Home | Receitas | Doces | Torta de maçã sem glúten e sem lactose

Torta de maçã sem glúten e sem lactose

Que tal preparar para o fim de semana uma receita leve e saborosa? A torta de maçã sem glúten é a pedida para quem busca uma sobremesa livre de farináceos ou para quem tem intolerância ao glúten. A preparação fica parecida com um crumble, que nada mais é do que frutas cobertas com uma farofa e que vai ao forno. Veja a receita e faça por aí também!

torta de maçã sem glúten crumble

Torta de maçã sem glúten – ingredientes

  • 5 maçãs grandes (pode ser a fuji, gala ou a verde)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de polvilho doce
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 2 colheres (sopa) de margarina/creme vegetal
  • Canela para polvilhar
  • 1 ovo

Modo de preparo

Descasque e pique as maçãs em pedaços não muito pequenos ou então em fatias finas. Polvilhe com um pouco de canela. Se preferir sem canela, ok! Dá para usar raspas de limão também em substituição.

Espalhe as maçãs em uma fôrma ou refratário (de aproximadamente 25 cm de diâmetro) ou ainda em potinhos individuais, como os ramequins, untados com margarina (se tiver intolerância à lactose, utilize creme vegetal livre de leite). Reserve.

Em outro recipiente, misture (com as mãos mesmo!) o açúcar, a farinha de arroz, o polvilho doce e a margarina. A mistura deve ficar parecida com uma farofa.

Polvilhe a farofa sobre as maçãs.

Bata levemente um ovo no garfo e espalhe sobre a farofa.

Leve para assar em forno médio preaquecido (180 graus) por aproximadamente 40 minutos ou até ficar dourado, do seu agrado!

 torta de maçã sem glúten 3

Sirva quentinha e se quiser incrementar, sirva com uma bola de sorvete ou sorbet. A receita rende de 6 a 8 porções.

Para quem quiser substituir a farinha de arroz e o polvilho por farinha de trigo, dá supercerto também! Basta substituir na mesma proporção. A dica é para quem não tem problemas com glúten, ok?

Delícia de torta de maçã sem glúten, não é mesmo? Se curte receitas sem glúten e lactose, veja também o nosso bolo de laranja que é sucesso absoluto aqui no Blog! Confira também a receita de biscoitinhos fáceis de fazer.

Mas afinal, o que é glúten?

O glúten é uma proteína presente em cereais como o trigo, centeio e cevada e confere elasticidade à massa das receitas. Ao sovar uma massa, por exemplo, são criadas cadeias de glúten que conferem maciez ao preparo, além de ajudar no crescimento dessa massa. Os celíacos têm uma reação imunológica ao consumir alimentos que contém glúten e os sintomas mais comuns são diarreia, distensão abdominal e dores. Portanto, não podem consumir alimentos que contenham glúten.

E dá para encontrar delícias preparadas sem glúten no Elo7! Confira a seleção de doces aqui. Para encontrar doces (com e sem glúten), clique aqui.

 

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.