Hoje é dia de PROMO, é sim senhor!

Continuamos falando de Facebook! No post passado, falamos sobre a importância do engajamento dos seus fãs e o quanto um conteúdo de qualidade, aliado a uma conversa natural e sincera com seu consumidor gera relevância para a sua marca. Além disso, existem outras formas de turbinar sua página e deixá-la ainda mais atraente.

Uma ótima estratégia para engajar ainda mais seus consumidores e fãs são os Concursos Culturais. Com eles, você poderá fazer com que sua marca ganhe muita visibilidade. Mas sempre tenha cuidado (e bom senso) ao escolher o prêmio que você vai oferecer, pois se não estiver de acordo seu público, você irá atrair pessoas que não têm nenhum interesse no que é oferecido pela sua marca. O interessante é oferecer produtos da sua empresa ou de empresas que têm o mesmo público que o seu e que complementem seu negócio.

Além disso, não faça da sua página um reduto de concursos, pois isso desvaloriza os seus produtos – os clientes vão deixar de comprar de você para esperar uma promoção. Saiba balancear os concursos com conteúdo relevante e de interesse do seu público.

Veja aqui um infográfico bem bacana que explica a diferença entre Concursos Culturais e Sorteios/Promoções e suas implicações legais.


Desde Maio de 2011, o Facebook ditou regras para qualquer tipo de promoção que for realizada dentro da plataforma. Neste link você pode ler tudo na íntegra, mas vamos fazer um resuminho dos pontos que não podemos esquecer (jamais!). Vamos lá!

  • Todas as promoções devem ser realizadas dentro de aplicativos, numa aba lateral, que fica dentro da Fan Page;
  • A promoção deve sempre ser regida por um regulamento;
  • Você não pode usar o curtir, comentar ou compartilhar da sua página como critério de votação;
  • Você não pode (explicitamente) colocar como critério de participação no concurso a opção de curtir a Fan Page da marca.


Para facilitar a vida, hoje já existem diversos tipos de aplicativos para promoções (gratuitas e pagas), você só precisa personalizá-la com a sua arte e o seu regulamento. Eles são fáceis de manusear e ajudam no momento de você computar os resultados.

Além disso, ao final, você consegue obter um relatório com todos os resultados e ainda criar um mailing dos participantes, para usar o nome e e-mail deles em outras ações da sua marca – caso eles autorizem, é claro! ;)

Abaixo alguns aplicativos bacanas:

Agora coloque a cuca para pensar, crie algo bem original e divertido e encha seus consumidores de muito carinho e prêmios!

Ah, e não deixem de conferir meus outros artigos sobre mídias sociais aqui no blog:

Muito prazer, mídias sociais
Vamos falar de coisa boa, vamos falar de Facebook
Facebook: Como ter uma página legal

Até o próximo post!
Xêro :*

(fonte da imagem: infográfico W3haus)

Priscilla Saldanha

Analista de Marketing no Elo7. Pernambucana arretada, veio para São Paulo desbravar a selva de pedras. Formada em Publicidade e Propaganda e especializada em Redes Sociais, vai compartilhar um pouco do que sabe sobre a área digital aqui no blog. Apaixonada por esportes, descobriu o amor pela corrida após a carreira frustrada como atleta de basquete e não resiste a uma tigela de açaí. Colabora também no blog Até Dois Dígitos.

Recent Posts

Tendências de reality shows: como aproveitar para vender mais?

Na era da televisão e do streaming, os reality shows tornaram-se uma fonte inesgotável de…

3 meses ago

Peach Fuzz é a cor de 2024

A essa altura, você já provavelmente ouviu falar da cor peach fuzz, certo? É um…

4 meses ago

Dicas de marketing de janeiro 2024

O mês de janeiro é o momento perfeito para renovar as energias, traçar novas metas…

5 meses ago

Termos mais buscados e categorias mais vendidas no Elo7 em novembro de 2023

Lojista esperto do Elo7 já sabe a importância de ficar por dentro do que é…

5 meses ago

Verão 2024: como configurar a loja?

Quer aprender como configurar a sua loja do Elo7 e deixá-la preparada para atrair muitos…

5 meses ago

Verão 2024: apostas Elo7

Quer conferir algumas das tendências e apostas do Elo7 para o Verão 2024? Confira a…

5 meses ago