Quer sair na mídia? Prepare um Kit de Divulgação

É sempre demais quando algum produto da sua marca sai em alguma revista, site ou jornal, né? Dá um super orgulho e uma vontade de sair mostrando para todo mundo.

Mas para que isso aconteça sempre e da melhor maneira é legal ter um material básico para divulgação. Assim, quando um jornalista entrar em contato você não desperdiçará a oportunidade de mídia gratuita.

Montamos uma lista de itens legais para ter em um kit de divulgação. Vale a pena abrir uma pasta ´divulgação´ no computador e deixar tudo lá, organizado a atualizado:

Release sobre sua marca

Escreva um texto contanto a história por trás da sua marca e coleção. Inclua também uma breve biografia. Uma folha de A4 é suficiente para contar tudo. O texto neste caso deve ser objetivo e informativo, jornalístico e não publicitário! Evite usar adjetivos pois um texto cheio deles não é bem visto pela imprensa. Não esqueça de incluir todos os seus dados de contato no final.  Revise  a ortografia e salve em word, ou melhor, em pdf.

Foto de produtos em alta resolução

Invista em boas fotos de seus produtos – para revistas, o tamanho recomendado é de 15x20cm com resolução de 300 dpi. Fotografe os produtos em fundo branco e, se puder, também contextualizados. Se não puder fotografar tudo, priorize os mais vendidos ou lançamentos estratégicos.

Seu retrato em alta resolução

Tenha pelo menos uma boa foto sua, para divulgação. Além de um retrato produzido, com fundo que tenha a ver com a sua marca, tenha também uma versão em fundo branco.  Esta deve ser uma foto profissional, então, capriche e se possível peça para alguém mais experiente clicar você. Nada de usar aquela foto que tirou nas últimas férias na praia, hein?

Amostra de produtos

Muitas vezes o veículo prefere fotografar os seus produtos para a matéria. Aí você vai ter que se virar para enviar o produto solicitado para a redação rapidamente. Caso tenha que fazer um produto do zero é capaz do jornalista não querer esperar. Por isso, tenha sempre amostras prontas dos seus principais produtos.

É muito importante entender que essas amostras terão como objetivo somente a divulgação e não serão para vendas. Caso estraguem isso deve ser encarado como algo que faz parte do processo de divulgação. Jamais cobre do jornalista ou de um veículo o valor de um produto perdido. Lembre-se, que o espaço que você ocupará é gratuito. No entanto, se suas peças tiverem valor elevado (como joias), combine um prazo para a devolução.

Formulário de romaneio

Quando você enviar um produto para uma redação, sempre mande junto um romaneio. Trata-se uma folha de recibo que você preenche com detalhes dos produtos que emprestar. No romaneio deve constar: nome do produto, a descrição, o material que é feito, medidas, preço e onde encontrar as peças. Use sempre o romaneio para ter controle do que enviou e controlar a devolução. Temos um modelo básico de romaneio para baixar aqui.

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Depois que a matéria sair, clipe!

A matéria saiu foi um sucesso! Não esqueça de escanear ou dar um print na página. Isso se chama ‘clipar’. Organize todos os seus ‘clippings’ numa pasta ou suba as imagens no seu blog/site colocando no nome do arquivo o nome da publicação e a data. Montar um ‘clipping’ digital de produtos e entrevistas que saíram ´na mídia ´ dá credibilidade e agrega valor à sua marca.

Última dica!
Lembre-se que nem sempre que o repórter pedir um produto é garantia que ele saíra realmente na matéria. Às vezes as pautas caem e assim é  a rotina da imprensa. Mas vale a pena tentar sempre pois a divulgação em bons veículos ajuda a construir sua marca e até alavancar vendas.

Te vejo na mídia!

*Colaborou com esta matéria Cris Paz, jornalista.

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