Home | Receitas | Receita: risoto para o Dia dos Pais

Receita: risoto para o Dia dos Pais

risoto

Se o mimo feito com as próprias mãos já está pronto e o cartão com direito a dobradura de coração aguarda só pela mensagem para o seu pai, agora é hora de pensar no almoço especial de Dia dos Pais! E que pai que não gosta de ter até o paladar mimado? Com vinho no preparo da receita então, é elogio garantido.

A sugestão da vez  da Elaine é um risoto fácil de preparar, mas com ingredientes originais. Afinal, o crocante da castanha do Pará sempre deixa o prato criativo e mais gourmet!

ingredientes

Vamos aos ingredientes?

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola pequena ralada ou picada
  • ½ xícara de vinho branco seco
  • 1 litro de caldo de galinha
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 50 g de presunto cortado em cubos
  • 50 g de castanha do Pará triturada

Preparo

Em primeiro lugar, prepare o caldo de galinha. Limpe e tempere um peito de frango com alho, cebola, louro e pouco sal. Refogue-o na panela de pressão, dando uma boa dourada e depois acrescente 1 litro de água. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos. Com o caldo pronto e quente, em uma outra panela, torre levemente a castanha em uma colher de manteiga. Retire e reserve. Caprichar no caldo é uma ótima dica para ter um resultado saboroso.

caldo

Na mesma panela, doure levemente a cebola em uma colher de manteiga. Acrescente o arroz (que não deve ser lavado), e quando começar a colar na panela, junte o vinho branco. Deixe evaporar o álcool.

A partir daí, a medida que o arroz vai secando, acrescente uma concha do caldo de galinha e vá mexendo. Repita sempre este processo até que fique al dente, o que leva de 20 a 25 minutos. Prove o arroz para que não fique nem duro nem mole demais. Junte o presunto, o queijo ralado e a última colher de manteiga, que deve estar gelada para dar brilho ao risoto. Ao fim, acerte o sal se necessário. Desligue o fogo e sirva logo em seguida. Risoto tem que ser feito na hora ou perde sua cremosidade.

Acrescente a castanha já na mesa no momento de servir para que ela conserve seu aspecto crocante. ;)

Dicas espertas da Elaine:

  • 1 xícara (chá) de arroz cru equivale a 2 ½ xícaras (chá) de arroz cozido.
  • Calcula-se, aproximadamente, ½ xícara (chá) de arroz cru por pessoa (no caso de a receita ser o prato principal).
  • O arroz não deve ser lavado para não perder o amido que dá cremosidade ao risoto.
  • O caldo de galinha pode ser substituído pelo de legumes ou carne. Nesta receita, preparei uma opção “abreviada” do verdadeiro caldo de galinha (receita aqui), sempre  mais saudável que os caldos industrializados. Mas, para usar os caldos prontos a medida é de dois cubos para 1 litro de água. Atente-se ao sal para que após acrescentar o queijo não fique exagerado.

Tudo anotadinho?

Bom apetite para toda a família e curtam a data especial!

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Elaine Ferreira é a elosetter por trás da Nani Country, marca fofa de produtos para casa. Apaixonada pela vida simples e tranquila do campo, adora costurar, cozinhar e escrever sobre os pequenos tesouros que a vida nos dá diariamente. Confira suas receitas deliciosas, sem glúten e muito práticas, pra ter cheirinho de comida caseira todo dia!

Veja mais posts deste autor.

3 comentários

  1. Obrigada pessoal pelo carinho e pela oportunidade de estar entre pessoas tão talentosas!!! Um beijo.

  2. Oi Elaine
    Fabulosa essa receita e já estamos com água na boca. Uma sugestão pata quem não come presunto, substituir por carne de seca desfiada ou comprada pronta ou comprada inteiria cozida e desfiada. Fica também maravilhoso…Beijos e Bom dia Dos Pais Heloisa Helena

    • Ótima dica Heloisa! O bom desta receita é isso mesmo, podemos fazer muitas variações de acordo com nosso gosto ou com o que a gente já tem em casa, né!
      Um beijo pra vc.