A Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner em 1919, na Alemanha. No primeiro momento surgiu pela necessidade do dono da fábrica de cigarros (Waldorf-Astória) oferecer escola para os filhos dos operários. Ao iniciar a escola, Steiner trouxe ideais e um método pedagógico que até hoje revoluciona a educação.
Na proposta da Pedagogia Waldorf as séries são integradas da 1ª a 8ª (ou 9ª) séries, e até a 12ª série quando tem o ensino médio de 4 anos. Dentre outras questões, uma das principais características da Pedagogia Waldorf é que ela está baseada na concepção de desenvolvimento do ser humano, na qual Steiner procurou levar em conta as diferentes características das crianças e dos adolescentes conforme sua idade aproximada, assim, o ensino é ministrado conforme as características do desenvolvimento, levando em conta a singularidade de cada um, por isso, um assunto nunca se repete.
Presença do “ser”
Num amplo sentido, a Pedagogia Waldorf é considerada uma pedagogia holística, sendo encarada do ponto de vista físico, anímico e espiritual, e o desabrochar progressivo destes três caracteres constituintes de sua organização é abordado diretamente na pedagogia. Neste sentido, é fácil perceber a presença do “ser” nas atividades e tomadas de decisões. Por exemplo cultiva-se o querer (agir) através da atividade corpórea dos alunos em praticamente quase todas as aulas; o sentir é percebido por meio das atividades artísticas constantes em todas as matérias.
Autonomia
Além das atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade; o pensar e a autonomia vai sendo cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no inicio da escolaridade, até o pensar abstrato rigorosamente científico no ensino médio. O objetivo é formar futuros adultos livres, com pensamento individual e criativo, com sensibilidade artística, social e o cuidado com a natureza, ter energia para buscar livremente os seus objetivos e cumprir os seus impulsos de realização em sua vida futura.
Bonecas da pedagogia Waldorf no Elo7
Outra característica marcante, é que não é cobrado tão cedo atividades que exigem um pensar abstrato, intelectual muito cedo em relação aos outros métodos de ensino. Por isso, não é recomendado que as crianças aprendam ler e escrever antes de entrar na 1ª série. Em relação a esta questão, muitos pais ficam ansiosos e/ou preocupados com a alfabetização do filho antes dos 6 anos, porém essa preocupação é consequência de um formato de cultura no qual atropelam as necessidades do desenvolvimento e faz multiplicar os casos de crianças consideradas defasadas ou com dificuldades de aprendizagem.
Neste sentido, vale lembrar a importância de dar espaço físico e psicológico para a criança amadurecer naturalmente, além disso, se observamos as outras culturas onde os métodos de aprendizagem são diferentes dos nossos, como é o caso da Finlândia, que está sempre em primeiro lugar nas avaliações de competência dos melhores leitores por exemplo, lá não ensina a criança ler e escrever antes dos 7 anos de idade. As crianças se amadurecem brincando na escola.
As famosas Naninhas Waldorf
Até a pronuncia do nome da “Naninha” é gostoso de falar! Naninha é como o primeiro brinquedo do bebê. É como aquele paninho que os bebês gostam de levar segurando para cima e para baixo. É também considerada um brinquedos de transição de uma fase para outra, é parte do processo natural de crescimento. Winnicott, (pediatra e psicanalista) chamaria de objeto transicional que é o primeiro vinculo do bebê com o meio externo que o auxilia a passar de uma fase para outra. Geralmente é uma bonequinha confeccionada predominantemente com lã de carneiro, para que a lã absorva o cheirinho do ambiente e quando o bebê abraça ou cheira a sua naninha ele vai se sentir perto da mamãe.
Boneca da marca Dona Florinda
As famosas bonecas Waldorf
Parece-se com uma criança e geralmente é simples, construídas com materiais naturais, já para incentivar a criatividade e a imaginação das crianças. Como a boneca é a imagem e semelhança do ser humano, o fato de não ter uma fisionomia fixa, possibilita a criança imitar e se identificar com ela como uma forma de projeção do que está sentido. Como um espelho que reflete a sua imagem. Para a Pedagogia Waldorf, a boneca tem grande importância e intimidade no brincar que não acontece com os outros diversos brinquedos.
Independente de idade e sexo, a boneca acompanha a criança em todos os seus caminhos, na hora de dormir, na hora de brincar, na hora do consolo e também nas alegrias. Esse relacionamento íntimo que a criança tem com a boneca, ela não teria com uma bola ou um carrinho por exemplo. Por isso a importância de confeccionar a boneca com materiais da natureza para aproximar a criança do essencial. Lembrando da igual importância do boneco Waldorf para os meninos.
É possível aplicarmos conceitos da Pedagogia Waldorf em casa?
Sim, com certeza! Podemos aplicar vários dos conceitos Waldorf em casa. Podemos começar incentivando a autoeducação e o respeito a natureza e o mundo a sua volta. A Pedagogia Waldorf funciona como se ensinasse de dentro para fora, por isso o caminho é incentivar a expressão da criança e a sensibilidade para os sons, as cores, os materiais naturais.
Buscar a essência do se humano é um caminho para humanizar a sociedade e a possibilidade de viver em harmonia uns com os outros. Foi um grande prazer compartilhar com vocês um pouquinho dessa abordagem tão rica e transformadora!
Para conhecer criações artesanais inspiradas na proposta pedagógica, venha passear por essa seleção!
Imagem crianças: site Hypescience
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