Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como usar o Google Trends a favor da sua loja

Como usar o Google Trends a favor da sua loja

Uma das coisas que todo o empreendedor deve estar atento, independente do nicho em que atue, são as tendências e novidades do seu setor. Se você pretende oferecer produtos que atendam às novas necessidades do seus clientes e se diferenciar da concorrência, é essencial saber o que está em alta no seu nicho. Uma ferramenta que ajuda bastante a vida de empreendedores é o Google Trends. Ele te ajuda a localizar palavras-chave sobre um determinado assunto por relevância. Veja como utilizá-lo!

Como usar o Google Trends a favor da sua loja

Como usar o Google Trends a favor da sua loja

Basicamente, o Google Trends é um recurso gratuito disponibilizado pelo Google. Seu objetivo é ajudar no acompanhamento de palavras-chave dentro do buscador, vendo quais assuntos e termos são tendência no seu nicho de mercado. Com ele você pode:

  • Ver quais são os termos e tendências mais pesquisadas pelos internautas;
  • Ter ideias de produtos e conteúdos relevantes para seu público alvo;
  • Planejar uma campanha de marketing seguindo novas tendências.

Como interpretar as informações da ferramenta

Ao entrar no Google Trends você vai reparar que existe uma série de gráficos, mapas e muitas informações. Tudo isto é bem útil para as palavras-chave, basta entender o funcionamento de cada um dos itens que estão ali:

Interesse ao longo do tempo

Ao inserir um termo de pesquisa, a ferramenta fornece uma representação visual da popularidade deles ao longo do tempo. Você pode alterar o período de tempo para encontrar dados de pesquisa das últimas 24 horas ou do ano anterior.

Os gráficos normalmente representam interesse em determinada palavra-chave por números. Isto significa que 100 equivale ao pico de popularidade de um termo, 50 a metade e assim por diante.

Comparar dois ou mais Termos de pesquisa

Você pode comparar dois ou mais termos de pesquisa. Para isso, basta clicar no campo “+ Adicionar comparação” e digitar o termo desejado.

No exemplo abaixo, comparamos os termos “artesanato” e “costura” no Brasil nos últimos 12 meses:

 

Interesse por sub-região

Já o mapa mostra popularidade de palavras-chave em regiões do mundo. Cada região tem um valor de 0 a 100 com determinado termo buscado, e é isto que os mapas mostram. Um valor maior significa um número maior de consultas. Você pode alterar a sub-região clicando na barra inferior na parte superior e pode fazer uma pesquisa mundial ou selecionar uma região específica.

Google Trends mapas

Assuntos relacionados e pesquisas relacionadas

Em “Assuntos relacionados”, você pode visualizar os cinco tópicos de pesquisa mais relevantes que também são populares no momento.

Já a seção de “Pesquisas relacionadas” fornece as cinco perguntas e tópicos mais relevantes relacionados ao seu termo de pesquisa.

Como refinar a minha pesquisa no Google Trends

Além dos filtros de localização e tempo, é possível refinar ainda mais os resultados buscados. No menu superior, você ainda pode selecionar filtros nos seguintes campos:

  • Categoria: escolha qual a categoria que mais se aproxima do resultado que esteja buscando como “hobbies e lazer” e “artes e entretenimento”;
  • Pesquisa na Web: você pode filtrar os tipos de resultados que você deseja encontrar dentre as categorias: Pesquisa de imagem, Pesquisa de notícias, Google Shopping e Pesquisa no YouTube.

Todo ano o Google Trends traz uma retrospectiva dos termos mais buscados. Confira a lista do ano de 2022.

Veja também:

+ 5 Ideias de brindes para você presentear seu cliente

+ Marketing boca a boca: como impulsionar suas vendas

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.