Home | Receitas | Doces | Receita #foradesérie: bolo de chocolate fácil

Receita #foradesérie: bolo de chocolate fácil

3

Quem não gosta de bolo de chocolate? Sobremesa universal, agrada desde os pequenos até a vovó. E não há nada que se compare a um bolo caseiro, fresco e quentinho. E se ele for fácil de fazer? Aí é o melhor dos mundos!

Essa receita além de saborosa, tem dois pulos do gato: 1: não precisa de batedeira para fazer e 2: a cobertura é ultra fácil de preparar. Na verdade, ela já vem pronta e embalada, basta derreter! =D

Vamos ao passo a passo desse bolo #foradesérie?

b-ingred

 

Ingredientes

1/2 xícara de chá de óleo (soja, girassol ou milho)

2 ovos inteiros

1 1/2 xícara de chá de açúcar

3/4 de xícara de chá de leite morno (150ml)

2 xícaras de chá de farinha de trigo

5 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa de fermento químico

2 tabletes de chocolate ao leite ou meio amargo

Modo de preparo

O segredo do sucesso deste bolo está justamente aqui, na fase de preparo. Junte os ovos, o óleo e o açúcar e mexa bem com uma colher, até que fique um creme homogêneo.

1-bolo

Peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento e agregue aos poucos esses ingredientes secos no creme amarelo. Alterne com um pouco de leite morno. Siga essa sequência até terminar os ingredientes secos e o leite.

Coloque a massa em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido, com temperatura entre 180ºC a 200ºC por aproximadamente 40 minutos. No preparo deste bolo, utilizamos uma fôrma retangular de 28 x 24cm. Você também pode utilizar uma assadeira redonda média ou a tradicional com furo no meio.

2-bolo

Após assado, coloque o tablete de chocolate por cima do bolo ainda quente e vá espalhando com a mão mesmo, até que o chocolate derreta por completo e cubra o bolo.

E ele ficará mais ou menos assim, ó:

2

Fica simplesmente incrível!

Sirva o bolo ainda morno, assim, o chocolate ainda estará derretido. Hummm delícia!

Você tem alguma receita fácil e que seja sem dúvida fora de série? Envie para nós! Ela poderá aparecer aqui no Blog do Elo7 =D

 

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

16 comentários

  1. Parece ser muito fácil mesmo. Mas tenho uma dica para a cobertura. Quando derreter o chocolate, adicione um pouco de creme de leite, sem soro, para formar uma ganache. Delícia!

  2. MARIA INÊS SOARES

    HHHHHUUUUUMMMMM DEVE SER MARAVILHOSO…MINHA TIA FAZ ESSA RECEITA, MAS, NÃO COLOCA O CHOCOLATE POR CIMA. OBRIGADA.

    • Cris Oliveira

      Oi Maria! Muitas vezes também não coloco cobertura, esse bolo é tão gostoso que a cobertura é só um detalhe!

  3. Cris Oliveira será que posso substituir a farinha de trigo por outra sem glúten? Qual? Obrigada.

    • Cris Oliveira

      Oi Patricia! Você pode utilizar a farinha de quinoa, farinha de arroz ou a fécula de batata =D Bjs!

  4. Muito fácil de fazer e imagino que fica uma delicia. Mãos a obra!!!!

  5. MARIA FERREIRA

    AMEI

  6. Parece ser muito facil… o que me chamou muito a atenção é não uar a batedeira… fantastico pois as vezes nao faço bolo quando utiliza a batedeira, pois nao tenho preciso comprar. Obrigada vou ja fazer e depois conto como ficou. :)

  7. Maria da Conceição

    Assim como Maria Helena, gostaria de saber se pode substituir a farinha de trigo por outra e qual?

    • Cris Oliveira

      Oi Maria! Você pode utilizar a farinha de quinoa, farinah de arroz ou a fécula de batata =D

  8. Acabei de preparar esta receita para comemorar os 4 meses do meu bebê… esta no forno assando, logo mais volto para relatar o resultado!

  9. Gente, voltei…. o bolo é realmente uma delícia, fica bem fofinho e para completar eu piquei morangos e coloquei por cima da cobertura, ficou maravilhoso!
    Façam, a receita esta aprovada, além q gostoso é super fácil de preparar…

  10. Como faço pro bolo não solar?

    • Cris Oliveira

      Oi Alessandra! Geralmente o bolo fica solado quando o fermento perdeu a validade ou o tempo de ação. Como o fermento químico começa a agir a partir do momento em que entra em contato com os demais ingredientes da massa, o ideal é colocá-lo por último ou colocar para assar em seguida (ou seja, não deixar a massa esperando por muito tempo antes de coloca-la para assar). Outra coisa importante é o preaquecimento do forno. Se você colocar o bolo com o forno ainda frio, até que ele chegue na temperatura ideal o tempo de ação do fermento já passou. São pulos do gato simples, mas que fazem a diferença para que seu bolo fique macio! Beijo

  11. Muito bom, parece com outro que eu já sabia, mas esse é menos seco. Ideal pra quem não sabe nada na cozinha mas tá tentando aprender pra fazer rapidamente pra si mesmo, família, amigos ou uma futura namorada!