Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Lojista em destaque: Lucimara, da Oficina Singular

Lojista em destaque: Lucimara, da Oficina Singular

lucimara

Olá! Sou a Lucimara Scomparim da Oficina Singular. É um prazer estar aqui contando um pouquinho da minha história, como um presente de aniversário de 50 anos que completo em breve. Sou de Americana-SP, cidade onde resido e mantenho minha oficina.

Minha história e carreira estão relacionadas às artes, sou formada em Artes Plásticas,  lecionei em escolas públicas e fui coordenadora do MAC (Museu de Arte Contemporânea de Americana) durante oito anos. Experiências que me trouxeram uma enorme bagagem profissional. Também cursei decoração e uma especialização em técnicas de pinturas especiais.

Paixões de sempre

Pode parecer curioso, mas sou apaixonada por jardim, gosto de pilotar carro, moto, lixadeira, furadeira e fogão. Juntas, estas paixões são  fonte de inspiração para toda linha “Eco Gourmet da Oficina Singular”. O trabalho manual sempre esteve presente em minha família, recheada de habilidades manuais. Além das cores, presentes em todos os instantes e também nos meus trabalhos.

fazer

Ponto de partida

Há 17 anos inicie uma oficina de reciclagem de móveis com técnicas de pinturas especiais e clareamento, mas após alguns anos fui obrigada a desativar por recomendação médica, já que me intoxiquei com os produtos químicos de tintas, vernizes e clareadores (na época não havia nada à base d’água). Então, a convite de meu marido que é arquiteto, trabalhei durante muito tempo como designer de interiores, pois sentia necessidade de criar objetos para compor os ambientes de seus clientes. O desejo de atuar com o artesanato sempre se manteve.

Foi em 2011 então que nasceu a Oficina Singular. Marca e logo criados por Heloisa Pavan, que olhou para toda minha produção artesanal e sintetizou em apenas duas palavras o que há tempos eu vinha produzindo. Com esse nome, ela deixou espaço para que eu pudesse agregar novas ideias e produtos sem descaracterizar. “Oficina Singular” –  achei perfeito!

jardim

Minha casa,  lugar sagrado

É em casa, onde chamo de lugar sagrado, minha oficina. Brinco que os carros perderam a vez: a garagem foi adaptada e se tornou meu espaço de trabalho. O jardim aberto para a rua é uma vitrine para os produtos de jardim da Oficina Singular onde faço exposição dos objetos e frequentemente troco a decoração. São “gentilezas urbanas”, como dizem muitos que passam por aqui.

Tenho a habilidade inata de ser organizada em tudo o que faço e isso me permite conciliar tarefas pessoais e profissionais ao mesmo tempo. As técnicas aplicadas sobre essas peças e todo acabamento eu faço aqui na oficina, pois cuido pessoalmente da criação, pintura, estampa e acabamento de todos os produto. Essa é a minha etapa preferida!

Somente peças que necessitam de maquinário mais pesado são produzidas fora da minha oficina. Sempre sob minha supervisão. Todos os produtos em madeira são produzidos com reaproveitamento: pallet, caixotes de feira, madeira que já foi utilizada na construção civil e demolição. Para a linha de objetos em cerâmica, conto com a parceria de um oleiro de alta qualidade que produz as peças no barro vermelho em sua olaria.

bandeja

Dedicação integral ao empreendedorismo

Ter seu próprio negócio é sinônimo de liberdade e também de muito trabalho. Acordar cedo, equalizar o tempo para o dia “render” e torcer para que tudo dê certo! A Oficina Singular é minha principal fonte de renda. Me dedico em tempo integral. Além da loja virtual no site Elo7, participo de feiras, bazares, eventos e atendo arquitetos, paisagistas, decoradores e designers de interiores que especificam meus produtos.

A maior dificuldade foi empreender o sonho com minhas próprias mãos e aprender a confiar no trabalho de outras pessoas quando é necessário terceirizar, porém, felizmente encontrei ótimos parceiros. Hoje a oficina conta com uma equipe de seis pessoas entre “freelas” e fixos.

Como resultado deste processo intenso, tenho uma  menina-dos-olhos,  que é a bandeja com alças de talheres,  reaproveitamento de caixote de fruta com estampa artesanal exclusiva. Ela se tornou um objeto de desejo de muita gente! Ah, Além disso, minhas melhores obras estão adultas e independentes: Henrique, 23 anos e Carolina 20 anos.

eco

Admiração entre vizinhos

Conheço pessoalmente inúmeros artistas de altíssima qualidade que hospedam suas lojas também no Elo7. Aproveito este espaço inclusive para deixar meu prestígio para Patricia Freitas da Regali per tutti e para a Alice Mantellatto da No país da Alice, que tive o prazer de conhecer recentemente e que é de uma delicadeza ímpar.

Depois de conhecer melhor meu trabalho e história, lhe convido para fazer uma visita. Que tal vir até minha loja? Clique aqui e seja bem-vindo(as!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.