Home | Receitas | Tortas salgadas para a semana santa

Tortas salgadas para a semana santa

Tortas salgadas para a semana santa

As tortas salgadas para a semana santa foram preparadas seja para seguir a tradição da sexta-feira santa ou somente pelo fato de saborear algo deliciosamente feito sem carne vermelha. Anote essas receitas: as tortas de bacalhau, a quiche de legumes e a torta de queijo são preparações certeiras para impressionar! O preparo parece difícil, mas com a receita dessas massas não tem erro, seja o recheio que for, sua torta ficará crocante e saborosíssima!

Receita da massa da torta, que serve para a maioria de tipos de recheios (bacalhau, frango, legumes, queijos etc)

Ingredientes da massa

4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
200g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubos
1 lata de creme de leite com soro
1 gema (para pincelar)

Preparo

Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o sal e o fermento e misture bem. Coloque a manteiga ainda gelada e cortada em cubos e agregue aos secos com as mãos. Finalize colocando o creme de leite com soro e sove novamente a massa um pouco até ficar uniforme. Não sove demais para não perder a crocância. Deixe descansar na tigela coberta com plástico filme por 1 hora na geladeira.

Tortas salgadas para a semana santa

Assim que der o tempo da massa descansar a separe em três partes. Junte duas partes e abra com um rolo de macarrão sobre uma superfície lisa e levemente enfarinhada. Leve a massa já aberta para uma fôrma para tortas (utilizamos uma com 24cm de diâmetro) e fixe a massa sobre as laterais da fôrma, apertando um pouquinho. Fure toda a superfície com um garfo. Para a massa não subir, pegue um pedaço de papel manteiga e coloque lentilhas ou feijões. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos. Retire o papel com os feijões.

Tortas salgadas para a semana santa

Coloque na fôrma o recheio escolhido. Com a parte da massa que sobrou, abra com o rolo e feche a torta. Pressione as beiradas para tirar o excesso de massa e utilize o que sobrar para decorar (é só abrir novamente a massa que sobrar e cortar em filetes. Disponha sobre a torta fechada formando o desenho que preferir).

Pincele com 1 gema e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos ou até que a torta fique douradinha.

Recheio de bacalhau

500g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado (ou em lascas)
1/2 pimentão verde cortado em tiras finas
2 tomates sem pele e sem sementes
1 cebola picada
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeitonas pretas sem semente
Azeite para refogar
2 ovos cozidos cortados em fatias (opcional)

Preparo

Em uma panela, coloque azeite e a cebola picadinha, deixe refogar até ficar transparente e então acrescente o alho. Assim que refogar, coloque os pimentões, tomates e o bacalhau já dessalgado e em lascas. Deixe curtir no fogo médio por 10 a 15 minutos ou até que o tomate desmanche. Finalize com as azeitonas. Na hora de rechear a torta, espalhe o recheio de bacalhau e finalize a montagem com os ovos cozidos por cima. Feche a torta como indicado acima.

Tortas salgadas para a semana santa

Recheio de 4 queijos

1 xícara de chá de muçarela ralada
1 xícara de chá de provolone ou parmesão
1 xícara de chá de queijo minas fresco
1 copo de requeijão cremoso
1 tomate picado
Orégano e pimenta do reino a gosto

Preparo

Misture todos os ingredientes e recheie a torta. Feche-a como indicado acima.

Quiche de legumes

Para a massa

2 xícaras de chá de farinha de trigo
100g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de chá de água gelada
1/2 colher de chá de sal

Recheio

3 abobrinhas italianas pequenas, cortadas em fatias finas
2 cenouras cortadas em fatias finas
1 cebola
2 dentes de alho
3 ovos
4 colheres de sopa de queijo ralado
3 colheres de sopa de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite e manteiga para refogar

Preparo da massa

Misture a farinha de trigo com o sal e faça um buraco no meio da farinha, coloque o óleo e a manteiga e mexa com as mãos, deixando pedacinhos de manteiga na massa. Quando ficar com cara de farofa, coloque a água (bem gelada) aos poucos, mexa bem até virar uma bola e leve à geladeira a massa coberta com plástico filme por 30 minutos.

Assim que der o tempo da massa descansar, abra-a com um rolo de macarrão sobre uma superfície lisa e levemente enfarinhada. Leve a massa já aberta em uma fôrma para quiche e fixe a massa sobre as laterais da fôrma, apertando um pouquinho. Fure toda a superfície com um garfo. Para a massa não subir, pegue um pedaço de papel manteiga e coloque lentilhas ou feijões. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos ou até começar a ficar dourada. Retire o papel com os feijões. E recheie com os legumes. Leve para assar até dourar o creme.

Prepare o recheio

Descasque a cebola em rodelas fininhas e pique o dente de alho. Leve uma panela ao fogo médio e aqueça o azeite e a manteiga, refogue a cebola e o alho. Depois, acrescente a abobrinha, a cenoura. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando, se for necessário coloque um pouquinho de água para não grudar. Deixe até a cenoura ficar bem cozida.

Em uma tijela a parte, bata os ovos com o creme de leite e o queijo ralado. Transfira os legumes para a massa da torta e espalhe de maneira uniforme. Regue os legumes com a mistura de ovos e creme de leite e leve para assar por 30 minutos ou até que fique douradinho.

Tortas salgadas para a semana santa

Aproveite e veja mimos para sua Páscoa no Elo7:

mimos pascoa

Ovo de cerâmica e porta-talheres da Decorato Ateliê, sachês perfumados I Felt

 

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

5 comentários

  1. Muito boa a receita.

  2. Ola Cris, adorei a receita. Muito obrigada

  3. Vera Lucia de Jesus

    Ola Cris, os feijões ou ots grãos usados,podem ser reaproveitados?

  4. Vera Lucia de Jesus

    Ola Cris,
    Os grãos usados, para fazer peso na massa, podem ser reaproveitados?

    • Cris Oliveira

      Olá Vera Lucia! Os grãos ressecarão e provavelmente não ficarão cozidos da maneira que deveriam. Talvez grãos de milho para pipoca possam ser reaproveitados ainda, mas os feijões acredito que não ficarão bem cozidos. Beijo!