Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Ambiente de trabalho: casa ou ateliê?

Ambiente de trabalho: casa ou ateliê?

atelie_jupadilha

Quem trabalha com uma atividade manual em algum momento começa a sonhar com um ateliê para chamar de seu. Estantes para organizar tecidos, tintas, papéis, vidrinhos para separar miçangas e pedrinhas, botões e outros aviamentos. Além daquele toque na decoração com uma máquina de costura vintage para dar charme ao espaço, que foi pintado e decorado com o maior carinho! Em resumo, o desejo de ter um craftroom com cara de fotos gringas do Pinterest!

Porém, a realidade costuma ser bem diferente. Às vezes o ateliê se resume à mesa do jantar da casa ou um “home office” portátil. É o “tira e guarda” de materiais ao longo do trabalho e todas as superfícies disponíveis ficam ocupadas com as peças que vão ficando prontas. Nesse momento, vale até o cadeirão do pequeno! Não é? Por outro lado, mesmo em casa, há quem consiga o privilégio de ter um espaço reservado apenas para as suas criações, podendo fechar a porta e escolher a sua música preferida!

Montar ou não um ateliê externo?

Bom, mas o que quero falar mesmo, é quando decidir “sair” do lar, quando de fato vale a pena investir num lugar para ser ateliê/loja e separar a vida familiar do trabalho. Afinal, quem trabalha em casa sabe que as duas coisas tendem a se misturar de tal forma resultando em um trabalho infinito e muitas vezes, temos a sensação que tudo está pela metade.

atelie_jupadilha1

Eu tive a experiência de experimentar as duas coisas. Por um lado, ter um ateliê comercial, separado de casa, parece nos dar uma seriedade a mais para encararmos o nosso negócio. Por vezes, até para os clientes a sensação é a mesma, já que têm a oportunidade de visitar, ver ao vivo e com as mãos. Nosso ofício parece que deixa de ser o “complemento de renda”, mesmo que seja seu trabalho em período integral, já que tem gente que pensa que trabalhamos fazendo “bicos”! Vai dizer que não é chato receber um cliente em casa e encontrar brinquedos pela sala e mamadeira pela metade em cima da mesa?

Ao mesmo tempo, trabalhar em casa pode ser muito mais econômico, uma vez que não é preciso pagar aluguel e outras tantas contas, como telefone, internet, limpeza e por aí vai. Todos os novos custos precisam ser muito bem calculados e colocados no papel. Em se tratando de um pequeno negócio, economia é fundamental! Pode-se economizar também com os filhos,  é possível matriculá-los na escola apenas meio período. Isso sem falar em não ter que pegar trânsito ou gastar com transporte… Mas uma coisa é certa, ficar de pijama um dia ou outro tudo bem, mas todos eles não, porque não faz nada bem para o ego! Nosso ambiente precisa nos estimular, mas nós próprias também.

atelie_jupadilha-3

Enfim, você e seu negócio é que vão sentir juntos se é momento de sair de casa e abrir o ateliê dos sonhos. Mais do que realizar uma vontade, é preciso considerar os prós e contras. Verifique se de fato essa transformação trará benefícios e novas possibilidades de lucro para a produção ou se é apenas uma vontade de ter um lugar lindinho. Se o motivo for este último, com boa vontade, a gente organiza até mesmo a mesa da sala de jantar! :)

Como é o seu ambiente? O dilema já bateu à porta de seu negócio?

Imagens: Ateliê Ju Padilha, Pinterest

Ju Padilha tem mãos que amam o fazer artesanal, em especial o trabalho com fitas. É formada em História pela UNESP e tem pós em História da Arte pela FAAP, produz acessórios de cabelos bem contemporâneos no Ateliê Ju Padilha, mas sua maior alegria é cuidar do filhote Francisco.

Veja mais posts deste autor.