Home | Receitas | Doces | Canjica com chocolate e coco

Canjica com chocolate e coco

Ainda estamos em época de milho! E na onda das festividades juninas e julinas, que tal preparar uma canjica com chocolate e coco, que além de fácil é uma versão deliciosa do tradicional doce junino? Confira a receita e delicie-se com essa canjica diferente!

canjica com chocolate e coco

Canjica com chocolate e coco – ingredientes

  • 500g de canjica de milho branco
  • 500ml de leite integral ou semi-desnatado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 vidro (200ml) de leite de coco
  • 1 barra (270g) de chocolate ao leite ou meio amargo
  • 50g de coco ralado fresco ou seco

Modo de preparo

Deixe previamente a canjica de molho em água fria por pelo menos 30 minutos, dessa forma, ela ficará mais macia.

Leve a canjica para a panela de pressão e cozinhe por 30 minutos em 1 litro de água. Conte este tempo assim que a panela pegar pressão (fizer barulho).

Desligue o fogo e espere sair a pressão da panela. Depois, leve novamente a canjica ao fogo, acrescentando o leite, o açúcar e o leite de coco e o coco ralado (se preferir, deixe um pouco para polvilhar ao servir). Mexa de vez em quando e cozinhe até encorpar.

Assim que o líquido engrossar, é hora de servir a canjica. Para isso, coloque-a em potinhos individuais e polvilhe o chocolate ao leite ou meio amargo picado. Sirva quente ou fria, como preferir!

canjica com chocolate e coco
Misture as lascas de chocolate à canjica quente, fica uma delícia!

Curiosidade: é canjica ou mugunzá?

Você sabia que a canjica que conhecemos aqui no sudeste e também no sul é o mungunzá do nordeste? Já canjica por lá é outro prato, mais conhecido por curau no sul e sudeste! Deu um nó por aí? Fique tranquilo, seja o nome que for, canjica ou mungunzá, a receita é deliciosa!

Testou a canjica com chocolate e coco? Conte para nós aqui nos comentários como ficou por aí ou compartilhe ideias para outras receitas!

Confira mais delícias feitas com milho pela comunidade criativa do Elo7!

 

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.