Lu Gastal: Relembrar e planejar, é só começar

Por Lu Gastal

Delícia recomeçar o ano juntinho de vocês! Depois de uma paradinha super boa, recomeço as atividades com toda energia… afinal, 2013 está só começando. Nesse final de ano fugi das festas e do calor. Viajei por vários dias, caminhei muito e exercitei uma das ações que mais gosto: observar! Assim, sempre é bom unir o agradável ao útil, portanto nessas férias observei vários e diferentes negócios: médios, pequenos, muito pequenos; suas ações, suas estratégias, enfim… Observações despretensiosas porém importantes.

E como todo início de ano pede planejamentos, por que não traçarmos planos para nossos negócios criativos? Tu podes não ter uma loja, mas tem um ateliê aberto ao público. Podes não ter um ateliê aberto ao público, mas tem uma loja virtual. Podes não ter uma loja virtual, mas participa de bazares no decorrer do ano. Portanto… independente do tamanho do seu negócio criativo, mãos à obra! Que tal aproveitar o período de férias para planejar, traçar metas e rascunhar novos projetos?

Minha dica é fazer uma avaliação sobre o ano que passou, colocar na balança o máximo possível de detalhes. Quantos eventos eu participei? Valeu a pena? Foi rentável? Não foi rentável – por quê? Será interessante participar novamente? Quais ações posso fazer para melhorar uma próxima participação no mesmo evento? Checar os números é super importante – eles serão o meu indicativo para ações futuras, somente analisando receitas e despesas poderei mensurar o que realmente vale a pena, diante dos meus resultados, diante das minhas expectativas.

Avalie tudo que passou, para planejar as próximas ações

Vale também uma detalhada avaliação sobre meu relacionamento com meu cliente; de que forma o conquistei? Será que ele se encantou com meu produto, ou com minha embalagem, ou com o cuidado no cartão? Será que ele notou o perfume nos meus produtos? De que maneira poderei reconquistá-lo noutra oportunidade? O que será que meu cliente gostaria que eu acrescentasse ao meu produto?

E os questionamentos não param por aqui! Quantos fornecedores com quem trabalho continuarão nas minhas relações comerciais? Será que consigo negociar melhores prazos de pagamento? Ou, quem sabe, um super desconto se eu pagar a matéria prima à vista? Será que consigo comprar quantidades menores em datas mais frequentes? Será que ele vai me achar indecente se eu pedir um prazo maior? Indecente é não tentar – em toda tentativa temos 50% de chances de ouvir um sim, e 50% de chances de ouvir um não!

Mais perguntas: quais produtos do meu portfolio os clientes gostaram mais? Se eu vendi poucas peças daquela ncessaire que eu adoro, e vendi muitas unidades do estojo para lápis que eu acho tão sem graça, será que vale a pena seguir produzindo a necessaire, ou quem sabe não será mais bacana remodelar um novo estojo? Comparar produtos, observar seus detalhes e avaliar os resultados são também atividades imprescindíveis nessa ação de planejamento – avaliando minhas atividades e produtos poderei traçar ações para o ano que começa com mais eficiência, mais qualidade e também mais lucratividade.

É hora de organizar – selecionar o que mais se utiliza, dispensar ou passar adiante aquilo em que sequer encostamos as mãos no último ano, arrumar nosso material por cores, importância, necessidade, preferências. Literalmente, o momento perfeito pra pôr a casa o ateliê em ordem – dar aquela repaginada no blog, ou repensar novos produtos.

O que não dá é pra ficar sentada esperando que o ano traga excelentes resultados – ele não é mágico, e nenhum resultado vem sem esforço e dedicação. Portanto, minha querida Elosseter, é hora de arregaçar as mangas e pôr a mão na massa! E como disse a minha colega-colunista-criativa-e-divertida-Marcela Catunda no seu último post de 2012: “…não é só fazer. É fazer com amor, com capricho, com aquele carinho que só a gente sabe colocar no que faz. Nosso talento é nossa marca registrada protegida pelo bem maior que é nosso dom”.

Estou super feliz em voltar, em estarmos pertinho novamente! Um super 2013 pra gente, estou torcendo pra nos encontrarmos logo e conversarmos olho no olho!

Lu Gastal

Mãe coruja, blogueira e dona do seu próprio negócio criativo, Lu Gastal não dá ponto sem nó. ↵↵Apaixonada por patchwork, quilting, tecidos coloridos e bonecas de pano, escreve um blog pessoal sobre todas as dores e delícias de empreender criativamente.↵↵

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