Gatilhos Mentais: Armas poderosas para vender seu artesanato

Você já ouviu falar sobre Gatilhos Mentais e como eles podem te ajudar a aumentar as suas vendas? Então vem cá que eu vou te explicar neste post. Sabemos que o processo de vendas do trabalho artesanal não é tão simples. São gastas várias horas para planejamento, criação, escolha da melhor matéria-prima, montagem de peças piloto, criação de embalagens diferenciadas etc. E muitas vezes, na hora em que se espera o retorno financeiro por toda dedicação e trabalho desempenhado, poucas vendas acontecem.

Está é uma situação bastante comum para alguns artesãos, principalmente para aqueles que tem pouca habilidade com vendas. Sabendo das dificuldades de mercado, temos que ser criativos para fazer diferente e arrebentar nas vendas. A boa notícia é que existem alguns atalhos que vão facilitar e muito a sua vida no momento de persuadir o cliente a concluir a compra, os chamados Gatilhos Mentais.

Qualquer tomada de decisão é algo que exige muita energia das pessoas. Decidir pela compra ou não de alguma coisa é uma tarefa complexa, são muitas variáveis envolvidas. Imagine se tivéssemos que analisar cada aspecto no momento de tomar qualquer decisão em nosso dia a dia. Cada risco, particularidade, característica… Não conseguiríamos viver!

É exatamente nesse ponto que entram os gatilhos mentais. Eles são atalhos que o nosso cérebro usa para tomar as decisões necessárias gastando o mínimo de energia possível. Quando você aplica os gatilhos mentais de forma correta, você incentiva o cliente a tomar uma decisão favorável a você, e isso faz toda a diferença nas vendas. Pode ter certeza de que os seus resultados serão muito melhores depois que você aprender sobre isso!

Principais gatilhos mentais

Agora que você já sabe da importância dos gatilhos mentais, na parte 1 deste post vamos conhecer dois deles. Quanto mais você utilizá-los, maior será a sua chance de aumentar as vendas das suas peças artesanais.

Escassez

Esse é um dos gatilhos mentais mais importantes e que é aplicado amplamente na indústria. Ele atinge diretamente o senso de urgência e o medo de perder alguma coisa. Quando há urgência em fazer algo, fazemos sem pensar, não ficamos esperando, com medo de que alguma coisa aconteça. Além disso, quando algo é escasso, passa a ser muito mais desejado. Então, quando você insere algum elemento de escassez e de urgência na oferta do seu produto, as vendas aumentam.

Isso pode ser aplicado facilmente e de várias formas. A forma mais simples é fazer uma promoção por tempo limitado. Por exemplo: “somente quem adquirir uma peça nos próximos dias / horas, vai ganhar uma peça extra, ou, se comprar hoje, tem desconto”, e assim por diante.

Outra forma de aplicar isso é mostrar que o produto está acabando. Se estiver em um bazar por exemplo, cite que só tem mais poucas unidades e se o cliente não levar na hora, pode perder a oportunidade de ter aquele produto.

Prova Social

Prova social nada mais é que uma ocorrência psicológica que faz com que as pessoas sejam motivadas a agir à partir do comportamento de outras pessoas. Esse efeito ocorre quando não há instruções claras de como proceder diante de uma determinada situação. Assim, as pessoas ficam tomadas pela indecisão, e acabam agindo a partir da ação de outras que parecem estar mais por dentro do assunto.

Isso pode ser facilmente ilustrado ao imaginarmos a cena de uma pessoa passando em frente de dois restaurantes, um lotado e com fila na porta, enquanto o outro com poucos clientes e várias mesas vazias. Essa pessoa certamente iria concluir que o restaurante mais cheio é melhor do que o restaurante mais vazio, apenas a partir de uma rápida olhada. Essa atitude é motivada pela premissa de que os outros possuem mais informações sobre uma determinada situação.

Você também pode usar esse gatilho de maneira super simples. Mostre para os seus clientes que há outras pessoas comprando e usando os seus produtos, que há muita demanda por ele. Tenha fotos de clientes usando, depoimentos deles dizendo o que acharam das peças e talvez até vídeos de clientes falando sobre a sua marca. Quando um potencial cliente ver isso, vai ter mais confiança e uma melhor impressão da sua marca.

O que acharam dessas dicas? Você já pratica alguma delas? Conte pra gente aqui nos comentários.

Até a próxima!

Fernando Oliveira

Fernando Oliveira é o criador do blog Revista Artesanato, um dos maiores sites de artesanato do Brasil e do portal de cursos online Artesanato.com. Hoje se dedica a criar cursos de capacitação para artesãos que querem transformar o seu hobby em um ótimo negócio.

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