Home | Receitas | Coxinha vegana: receita fácil, sabor incrível!

Coxinha vegana: receita fácil, sabor incrível!

coxinha vegana

Quem aí resiste à uma coxinha? E que tal uma coxinha vegana? Sim, sabemos que a tentação é grande e que, se consumida como se não houvesse amanhã, essa delícia passa a ser uma das vilãs da dieta. Mas até que dá pra ser feliz comendo coxinha de vez em quando… E como podemos ser felizes! \o/Nossa opção desse salgadinho dos deuses é vegana (sem proteína de fonte animal) e, pode apostar, é uma explosão de sabor!

A boa surpresa fica por conta dos recheios: a primeira opção leva shimeji com um toque de shoyu e a outra vai cenoura, acelga e alho poró. Para quem está fugindo de frituras (a nossa foi frita no óleo, como manda o figurino), dá para se arriscar nas fritadeiras sem óleo.

Agora chega de papo e vamos para a receita!

Ingredientes

Para a massa

1 xícara de chá de caldo de legumes
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de farinha de trigo

Para o recheio de Shimeji

1 bandeja de shimeji
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de molho shoyu

Para o recheio de legumes

1/2 cebola cortada em cubos bem miudinhos
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de chá de cenoura ralada
1/2 xícara de chá de acelga cortada em tiras finas
1/2 xícara de chá de alho poró cortado em tiras finas
Azeite para refogar
Sal e pimenta do reino a gosto

Para empanar

1 pote com um punhado de farinha de trigo
1 pote com caldo de legumes
1 pote com um punhado de farinha de rosca

Óleo para fritar

Preparo

A massa é facílima de preparar. Em uma panela (de preferência antiaderente) adicione o caldo de legumes e o azeite. Quando começar a entrar em ebulição, adicione de uma vez a xícara de farinha. Mexa com uma colher de pau ou outra bem resistente por alguns minutos, até desgrudar do fundo da panela. Reserve a massa, deixando-a esfriar. E partiu recheios!

coxinha-vegana

Para preparar o recheio de shimeji, não há muito segredo, basta picá-lo antes, e para preparar, derreta a margarina, refogue o shimeji e adicione o shoyu. Quando reduzir o volume está pronto (não precisa deixar o shimeji por muito tempo no fogo, geralmente de 3 a 5 minutos ele já atingirá seu ponto ideal).

O recheio de legumes também é simples de fazer. Refogue a cebola no azeite e, quando começar a ficar transparente adicione o alho amassado. Assim que começar a dourar, coloque a cenoura, a acelga e o alho poró. Deixe refogar até que os legumes murchem e fique cozidos.

Para ambos os recheios, é importante retirar o máximo de caldos, pois o recheio da coxinha geralmente é mais seco – isso facilita também na montagem.

coxinha vegana

Montagem da coxinha

Com a massa já morna ou fria, é hora de sovar um pouco. Amasse bem por alguns minutinhos. Pegue uma quantidade de massa equivalente a uma bolinha de pingue-pongue, faça uma bola, abra um buraco no meio com o dedão e a cavidade para o recheio estará pronta. Coloque 1 colher de chá do recheio de sua preferência e suba as bordas da massa para fechá-la. Faça o biquinho para dar o formato de coxinha.

coxinha vegana

Para empanar, siga essa ordem: passe a coxinha na farinha de trigo, depois mergulhe-a no caldo de legumes e por último passe-a pela farinha de rosca.

coxinha-vegana

Na hora de fritar e para não usar muito óleo, utilize uma panela pequena. Coloque óleo suficiente para cobrir as coxinhas. Deixe o óleo bem quente e coloque no máximo 3 coxinhas de uma vez para fritar. Mais do que isso não é bom, pois o óleo esfria e a coxinha pode ficar gordurosa. Frite até ficar douradinha, daquela cor que é puro amor! <3

coxinha vegana

Curtiu nossa receita vegana? No Elo7 você também encontra produtos vegan-friendly, veja nossa seleção:

coxinha vegana

Caneca Blitzart, sabonetes naturais Soapness, bolsa ecológica Organza, bloquinho de anotações Erikraft Studio

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

32 comentários

  1. Talita Carvalho

    Desculpe a minha ignorância, mas margarina pode na cozinha vegana?? Nesse caso, usaria-se o ghee (gordura da manteiga sem lactose e sem água), não?? Ou não usaria a manteiga… talvez um óleo de côco, só azeite…
    Enfim… adorei a receita e vou testá-la! Mto obrigada!

    • Cris Oliveira

      Oi Talita! A margarina (ou creme vegetal) que utilizamos não contém lactose. Algumas margarinas são feitas com derivados de leite, mas é bom ficar de olho na hora de escolher (algumas marcas tem zero lactose em sua composição). O azeite e o óleo de coco são ótimos substitutos também! Isso, testa a receita e depois conta pra gente como ficou! Um beijo ;)

    • Tati (de Curitiba)

      Ghee vegan só na cabeça de vento da Bela Gil.
      Ghee é feito da manteiga. Manteiga é feita de leite de vaca, portanto, mesmo sem lactose, não pode nunca ser considerada vegan.

  2. Cris, a loja que vende essa bolsa vende outros produtos com couro de animais (não condizente com a filosofia vegana). Abs.

    • Cris Oliveira

      Oi Andrea! Puxa, obrigada pelo toque! Não tinha me atentado a esse detalhe ;) Beijo!

  3. MICHELI HOFFMANN

    Fiquei com uma dúvida, nos ingredientes da massa não tem água, mas nas fotos do passo a passo da massa, fala em água. Qual a quantidade de água para a massa? Ou não vai mesmo?
    Adorei a receita e quero fazê-la! Deve ficar deliciosa!!!

    • Cris Oliveira

      Oi Micheli! De líquido na massa, vai só o caldo de legumes mesmo! ;) Faça sim e depois conta pra gente como ficou! Você vai gostar! ;) Beijo

  4. Como que faz caldo de legumes?

    • Cris Oliveira

      Olá Nágilla! O caldo de legumes caseiro você pode fazer com os legumes que tem em casa, mas uma receita básica é utilizar cebola, cenoura, talo de salsão, um pouquinho de óleo e sal. Os legumes devem estar descascados e picados e o cozimento deve ser lento, para que dê tempo de soltar os sabores dos legumes. Dá pra usar outros legumes também e até ervas aromáticas como manjericão ou tomilho. Quando você for utilizar o caldo, coe os legumes e utilize somente a água mesmo. Já para deixar a preparação para utilizar em outras receitas, você pode bater tudo no liquidificador e guardar no congelador, na fôrma de fazer gelo e usar os cubinhos. Beijo!

  5. Adorei a receita… Finalmente vou poder matar minha crise de abstinência de coxinhas hahahaha muito obrigada pela receita!!
    Beijos, Juliana

  6. Cintia Frattini

    eu faço cozinha vegana de varios sabores… vou experimentar esta massa….com o caldo de legumes caseiro… deve ficar otima!!!! Obrigada pelas dicas!!!!

  7. Maravilhosa a receita!! Conseguimos fazer com farinha de trigo integral?

    • Cris Oliveira

      Oi Cris! Você pode utilizar 50% de farinha branca e 50% de farinha integral para a massa não ficar tão pesada. Beijo!

  8. Cris, amei a receita! quantas coxinhas ela rende? e eu posso substituir a farinha de trigo por outra?… bjos

    • Cris Oliveira

      Oi Fabiana! Fico feliz que tenha gostado! Prove, é uma verdadeira delícia! Rende 12 coxinhas pequenas (do tamanho de coxinha de festa mesmo). Eu não testei a substituição da farinha de trigo, mas acredito que possa dar certo com a farinha de arroz também! Se você testar, depois volte para contar como ficou? Beijo!

  9. Desculpe minha ignorância, mas o que é Shimeji?
    Nossa, faz mais de 4 anos que não como coxinha, quando eu ainda comia carnes, eu adorava mais era a massa, essa eu tenho que fazer mas o que é mesmo esse Shimeji?
    Abraços

  10. Eu fiz e fica realmente maravilhosa, principalmente a de shimeji!! Única observação que eu tenho pra fazer é que a receita da massa dá bem pouca coxinha, umas 8 só. Fiz duas receitas da massa pra uma dos recheios e ainda sim sobrou recheio! Mas as coxinhas ficaram ótimas, foi sucesso aqui em casa!

  11. Nossa, desculpa a minha ignorância, mas quanto de água que vai para fazer a massa?

    “A massa é facílima de preparar. Em uma panela (de preferência antiaderente) adicione o caldo de legumes e o azeite.”

    O que seria o “caldo de legumes”? Para mim o caldo de legumes é um quadradinho (ou um saquinho).
    Quanto de água é usada para a receita?
    Obrigada!

    • Cris Oliveira

      Olá Bruna! Na receita da massa pede 1 xícara de chá de caldo de legumes. O caldo de legumes pode ser o quadradinho diluído em água ou o caldo feito com legumes mesmo, que nos comentários acima eu explico como fazer =D Beijo!

  12. sanchameireles

    Achei que manteiga não entrasse no cardápio vegano, já que é derivada do leite…

  13. Ha cremes vegetais que nao possuem derivados animais.

  14. maira Tirelli

    Oi Cris! Segui sua receita e, depois de sete anos sem comer coxinha por ter me tornado vegetariana, realizei esse desejo, consegui fazer 8 coxinhas deliciosas, umas de cenoura e outras de fungi seco. Realmente ficaram menores do que as que a gente encontra de carne nas lanchonetes, mas daria pra faze-las grandes, sem problemas…e com mil recheios diferentes.Muito bacana! OBRIGADA:-):-):-):-):-)

  15. Oi. Estou chateado. A coxinha explodiu na minha cara e machucou. =/. Seriao, tomem cuidado.

    • Cris Oliveira

      Olá Henrique! Poxa, que chato isso acontecer :( Frituras sempre envolvem algum tipo de risco, mas aqui testamos a receita mais de uma vez e tudo foi ok. Uma dica importante que até reforçamos no post é lembrar de retirar bem o excesso de líquido dos legumes ou do shimeji, justamente para evitar acidentes. ;)

  16. pode congelar ?e por quanto tempo?

  17. Mayara Cristina

    Cris, a receita parece ótima!!!!
    é possível fazer assada com essa mesma massa??

    • Cris Oliveira

      Oi Mayara! É uma delícia essa coxinha vegana, a de shimeji então, hummmm!
      Não testei fazê-las em forno, acredito que dê certo sim até mesmo na air fryer! Beijo