Home | Receitas | Doces | Receita: biscoito de gengibre sem glúten

Receita: biscoito de gengibre sem glúten

receita

Natal é tempo de muitos quitutes e doces gostosos! Para tornar os biscoitos natalinos liberados para quem tem uma dieta restritiva a glúten, nossa colaboradora e expert no assunto Elaine Ferreira topou o desafio e propõe sua versão de receita de biscoitos de gengibre sem o ingrediente. Vamos aprender e nos deliciar?

Receita adaptada do site Delish.

  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  • 1 colher (chá) de CMC (abreviação de carboximetilcelulose, encontrado em lojas para festas – pode ser substituído por goma xantana)
  • 1 colher (café) rasa de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Siga os passos para garantir a sua fornada:

1. Peneire os ingredientes secos juntos em uma tigela.

2. Bata o açúcar, a manteiga e o mel na batedeira ou com uma colher de pau.

3. No mesmo recipiente, misture tudo.

4. Depois, coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de arroz e abra com o rolo. Importante: Se a massa estiver muito macia coloque  no freezer por cerca de 5 minutos e depois volte ao trabalho.

biscoitos_massa

5. Corte os biscoitos usando formas decorativas ou com a boca de um copo de vidro.

6. Transfira os biscoitos para uma assadeira usando uma espátula também polvilhada na farinha de arroz.

7. Leve para assar em um tabuleiro untado e polvilhado com farinha de arroz, em forno pré-aquecido a 180º,  por 8 a 10 minutos, ou até que comecem a dourar.

8. Por fim, retire e espere esfriar para decorar com glacê e devorar!

Para preparar o glacê real:

1. Bater uma clara uma xícara (chá) de açúcar de confeiteiro. Se desejar, poderá separar em porções e colorir com corante alimentício.

2. Para decorar, coloque a cobertura em um saco de confeiteiro com bico pequeno ou num saquinho plástico com furinho em uma das pontas.

biscoitos_resultado

Rendimento da receita: 300g em média

Eu mesma vou aproveitar a receita para surpreender amigos e parentes com potes de vidro cheio destes biscoitos. Aproveite potes de vidros que tenha guardado ao longo do ano, decore a tampa com tecido e corte tags para os votos de boas festas. Ideia simples de fazer e muito carinhosa!

biscoitos_pote

Bom apetite para todos e um delicioso Natal!

Imagens e criação: Elaine Ferreira, da loja NaniCountry.

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Elaine Ferreira é a elosetter por trás da Nani Country, marca fofa de produtos para casa. Apaixonada pela vida simples e tranquila do campo, adora costurar, cozinhar e escrever sobre os pequenos tesouros que a vida nos dá diariamente. Confira suas receitas deliciosas, sem glúten e muito práticas, pra ter cheirinho de comida caseira todo dia!

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Excelente dicas e imagens!!! Vejam também esta receita: http://www.tudoreceitas.com/receita-de-biscoito-de-gengibre-sem-gluten-2642.html