Você já pensou em formalizar parcerias com o seu negócio criativo? É muito comum que em meio a tantas tarefas tocando a “empresa do eu sozinho” (aquela em que somos ao mesmo tempo o departamento financeiro, o comercial, a produção, a distribuição e todo o resto), a gente acabe formando parcerias sem pensar muito se os resultados serão positivos ou não. Me responda com honestidade: você já se sentiu meio usado em algumas ações que acabaram beneficiando somente o seu parceiro?
É bem comum aos criativos receber convites para formalizar parcerias em troca de visibilidade e divulgação, o tal do “me dá o seu produto (ou serviço) que eu te dou o reconhecimento dos meus seguidores”, principalmente se o proponente possuir muitos seguidores, clientes e uma audiência engajada, o que pode fazer a proposta parecer bem interessante. É importante que, antes de formalizar parcerias, você avalie alguns pontos para não perder tempo e dinheiro investido.
Questione
Uma boa conversa direcionada com poucas perguntas pode revelar se as intenções do talvez futuro parceiro são realmente boas ou se, por acaso, você está prestes a atender apenas a necessidade dele. Não há nada pior do que sentir e descobrir ações interesseiras ao invés de interessadas. O primeiro grande cuidado é observar se a parceria será realmente no formato ganha-ganha.
Pergunte, por exemplo: Por que você acredita que meu produto (ou serviço) é interessante ao seu público? Quanto você acha que poderia agregar em novos cadastros ou vendas para a minha empresa? Você já fez outras parcerias desse tipo? Quais foram os resultados?
Formalize
Se o papo foi legal, a conversa rendeu e você se identificou com o pretendente parceiro, é hora de colocar as ideias principais num papel: um documento simples, em uma ou duas páginas é suficiente para gerar compromisso e motivação das duas partes. Afinal, poucas pessoas tomam esse cuidado e por isso a formalização automaticamente gera um senso de comprometimento.
Defina o objetivo em conjunto
O primeiro item a ser formalizado é o objetivo. Pensem juntos: qual é o objetivo desta ação? Construir mais audiência/seguidores? Gerar cadastro de novos emails? Aumentar o número de vendas? Criar um novo produto? O que exatamente vocês irão realizar em conjunto e qual o objetivo de cada um?
Encontre uma forma de medir os resultados
Explorar internamente qual a expectativa de cada um na ação de parceria, é o primeiro passo para começar a construir uma forma de medir os resultados. Pense no que você espera atingir. Pode ser um chute e você pode errar, não tem problema nenhum. A questão aqui é quebrar a cabeça, junto ao futuro parceiro, para encontrar uma forma de gerar métricas. Números são sempre bem-vindos para acompanhar o crescimento de uma empresa, tais como número de vendas, porcentagem a mais no faturamento, número de novos seguidores, quantidade de novos clientes cadastrados e etc. Para fazer o comparativo, é preciso conhecer quais são os seus resultados até o momento. Outras questões subjetivas também podem ser úteis: relatos e depoimentos positivos sobre a ação, engajamento e compartilhamento nas mídias sociais.
Defina quem vai fazer o que e como as marcas serão envolvidas
A lista de tarefas é um tremendo antídoto para prevenir e clarear os deveres, obrigações e direitos. Por exemplo: Quem fará o material de comunicação? Como as marcas aparecerão na divulgação? Quem fará o cadastro dos novos clientes? Quem terá o direito a esses novos cadastros? Quanto de dinheiro será envolvido na campanha toda, desde o material até a hora do profissional e quem pagará pelo que?
Combinado não sai caro
O principal segredo para o sucesso de uma parceria está no alinhamento das expectativas e em uma comunicação de forma imensamente clara. Inicie um canal de diálogo profissional com o possível parceiro, mesmo que seja sua melhor amiga e fale abertamente sobre o que espera. Ao mesmo tempo, ouça com atenção. Construir uma linha de relacionamento claro e honesto cria um ambiente produtivo de interesse mútuo e, aí sim, a soma das qualidades individuais de uma e de outra contribuem para o resultado no coletivo.
Have fun!
Quando inserimos mais profissionalismo nas nossas atitudes, frequentemente nos esquecemos de ver leveza na rotina. O processo não precisa ser duro e nem cheio de desconfianças, pelo contrário, pode agregar diversão. Reuniões com bolinho, chás, canetas e post-its coloridos colocam alegria em qualquer negociação!
Cris Ferrari é inquieta, curiosa e interessada em descobrir formas para estimular a autonomia e a interação entre mulheres que querem desenvolver seus próprios negócios. É coach e consultora de pequenos negócios e sócia na de saia, onde desenvolve ações para inspirar o motivar a constância.
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