Como fidelizar o cliente? Sempre me faço esta pergunta e busco aprimorar técnicas para atender as expectativas de clientes e pessoas interessadas no meu trabalho. Acredito que esta é a razão por eu trabalhar no ramo de sabonetes há tantos anos. Para começar este assunto e verificarmos se você está no caminho certo, é necessário analisar os seguintes pontos: produto e comportamento.

Pesquise o seu mercado e compare os aspectos positivos e negativos do seu produto em relação aos seus concorrentes. Se você quiser se destacar, é necessário refletir sobre maneiras para corrigir os pontos de melhoria. Quando mencionei pontos positivos e negativos, me refiro ao produto, suas características e aspectos, como o visual, utilização, modismo e o principal: qualidade de matéria-prima! Coloco exclamação porque as pessoas não levam isso em consideração e acabam se seduzindo por descontos que, no fim da história, reduzem a qualidade do produto e queimam a imagem do seu trabalho.

Na minha área eu me deparo com inúmeras alunas que relatam que a troca por um produto mais barato só fizeram elas retrocederem, porque perceberam que não adianta fazer um produto mais ou menos e oferecer um produto de qualidade duvidosa aos clientes.  Atender aos sonhos significa, em nosso mercado, fidelizar seu cliente. Se este encantamento não acontecer, o cliente usa ou tenta usar o seu produto e nunca mais volta a comprar em sua loja.

Outro ponto que é necessário analisar é o comportamento, em outras palavras, a comunicação e atendimento no geral. Seja no modo de responder um e-mail, fazer a descrição do seu produto ou publicações nas redes sociais, independente do meio de comunicação, a sua simpatia e profissionalismos devem estar presentes. Um ponto que não posso deixar de mencionar, é a sinceridade. Eu me destaco muitas vezes porque falo o que realmente penso e com isso, consigo transmitir confiança aos meus clientes pois ao fazer uma venda eu não empurro um produto, eu me preocupo em ajudá-lo a encontrar aquele que melhor irá atender sua necessidade.

Para te ajudar eu te dou uma dica, faça o seguinte exercício: pare por um tempo e imagine como seria o produto e comportamento ideais para o seu negócio. Quanto mais criterioso você for e mais pontos de melhoria conseguir identificar, melhor! Este é um exercício que deve ser feito com certa frequência pois é importante sempre atualizar os exemplos de boa conduta e excelência. Isso lhe dará um norte e com certeza fará você se destacar.

O que achou das dicas sobre como fidelizar o cliente? Me conte aqui nos comentários!

Forte abraço

Peter Paiva

Um leonino singular, um designer de sonhos. Artesão por vocação, artista por paixão, professor e apresentador de TV, tem um programa exclusivo na Rede Aparecida "Tudo Artesanal" e está diariamente no "Tudo Simples", do canal Bem Simples. Adora repassar o conhecimento que adquiriu em suas experiências internacionais e mostrar sua visão positiva e engajada sobre o artesanato. Acesse.

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