Home | Rede Colaborativa | Ano novo chegou. 10 dicas para dar-lhe um empurrãozinho

Ano novo chegou. 10 dicas para dar-lhe um empurrãozinho

O Ano Novo chegou! Mas o que é um ano novo sem propostas novas e renovação de metas?

Metas de ano novo são simples de adotar, mas difíceis de manter. Não aborte seus planos no decorrer dos meses. Faça uma estratégia!

O ano novo não começa por acaso, ele tem um simbolismo para nós, é quase místico. Ele nos convida a repensar a vida, avaliar o que precisa permanecer nela e o que precisa ficar para trás.

No trabalho artesanal é a mesma coisa, é preciso avaliar o que deu certo e fortalecer métodos de trabalho, mas também ver o que não deu certo e buscar meios de melhorar.

Mas, como fazer isso? Segue uma lista de 10 coisas importantes que é preciso avaliar para começar a desenhar uma nova estratégia.

O Ano Novo chegou! Trace estratégias para 2017

Ano Novo chegou: 10 dias para dar um empurrãozinho

O que você já cumpriu é só riscar e persistir, o que ainda não cumpriu deve te levar a pensar.

Valorize o que é seu:

Antes de tudo, você precisa refletir se está valorizando seu trabalho, seu tempo empregado nele. Questione-se.

– Em relação ao meu produto, estou cobrando um preço justo para mim ou é justo somente para meu cliente?

– Falo do meu produto e da minha técnica de artesanato com orgulho?

– Tenho prazer em dizer que sou artesã?

Ninguém valorizará seu trabalho melhor do que você. Repense.

Certo X Errado

É muito importante refletir sobre suas ações. Coloque na ponta do lápis ações concretas que lhe trouxeram resultados e as que não trouxeram anote também. Lembre-se que falhar numa ideia não quer dizer que ela seja ruim, talvez precise de um aperfeiçoamento para dar certo, ou seja, persista nas boas ideias e anule ou aperfeiçoe as não tão boas.

Carga Horária

Muitas pessoas acabam ficando perdidas no quesito TEMPO quando se tornam um profissional independente ou mesmo quando fazem do artesanato uma segunda fonte de renda. Já não define seus horários e trabalham o tempo todo. É muito importante você definir o seu tempo de trabalho diário, suas folgas e tempo de lazer. Faz-se necessário um equilíbrio para aumentar a produtividade e satisfação na sua atividade.

Mudança de Hábito

Conforme nos desenvolvemos, junto com as boas coisas que aprendemos, colecionamos maus hábitos, vícios do dia-a-dia e eles tornam-se um perigo para todo artesão e empreendedor, eles minam seu dia e ao fazer um balanço você percebe que só protelou as coisas. É necessário avaliar este ponto e trazer hábitos sadios a sua vida, regras que lhe ajudem a chegar aos teus objetivos.

Capacitação

Questione-se o quanto você se capacitou para o seu negócio. O mundo está em continua transformação, a todo o momento temos contato com novas tecnologias e inovações. É muito importante buscar conhecer o chão que você pisa e dominar a sua arte. Hoje em dia, existem diversos canais que capacitam a um custo muito baixo toda pessoa de boa vontade ou ainda gratuitamente. Não perca tempo!

Período de Teste

Todos nós precisamos de um período de teste. Se você teve uma ideia legal ou um novo produto que queira lançar no mercado, faça o período de teste. Defina-o, e empregue todos os meios para seu sucesso. No fim deste período você pode avaliar se ele deve ser aperfeiçoado, banido ou se deve permanecer nos teus planejamentos.

Aprenda a se conectar

Hoje mais de 102 milhões de brasileiros tem acesso à internet¹. Não tem jeito, se não pode com ele, una-se a ele. Olha a capacitação aí! É importante estar conectado, por dentro das novidades tecnológicas para divulgar sua marca. Pense em quantas pessoas você pode alcançar. Vale muito a pena!

Lembre-se dos objetivos

Não se esqueça dos teus objetivos, eles precisam ficar “dançando” na sua mente. Uma dica legal é adquirir um quadro de metal, daqueles que colocamos fotos, um quadro branco de planejamento ou mesmo post-it e anotar suas metas, sonhos, projetos e deixa-los em lugares estratégicos para que você sempre os visualize. Os objetivos para o ano novo precisam ser vistos o ano inteiro.

Foco e Persistência

São estas as duas palavras chaves que precisamos levar para a vida, e acreditem, elas abrem muitas portas. Enfrentaremos dificuldades todo o tempo, mas somente o foco e a persistência mudarão sua vida e lhe fará diferente dos demais.

Comece agora mesmo

Não deixe para depois! As resoluções são de ano novo, mas o mais importante é a pessoa nova que quer sair de dentro de você. Para ela se mostrar, independe de datas comemorativas ou de segundas-feiras.

Preparado? O Ano Novo chegou! Comece agora a colocar em prática suas metas para 2017!

E se você tiver algum método ou estratégia a acrescentar, escreva nos comentários! É sempre bom conhecer novas técnicas. Juntos somos melhores! :-)

+ Participe da nossa rede colaborativa com seu conteúdo inspiracional!

+ Muitas dicas de motivação para tocar em frente seu negócio criativo

¹ 11ª Edição da pesquisa TIC Domicílio que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e comunicação (FONTE: EBC Brasil).

Esse conteúdo foi elaborado por Ellen Sales de Oliveira, estudante de Letras e Teologia, Artesã do Ateliê Ellen Arteira

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.