Marketing de Conteúdo: como aumentar suas vendas

Diariamente vejo muitos artesãos trabalhando de forma errada pela internet, tentando vender peças como se estivessem numa feira. A palavra que eles usam é divulgar, quando na verdade deveriam estar preocupados e empenhados em gerar valor para um público específico, para depois vender a eles. Estou falando de Marketing de Conteúdo, tema deste artigo!

Você pode achar que não sabe o que é Marketing de Conteúdo, mas eu vou provar que você sabe sim e já vive isso no seu dia a dia. Talvez você não viva isso como protagonista, ou seja, talvez você não trabalhe diretamente com Marketing de Conteúdo para vender suas peças, mas você é consumidor de Marketing de Conteúdo, com certeza!

Marketing de Conteúdo é usado há muito tempo pelas emissoras de televisão

A estratégia de Marketing de Conteúdo consiste em atrair pessoas, relacionar-se com elas e, por fim, vender para elas. Para atrair pessoas, usa-se conteúdo! Para relacionar-se com as pessoas, usa-se mais conteúdo, e por fim, a venda se realiza naturalmente. Voltemos às emissoras de televisão, um espaço de 30 segundos para fazer um anúncio num comercial da novela, por exemplo, custa uma fortuna, com isso, ganha-se bastante dinheiro com venda de espaço para anúncios.

Ok, acabei de te contar uma das formas das emissoras de televisão ganharem dinheiro. Isso é a venda propriamente dita. Mas como elas conseguem cobrar tão caro dos anunciantes? É aí que entra o nosso Marketing de Conteúdo.

Analisando a estratégia da televisão 

As emissoras de televisão precisam, assim como você, atrair pessoas. Essa é a primeira coisa a fazer quando se quer vender alguma coisa. Para aumentar o número de telespectadores, elas produzem conteúdo, no exemplo, a novela. Você assiste, comenta com as amigas, se emociona e cria um relacionamento com a emissora, novamente através de conteúdo, ou seja, a novela. Como grandes emissoras tem milhões de telespectadores que assistem suas novelas todas as noites, elas são procuradas por empresas que querem anunciar seus produtos nos comerciais e esse tempo de exposição é cobrado (muito bem cobrado).

Você notou como funciona? Primeiro há a necessidade de atrair pessoas. Para isso as emissoras de televisão lançam a novela, depois há a necessidade de estabelecer relacionamento com as pessoas, então elas criam um roteiro que vá agradar um público específico. Por fim, ocorre a venda dos espaços para os anunciantes.

Agora que você já sabe o que é o Marketing de Conteúdo e sua importância, não perca a continuação deste post, onde irei falar como você pode aplicar esta estratégia ao seu negócio criativo. Até lá!

Andre Gibran

Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

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