Home | Receitas | Tempero caseiro: prepare o seu

Tempero caseiro: prepare o seu

temperos caseiros5

Se tem uma delícia nessa vida é tempero caseiro. Aquele alimento com gostinho de comida de mãe dá de 10 a 0 em qualquer comida de restaurante, não é mesmo? E se você quiser deixar seus alimentos com um gostinho todo especial, que tal preparar seu próprio tempero caseiro? Não há muitas regras para preparar tempero caseiro e aos poucos você descobre uma combinação de ervas e especiarias que combinará melhor com carnes ou então para preparar o arroz e feijão de cada dia. Testamos aqui duas receitas de tempero caseiro: o azeite aromatizado com ervas e especiarias e o tempero com ervas, que pode ser utilizado para temperar carnes e preparar o arroz.

Azeite aromatizado com ervas e especiarias

Ingredientes

1 vidro de azeite extra virgem (500ml)
2 colheres de café de alho frito (aquele que compramos pronto para uso)
½ colher de café de pimenta calabresa em flocos
3 colheres de chá de alecrim seco
1 colher de café de orégano seco
3 colheres de café de manjericão seco

Preparo

O preparo é simples, basta misturar todas as ervas e especiarias e coloca-las em um vidro. Se o vidro de azeite não dispor de um gargalo largo, você pode transferir o azeite para outro vidro. Nesse caso, coloque primeiro as ervas e depois complete o vasilhame com o azeite. Para os sabores soltarem bem, deixe o azeite aromatizado descansando por 5 a 7 dias e mexa o vidro de vez em quando para os sabores subirem. Utilize o azeite para temperar saladas, por na pizza e em tudo o que o azeite pode combinar!

Rendimento: 1 vidro de azeite

tempero caseiro

Tempero caseiro

Ingredientes

3 cabeças de alho descascados
Folhas de um galho de alecrim fresco
3 galhos de tomilho fresco
2 galhos de manjericão fresco
2 colheres de sopa de azeite
2 xícaras de chá de sal

Preparo

Bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador até que o sal fique verde clarinho. Notou que a quantidade de sal e alho (são 3 cabeças mesmo, e não apenas 3 dentes de alho, ok?) são grandes? Pois é, a receita rende muito bem! E o melhor é que o sal não permite que o tempero estrague. Dá para conservar por muito tempo em potes de vidro na geladeira e utilizar sempre que quiser para temperar a carne, o frango, arroz etc.

Além disso, as ervas presentes nesse tempero fazem com que a quantidade utilizada seja menor do que se você utilizar somente o sal puro. Os sabores das ervas já dão o tom do tempero. De qualquer forma, não abuse na utilização do tempero caseiro. Apesar das ervas, o sódio estará lá presente do mesmo jeito! Uma colher de café geralmente já é mais que necessário para temperar o equivalente a 1 xícara de chá de arroz. ;)

Rendimento: 500g de tempero. Você pode reduzir a receita pela metade se preferir!

Todas as receitas são adaptáveis e você pode combinar as ervas e especiarias que estiverem disponíveis por aí. Capriche nos seus tempeiros!

E para organizar seus temperos, que tal esses produtos?

tempero caseiro

Placas para jardim vertical Maia Jardinagem e Paisagismo, porta temperos Coisas de Paulinha, plaquinhas para temperos CountryArts

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.