Você já fez compras por impulso? Provavelmente já comprou algo que estava com um preço muito bom, um produto que te encantou logo de cara, um produto ou serviço que uma pessoa que você confia te indicou ou até mesmo um produto que estava acabando na loja.
As compras por impulso acontecem quando a gente menos espera e geralmente são causadas por alguma emoção como: alegria, desejo e surpresa, por exemplo.
Mesmo que cada compra por impulso seja gerada por diferentes emoções, existem três fatores principais que podem gerar uma compra por impulso:
Valor — Se tem uma coisa que é difícil de resistir é quando encontramos uma boa oferta! A vontade de aproveitar aquela oportunidade única acelera a decisão de compra, influenciando o comprador a aproveitar a promoção o mais rápido possível.
Urgência — Quando há um senso de urgência ao fazermos uma compra, geralmente fazemos sem pensar, não ficamos esperando, com medo de perder uma oportunidade. Além disso, quando algo é escasso, passa a ser muito mais desejado.
Novidade – O lançamento de um novo produto por si só já é algo que chama a atenção e costuma gerar muita ansiedade em clientes que gostam de lançamentos, novidades e tendências. Esses tipos de clientes também são o público-alvo perfeito para testar novos produtos.
Confira 4 estratégias para estimular seus compradores a fazer compras por impulso e vender mais!
Imagine que você está procurando uma loja para comprar as lembrancinhas do aniversário do seu filho e encontrou duas lojas com produtos lindos e está na dúvida sobre qual delas escolher. Dentre os diversos fatores que irão auxiliar na escolha do comprador, um parâmetro de grande peso é a quantidade de clientes satisfeitos que cada uma das lojas possui.
Por isso, é muito importante incentivar os seus compradores a avaliarem a compra. A avaliação pode ser utilizada como prova social, ou seja, uma imagem de confiança por muitas pessoas estarem falando bem sobre seu produto ou sobre você. Quando uma loja possui muitas avaliações positivas, a percepção que seu o visitante terá é “provavelmente esse profissional ou esse produto é muito bom, pois tem muita gente falando bem dele”.
A reciprocidade é ótima pra gerar novas vendas. Com certeza depois de receber o pedido com um mimo, ele vai entrar em contato com você pra lhe dizer: “obrigado”! O cliente se sente importante ao ganhar o brinde pois é algo que não esperava e mais do que isso: sente-se grato a você!
E como ele vai retribuir? Existem diversas formas:
Outro fator que pode gerar as compras por impulso são as novidades e lançamentos. Esse gatilho é muito poderoso e pode ser usado de diversas maneiras.
Uma das formas mais famosas, usadas principalmente nas redes sociais é mostrar um spoiler, ou seja, pistas sobre o novo produto. A ideia aqui é gerar curiosidade e expectativa no cliente. Para isso você pode criar conteúdos mostrando:
As novidades não estão restritas aos produtos, elas podem também estar relacionadas a novos brindes, embalagens, produtos que terão desconto, novas estampas, eventos que você irá participar, etc.
Esse é um dos gatilhos mentais mais importantes e amplamente aplicados no mercado. Ele atinge diretamente o senso de urgência e o medo de perder alguma coisa. Quando algo é escasso, passa a ser muito mais desejado. Então, quando você insere algum elemento de escassez e de urgência na oferta do seu produto, as vendas aumentam.
Isso pode ser aplicado facilmente e de várias formas. A forma mais simples é fazer uma promoção por tempo limitado. Por exemplo: “somente quem adquirir uma peça nos próximos dias ou horas, vai ganhar uma peça extra”, ou, ofertas relâmpago, por exemplo.
Caso o seu estoque seja baixo, cite que você tem poucas unidades do produto e o seu cliente corre o risco de perder a oportunidade de ter aquele produto e por aquele preço promocional.
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