O post do dia veio da Rede Colaborativa e traz dicas para ajudar você a criar produtos únicos e autorais, sem perder a sua essência. Quem dá as dicas é a Dani Gábriél, Fundadora da Dume, vem ver!
Acredito que a primeira coisa relevante para pensar é o significado da palavra “autoral”, que é o que te identifica, te reconhece e te personaliza; é o que te compõe.
Quando falamos em produtos autorais, pensamos em pequenos produtores, que atuam localmente, em pequena escala e de forma bastante artesanal, ou seja, criadores e produtores. Eles estão envolvidos em diversas etapas do processo até seu produto chegar no cliente final, não esquecendo de considerar alguns valores e fatores que envolvem a criação de produtos únicos e autorais, que são as questões da sustentabilidade, ética e a responsabilidade na sua forma de fazer e estar no mundo.
Criar um produto único e autoral requer criatividade, pesquisa, planejamento e dedicação.
Aqui estão algumas etapas que podem ajudá-lo nesse processo:
Identifique sua paixão e inspiração, descubra o que o motiva e inspira, identifique suas paixões e interesses; isso te ajudará a criar algo autêntico e único, pois você estará conectado emocionalmente ao produto.
Olhe para todo o universo que cerca seu negócio e faça uma pesquisa de mercado; antes de começar a desenvolver o produto, é importante entender o mercado e o consumidor-alvo. Olhe a concorrência, pesquise produtos similares existentes e avalie o que está faltando ou pode ser melhorado.
Identifique oportunidades para se destacar e sua vantagem competitiva, ou seja, o que te coloca à frente dos seus concorrentes. Descubra o que torna seu produto diferente e especial em relação aos demais. Pode ser um recurso inovador, um design único, materiais exclusivos, funcionalidades extras, seus processos de produção, seu atendimento, entrega, ou qualquer outra característica que te destaque.
Use sua paixão e inspiração para criar um conceito original para o produto. Pense fora da caixa e não tenha medo de arriscar em ideias diferentes. Alie sua capacidade técnica com suas experiências pessoais e emocionais; é o momento de criar conexões.
Crie protótipos ou amostras do produto para testar sua viabilidade e obter feedback. Isso permitirá que você faça ajustes e melhorias antes de lançá-lo oficialmente.
Produtos únicos e autorais geralmente têm uma atenção especial aos detalhes e à qualidade. Certifique-se de usar materiais e processos de fabricação que reflitam a singularidade do produto e capriche nos acabamentos e nos diversos elementos de identificação que podem reforçar sua autoralidade.
Cada vez mais, os consumidores valorizam produtos que são produzidos de forma sustentável e têm um impacto mínimo no meio ambiente. Considere a possibilidade de incorporar práticas ecológicas em sua criação. Não há mais tempo de pensar no produto sem pensar no impacto que ele gera, é tempo de pensar em um design cada vez mais circular.
Se o seu produto for inovador e tiver um aspecto técnico ou funcional exclusivo, considere a possibilidade de registrar patentes ou proteger sua criação por meio de direitos autorais, marcas registradas ou outras formas de proteção da propriedade intelectual.
Comunique a história por trás do seu produto. As pessoas valorizam produtos com narrativas significativas e conexões emocionais. Use estratégias criativas de marketing para atrair a atenção do seu público-alvo.
Lance o produto no mercado e acompanhe os resultados. Esteja aberto a feedbacks dos clientes para que possa aprimorar o produto continuamente; converse com a sua audiência: muitos insights e direcionamentos podem vir da relação e conexão que já está sendo construída com esse público.
Lembre-se de que criar um produto único e autoral pode ser um processo desafiador, mas também gratificante. Seja autêntico, perseverante e esteja disposto a aprender com cada etapa do processo.
Boa sorte e muito sucesso!
Eu sou a Dani Gábriél, atualmente estou à frente da Dume, uma agência-escola multi-potencial especializada em Moda, Negócios e Empreendedorismo, que orienta pequenos e médios empreendimentos na modelagem de seus negócios, na gestão e no direcionamento e desenvolvimento de produtos criativos e de moda.
Atuo há 21 anos na Indústria do Vestuário, onde me especializei na gestão e no desenvolvimento de produtos de moda e compartilhando conhecimento e experiência através da vida acadêmica, desde 2016 atuo também em negócios de impacto social e projetos com propósito.
Professora Universitária, Graduada em Comunicação Social, Especialista em Gestão do Design de Moda e Gestão de Produto, atualmente é docente no curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina e professora convidada no Senac.
Conheça mais sobre nosso trabalho acessando: www.dumeoficial.com.br
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