Home | Receitas | Doces | Bombom sem lactose com recheio de frutas

Bombom sem lactose com recheio de frutas

bombom sem lactose com recheio de frutas

Se você ama chocolate mas tem intolerância à lactose, aproveite essa receita: bombom sem lactose com recheio de frutas fica delicioso! Como geralmente os chocolates sem lactose são amargos ou meio amargos, a geleia de frutas dá a doçura necessária para saborear seus bombons. Claro que a receita é adaptável para o chocolate ao leite ou branco, o truque é caprichar no processo de derretimento e claro, no recheio!

Ingredientes

200g de chocolate sem lactose
3/4 de xícara de chá de geleia de amora
Fôrma de bombom
Embalagens para bombons

Temperagem do chocolate

Trabalhar com o derretimento não é difícil, basta apenas se atentar à temperatura de derretimento e de cristalização. Você não tem termômetro? Sem problemas! Dá para adaptar com um palito de dente, quer ver só?

Derretimento no micro-ondas

Regule a potência do seu micro-ondas para 50 ou 50% toda vez que for derreter chocolate. Coloque o chocolate picado (o que utilizamos já vem em gotas) em um recipiente de vidro e ajuste o tempo em 1 minuto. Ao finalizar, tire o recipiente, mexa o chocolate (mesmo que não tenha derretido nada) e volte ao micro-ondas por mais 1 minuto (ajuste novamente a potência, ok?). Essa pausa é importante para distribuir o calor. Se dentro desses 2 minutos o chocolate não derreter, volte para o micro-ondas por 30 segundos até que ele derreta. Atenção! Para derreter não é necessário superaquecer o chocolate. Ele derreterá a uma temperatura de aproximadamente 40ºC, não devendo ultrapassar 45ºC. Para saber se chegou a essa temperatura, molhe a ponta de um palito de dente e passe sobre o seu queixo. A temperatura estará quentinha, mas não muito.

bombom sem lactose com recheio de frutas

Derretimento no banho-maria

Sempre que derreter chocolate em banho-maria lembre-se de um detalhe: em hipótese alguma deixe água ou vapor entrar em contato com o chocolate! Se acontecer, isso prejudicará toda a receita. :(
Utilize uma panela ou travessa com água morna, suportável ao toque da mão (nunca leve o chocolate ao fogo) e vá mexendo com uma espátula até que ele derreta por completo.

Temperagem

Apesar desse nome esquisito, a têmpera está relacionada ao processo de endurecimento do chocolate. Toda vez que ele é  derretido, a gordura do cacau se desprende da massa, fazendo-se necessário mexer para que a gordura se reintegre à massa. Para que o chocolate volte a endurecer e ter brilho, é necessário fazer a temperagem corretamente, até que ele chegue à temperatura de cerca de 28ºC. Para isso, transfira o chocolate derretido de um recipiente de vidro para outro (também de vidro), isso acelera o processo (o recipiente que foi ao micro-ondas demora um tempo para perder calor). Mexa com uma espátula de silicone o chocolate o tempo todo, até que ele comece  a engrossar um pouco. Para saber se o chocolate já está na temperatura ideal para trabalhar, molhe um palito de dente e encoste no queixo. A sensação deverá ser fria!

A têmpera pode ser feita na pedra de mármore. Se você tiver, basta despejar o chocolate na pedra limpa e esterilizada e fazer movimentos de vai-e-vem, com a ajuda de duas espátulas próprias para chocolate.

Chocolate temperado, hora de preparar os bombons! Com a espátula ou colher, coloque um punhado do chocolate já temperado em cada fôrminha de bombom. Coloque apenas até a metade. Mexa a fôrma para espalhar o chocolate sobre a cavidade do bombom e bata bem para tirar bolhas de ar. Você pode virar a fôrma para escorrer o excesso de chocolate. Leve à geladeira por 10 minutos ou até que endureça ao toque.

Recheie!

Com uma colher de chá, coloque um punhado da geleia de amora na cavidade do bombom. Faça isso com todas as unidades, mas sem encher até a tampa (3/4 são suficientes). Com o restante do chocolate, cubra os bombons e acerte a tampinha com ajuda da espátula. Leve à geladeira por mais 10 minutos.

bombom sem lactose com recheio de frutas

Para saber o ponto certo de desenformar o chocolate, observe se os bombons ficaram com aspecto esbranquiçado na fôrma, isso significa que o chocolate já se desprendeu e sairá facilmente. Se ainda estiver bem aderido à fôrma, deixe mais uns minutinhos, mas nunca leve ao congelador, ok?

Capriche no embrulho dos seus bombons!

bombom sem lactose3

Viu só? Não é difícil de fazer, basta seguir o processo de derretimento do chocolate para que seu bombom sem lactose com recheio de frutas fique incrível. hummmmm!

A receita rende 12 bombons recheados.

Veja mais delícias recheadas no Elo7! Clique aqui.

 

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

8 comentários

  1. Marcela Stump

    Criiiiis do céu! Você é boa e craque em tudo na cozinha!! <3 Posso ser igual quando crescer? Ai, esse eu quero muito provar! Parabéns! Post e produção lindos!

  2. Olá Cris! está de parabéns nestas gostosuras!
    teria destes com adoçante, para diabéticos?

    • Cris Oliveira

      Oi Isabel! Obrigada! <3 <3 <3
      Você pode utilizar o chocolate diet para fazer essa receita e também optar pela geleia sem adição de açúcares. Vai ficar delicioso também! Só fique atenta ao derretimento do chocolate diet, siga as instruções do fabricante, pois podem ser um pouco diferentes do processo de derretimento do chocolate ao leite ou meio amargo. Beijo!

  3. Oi, parece muito fácil, apesar de trabalhoso. Queria saber se podemos fazer com forminhas de ovo e se posso fazer ele maciço, colocando,por exemplo flocos de arroz no chocolate? Seria pro meu filho e quero mais novidade melhor. Quanto tempo dura e onde devemos guarda ló..obrigado e boa Páscoa!

    • Cris Oliveira

      Oi Daniela! Realmente trabalhar com chocolate requer uma dedicação ali no momento do preparo. Dá sim para fazer com a forminha de ovo de páscoa, basta ajustar a quantidade de chocolate a ser derretido (geralmente quando você compra a fôrma, tem a informação da capacidade em gramas de chocolate que ela representa). Para fazer, você pode misturar um pouco de flocos ao chocolate já temperado e preencher a forminha. O bombom recheado dura até 4 dias fora da geladeira e o chocolate maciço dura mais, uns 10 dias aproximadamente, quando armazenado longe de sol e calor. Beijo e boa Páscoa pra você e sua família!

  4. Oi Cris! Meu filhote tem intolerância a lactose e esse post me encheu de ideias para fazer os bombons na companhia do pequeno, vai ser uma festa! Obrigada pela dica.

    • Cris Oliveira

      <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3
      Ah, meu dia ficou mais lindo agora! To imaginando aqui seu filhote se lambuzando ops, te ajudando a preparar bombons! Beijo!