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É pop: moda e decoração anos 50

A década de 50 foi marcada pela volta do crescimento industrial e prosperação da sociedade. Era o fim da guerra mundial e o racionamento de produtos e matérias-primas. Os EUA, país percursor de tendências ocidentais, na época, começava a voltar a apreciar o luxo e o consumismo. Na decoração, as casas podiam ostentar novamente design e sofisticação e na moda, as mulheres tornavam-se mais práticas, mas extremamente femininas.

Os ícones na decoração anos 50: funcionalidade ficava um pouco atrás da estética. Os móveis ganhavam características próprias da época. Estavam em alta os chamados “pés palito” e as pernas finas em madeira apareciam em poltronas, buffets, cadeiras e mesas.

Nos ambientes, os tons pastel ganhavam personalidade com grafismos e estampas geométricas. Os papéis de parede misturavam-se com as padronagens dos tecidos de sofás, crash de estampas que é visto até hoje (padronagens diferentes e contrastantes no mesmo ambiente ou objeto). Linhas retas contrapunham-se às curvas no mobiliário. Cadeiras de renome como o modelo Egg ganham destaque em meio a móveis retos e clean.

Feminilidade na moda: elas buscavam sua posição social e independência, mas a vontade de abusar de formas femininas não poderia estar mais em alta. Com o fim da racionalização dos tecidos, cosméticos e produtos de beleza, o pós guerra incentivou o luxo e a glamurização dos looks. As cinturas ficaram marcadas, as saias foram para altura do tornozelo e ficaram mais rodadas. Grace Kelly e Audrey Hepburn simbolizavam tudo o que as moças procuravam, uma vaidade romantizada, com tecidos sofisticados, maquiagem mais marcada e curvas em evidência.

Mais de 60 anos se passaram e os mesmos ícones que faziam sucesso naquela década, causam frisson naqueles que gostam de um mergulho ao passado e elementos vintage. Na moda, os vestidos evoluíram e ficaram mais curtos, mas o shape boneca rodado continua feminino e presente em coleções contemporâneas. Já na decoração, a atmosfera vintage nunca foi tão valorizada, das texturas aos formatos, tudo tem vez.

Você já pensou em trazer esse perfume dos anos 50 para o seus produtos? Nenhum objeto fica de fora dessa onda retrô. Tudo pode ficar mais charmoso. Teste!

Imagens: Bauhaus Design, Casos de Casa, lojas Bendita Cor, Valentina Rosemberg, Caçambaria, Estampa Mágica, Casulo dos Fios, B-sides Fashion e Blog Voilà Mercedes, Loja Francine Lacerda

Marcela Stump

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

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