Home | Receitas | Farofa de pinhão: crocante e natural!

Farofa de pinhão: crocante e natural!

Ah, o inverno e suas delícias! O pinhão, semente da araucária, árvore típica da região sul do país é o protagonista dessa receita. A delícia é fácil de encontrar nessa época do ano fica com uma textura crocante incrível. Faça já essa farofa de pinhão que pode ser o acompanhamento perfeito para carnes assadas ou até mesmo ser incrementada com outros ingredientes, como bacon ou ovos.

farofa de pinhão receita

Farofa de pinhão – ingredientes

  • 600 g de pinhão
  • 1 colher (sobremesa) de sal + 1 colher (café) de sal para a farofa

Para essa receita, utilize panela de pressão

Modo de preparo

Acompanhe o preparo em vídeo e no nosso  passo a passo descritivo:

Lave os pinhões em água corrente.

Coloque água numa panela de pressão e em fogo alto deixe a água começar a ferver. Depois coloque 1 colher de sobremesa de sal.

Em seguida coloque os pinhões na panela, tampe e conte 45 minutos após a panela começar a chiar.

Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Depois que não existir mais vapor na panela, abra-a e comece a cortar os pinhões e retirá-los da casca, assim como no vídeo.

Passe os pinhões no processador e depois coloque a farofa de pinhão numa panela em fogo baixo/médio com 1 colher (de café) com sal.

Misture e deixe secar até que fique crocante, mexendo de vez em quando.

A farofa pode ser utilizada na salada, servida  com carnes, pode ser misturada com passas, damasco e virar até mesmo um cereal diferente! Bem versátil, não?

Benefícios do pinhão

A semente é rica em ferro, cobre, magnésio, fósforo e cálcio. Além de prevenir anemia, o ferro aumenta a disposição e o cobre ajuda na absorção do ferro. Os demais minerais também são ótimos para a saúde, já que previnem a fadiga muscular. O pinhão também é rico em gorduras monoinsaturadas, que são protetoras cardiovasculares. Mas cuidado com o excesso, já que trata-se de uma gordura, mesmo que do bem!

Para ver mais receitas da parceira Tia Emilia,  clique aqui.

A pinha também é muito utilizada para fazer arte! Confira uma seleção de produtos decorativos feitos com pinha aqui.

 

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Tia Emília, há mais de 30 anos, acumula experiências na culinária, nos arranjos de flor, em uma boa arrumação de mesa e em todos os outros quesitos que envolvem manter uma casa aconchegante. Visite Segredos da Tia Emília.

Veja mais posts deste autor.