Home | Rede Colaborativa | O que é vintage: entenda e aproveite

O que é vintage: entenda e aproveite

O tema do post de hoje é o estilo vintage! O que é vintage, quais objetos são caracterizados como tal e como diferenciar do retrô. Quem comanda é Gustavo Fidalgo (o Guga!) designer gráfico de formação da loja Muddle Vintage Design, que nos escreveu via rede colaborativa (conheça aqui!). Guga tem experiência de sobra no assunto, ele conta que já trabalhou diversos anos no setor gráfico e serigráfico, sempre voltado para comunicação visual e moda. Muita moda!

Hoje, o lojista e criativo trabalha com um computador para o planejamento, uma máquina de corte a laser para os peças e muitas ferramentas manuais, trinchas e pincéis para o acabamento estilo artesanal.

O que é vintage: vamos ao tema!

O que é vintage

Essa  é uma palavra muito usada em nosso ramo, como no da moda, decoração e arte. VINTAGE. Você sabe realmente o que ela significa? Vocês se encaixam nesse padrão?

Originalmente significa uma categoria de vinhos do porto de qualidade e proveniente de uma única colheita, ou seja, sem misturas de uvas. Ou seja, tudo que você tiver ou fizer, que seja exclusivo, de altíssima qualidade e único pode ser considerado vintage.

Ai podem se perguntar… Mas vintage não é aquele estilo antigo, tipo pin up, clássico que sobreviveu desde os anos 60 até os 80? Sim, mas esse estilo recebeu essa denominação exatamente por sua característica única, exclusiva e principalmente pela altíssima qualidade de seus produtos!

Quem não tem uma peça de mais de 40 anos de idade, roupa, utilidade doméstica, joias ou bijus, decoração… Aquele relógio da época da sua vó? E melhor, tudo funcionando, sem estragos (a não ser os do tempo como oxidação ou cores desbotadas)! Então, relacionamos o estilo, o design e a qualidade dos produtos dos “anos dourados” esta categoria. Ou seja, comparamos esses produtos com o sabor inigualável, a qualidade extrema e a exclusividade de um vinho do porto.

+ Decoração retrô para quarto infantil e de bebê: inspirações e produtos com criatividade

O que é vintage nos dias de hoje

Trazendo para os dias de hoje, o vintage praticamente sumiu! Não se fabrica quase nada que seja realmente vintage. Em muitos lugares, principalmente fábricas de móveis e decorações, até existem peças com “estilo vintage”, mas não com a qualidade que lhe é característica!

Citando uma frase que expressa muito bem como o vintage é visto hoje, do site ideafixa, uma peça de roupa, por exemplo, só pode ser chamada de tal modo, quando: “tiver pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio, não haver sofrido transformação, representar um instante da moda e estar em perfeito estado.”

Traduzindo em miúdos, vocês, nós, artistas do feito à mão, estilistas, artesãos, designers podemos resgatar não só o estilo vintage, mas também a exclusividade das peças, a proximidade com a perfeição e principalmente a qualidade delas! E o mais legal, em peças novas! Não precisamos esperar 20 anos, precisamos?

O que é vintage

Conjunto quadros em madeira de palete, gravados a laser – loja Muddle

Navegando pelas lojas da Elo7, vemos peças que contém essa característica e que mantém vivo o estilo.Percebe-se que, quem as fez, colocou ai mais do que trabalho, colocou suor, paixão por aquilo que faz, qualidade nos mais simples detalhes.

Com isso, peças produzidas hoje, continuarão ótimas em 20 ou 30 anos, e o estilo, a qualidade permanecerá. Viram esse “estilo” em suas peças?

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.