Home | Receitas | Doces | Mini churros – confira a receita

Mini churros – confira a receita

IMG_6808

Mini churros – por que não saborear essa delícia em pequenas porções? Aproveite que os churros estão em alta e faça os mini churros à la Dona Florinda – fáceis de fazer pois não vai recheio, mas não deixe de servi-los junto às coberturas de doce de leite ou chocolate. Tentação difícil de resistir!

Ingredientes

IMG_6801

1 e 1/2 xícaras de chá de leite
1/2 xícara de chá de água
2 colheres de margarina com sal
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 pitada de sal
Óleo para fritar

Preparo

Em uma panela, leve para ferver o leite, a água, a margarina e o sal. Assim que levantar fervura, coloque a farinha de trigo mexendo vigorosamente, até soltar do fundo da panela (isso ocorrerá bem rapidinho, questão de dois ou três minutos). A princípio parecerá que nada vai dar certo, mas confie! A massa ficará pesada, e é importante mexer bem durante esse processo para evitar pelotas de farinha de trigo crua. Após chegar ao ponto de soltar do fundo, desligue o fogo e deixe-a esfriando para poder manipular.

Assim que estiver de morna para fria, comece a trabalhar a massa. Coloque um punhado de massa em um saco de confeiteiro e use o bico pitanga (não muito grosso). Aperte bem e faça “cobrinhas” de massa com aproximadamente 6cm. Se você não tiver saco de confeiteiro, no problem! Faça rolinhos de massa com as mãos mesmo, deixando cobrinhas não muito grossas (quanto mais grosso deixar, mais difícil será para acertar o ponto interno na hora da fritura.

mini churros2

Para fritar, aqueça o óleo em fogo alto (para não utilizar grandes quantidades de óleo, utilize uma panela pequena – mas que tenha óleo o suficiente para cobrir a massa) e assim que tiver bem aquecido, coloque no máximo 3 mini churros para fritar por vez. Tire assim que dourar e deixe secando em papel absorvente.

IMG_6812

A receita rende aproximadamente 30 mini churros. Se preferir, passe-os em açúcar e canela antes de servir. E que tal aproveitar a onda e fazer uma cobertura de creme de avelã? Veja aqui a receita. E quer conferir mais delícias feitas com churros? Confira aqui a seleção de produtos no Elo7!

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

7 comentários

  1. Pode fazer rolinhos de massa com as mãos mesmo?
    Lembro de um amigo dizendo que o churros explodiu na frigideira porque ele tinha enrolado um restinho da massa com as mãos, não a deixando aerada, o que teria provocado a explosão… e algumas queimaduras nas mãos dele…
    Isso foi a muito tempo e não tenho detalhes sobre a massa que ele fez, mas não seria melhor usar um saquinho plástico (tipo embalagem de feijão…) e cortar um biquinho, para usar como um saco de confeitar?
    Queimadura de óleo quente é muito séria….
    Alguém já testou fritar a massa enrolada com as mãos?….
    Não entendo de churros, mas fiquei preocupada e achei melhor avisar…

    • Cris Oliveira

      Oi Mariangela! No nosso teste aqui a massa enrolada com as mãos não estourou, mas ela ficou fininha, assim como os mini churros que fizemos com o bico de confeiteiro e saco de confeitar. De qualquer forma, sua dica é muito boa e válida! Para quem não tem o saco de confeitar, vale usar um saquinho plástico bem limpo e não muito fino (porque a massa é pesada) para fazer os mini churros. Beijo!

  2. Eu fiz no fim de semana, e foi o maior sucesso! Ficou uma delicia :)
    Achei que não daria certo, mais ficou o máximo, super indico pra todo mundo!

  3. Olá pessoal! Não sou nem uma especialista na área, mas quero deixar uma dica importante para quem deseja fritar churros, nunca frite os churros em óleo frio, pq é isso que faz com que eles estourem. portanto para fritar é preciso que o óleo esteja quente.

  4. Pode fazer um dia antes do evento ou só pode ser frito no dia??? Qual a dica para deixar os churros fresquinhos???

    • Cris Oliveira

      Oi Heidy! Os churros para ficarem fresquinhos devem ser fritos na hora de servir, porque eles murcham, assim como tudo o que sofre fritura ;)