todas que testei até hoje não deram certo. Obrigado pela receita!

  45. posso utilizar a fécula de batata ao invés da farinha de arroz ?

  46. Olá, porque algumas receitas propõem usar farinha de soja e outras não? Qual a diferença?

    • Juliana Seixas

      Olá Amanda, tudo bem? Nesse caso, é com farinha de arroz pois é uma receita de bolo sem glúten. Abraços

  47. Olá Cris! Vi a sua receita hoje e já fiz, porque estava mesmo atrás de um bolo sem glúten e sem lactose. Aproveitei e substitui o açúcar por adoçante. O bolo ficou lindo e super macio. Adorei! O difícil é não comer tudo de uma única vez, rsrsrs…. Se tiver outras de bolo com as mesmas características, por favor, poste aqui. Com certeza você estará ajudando muitas pessoas com restrições alimentares. Muito obrigada!!!

  48. Andreza Tatiane Elias

    Fiz, amei e as pessoas que comeram tb…Pediram a receita. ficou ótimooooooooooooooooo obg

  49. Ana Paula Ferreira

    Olá,estou testando a receita. Usei medidor p dar tudo certo!!Mas a massa ficou bastante grossa,mais parecida com massa de pão de queijo!Ele ainda está no forno,ansiosa p ver o resultado!!

  50. Olá amei essa receita…fez o maior sucesso mamãe adorou dar pra fazer uma calda com a casca da tangerina obrigada.

  51. O meu bolo não deu certo. Ficou solado. Achei a massa muito líquida. Não sei se foi alguma etapa que fiz errado. Segui as quantidades da receita. Alguém teve esse problema?

  52. Muito boa a receita!!!!

  53. Gente pára tudo!!! joguem fora todas as receitas de bolo com gluten ou sem gluten. Fiz esse bolo com maracuja fica super divino. Cris muito grata por compartilhar essa receita. Amei. Voce é dez, maravilhosa, fantastica. Parabens!!!

  54. Fiquei com uma dúvida na sua receita, são 160 g de farinha de arroz ou 160 g + 2 colheres? Obrigada

    • Cris Oliveira

      Oi Tatiane! São 160g correspondentes à caneca mais 2 colheres de sopa de farinha de arroz, que daria mais 30g, aproximadamente!

  55. Fátima Gomes

    Oi Bom dia, estou com uma duvida.
    É uma caneca de 160 + 2 colheres de farinha de arroz?
    É isso?
    Obrigada

  56. Wilce Dallagnol

    Cris, vc é um anjo q Deus colocou p orientar alimentação dos q precisam. Parabéns, muito boa sua receita. Perfeita. Não precisa tirar ou acrescentar nada. Maravilhoso seu Bolo de Laranja S/Gluten/lactose. Deus continue iluminando seu trabalho., Precisamos dele. Bjs.

    • Cris Oliveira

      Wilce, que alegria ler seu comentário, fez meu dia mais feliz! Agradeço de coração e peço que continue de olho nas receitas por aqui! Todas as bençãos pra você também! Um grande beijo!

  57. Cris, pode substituir o óleo por manteiga ou óleo de coco?

    • Cris Oliveira

      Oi Natália!
      Por manteiga não dá, mas por óleo de coco sim! Beijo!

  58. Fiz o bolo e ficou uma delicia. A massa ficou super liquida, achei q nem ia dar certo mas p minha surpresa ficou ótimo. Fiz com farinha de arroz integral. Da próxima vou experimentar por um tiquinho menos de óleo e ver como fica.
    Ta incluída no meu cardápio. Tenho amigas q são intolerantes ao glúten e à lactose. Agora tenho mais uma opção qdo receber suas visitinhas. :)
    Obg pela receita