Marketing de conteúdo – como aumentar suas vendas (parte III)

Que bom que você está aqui! Este é o terceiro e último artigo sobre Marketing de Conteúdo aplicado à venda do seu artesanato na internet. No primeiro artigo você viu como o Marketing de Conteúdo é usado pelas emissoras de TV. No segundo, começamos a falar sobre o uso dele para vender artesanato.

Hoje vou te mostrar como a Rita, nossa artesã de exemplo, usa marketing de conteúdo pra vender suas peças. Como você viu no último artigo, a Rita vende capas de almofadas de Patchwork. O primeiro passo para a Rita vender melhor pela internet foi definir sua persona. Persona é o representante ideal do seu público alvo. É como um personagem que você monta do seu cliente perfeito. No fim das contas é essa persona quem vai definir qual será o conteúdo que você vai produzir.

A Rita então definiu que quer vender suas capas de almofada para a seguinte persona:

  • Nome (você escolhe o nome que quiser para a sua persona): Célia
  • Estado Civil: casada
  • Filhos já criados e cursando faculdade.
  • Mora num grande centro (SP, RJ, etc.)
  • Trabalha fora
  • Vida agitada

Pronto! Feito isso, agora a Rita terá que decidir que conteúdo produzir para atrair a Célia para a página dela no Facebook, e também que conteúdo produzir para criar um bom relacionamento com ela. É este conteúdo que vai fazer com que a Célia compra da Rita! Esse conteúdo levará a Célia até a loja da Rita, na Elo 7!

Mas que conteúdo produzir? 

Para criar o conteúdo, a Rita vai explorar as características da persona que ela criou. Sabemos que as pessoas para quem a Rita quer vender suas capas têm em torno de 45 anos e casadas. Considerando essas duas características, é razoável supor, por exemplo, que a Célia possa estar passando por alguns desafios no casamento.

É normal nessa idade o homem passar pela crise da meia idade! E a Célia pode estar sofrendo com o desinteresse do marido. É aí que entra o conteúdo da Rita! Ela poderia, por exemplo, dar dicas de como reacender a paixão no casamento.

Você pode estar se perguntando: “Mas como a Rita vai saber dar essas dicas? Ela é artesã, não psicóloga”. E minha resposta é: ela vai usar o Google! Nada mais fácil do que pesquisar no Google e achar vários artigos interessantes sobre esse e vários outros temas.

Veja como a Rita está ajudando a futura cliente dela com conteúdo útil e de valor! Sendo assim, a página da Rita no Facebook vai ser um lugar que a Célia gosta de frequentar, porque ela sabe que lá vai encontrar conteúdo que a ajude!

E as capas de almofada, onde ficam? Como vendê-las? 

Sempre que possível, deve-se fazer a conexão entre a dica que se dá e o produto que você vende.

O produto da nossa artesã, a Rita, são capas de almofada de patchwork. Sendo assim, na dica que ela vai dar para reacender a paixão do marido, pode falar, por exemplo, sobre como criar um clima romântico com o marido usando almofadas no chão para que possam assistir a um filminho juntos. Dessa maneira está feita a conexão entre a dica que a Rita deu, e o produto dela!

Por que essa estratégia funciona? 

O Marketing de Conteúdo funciona porque a futura cliente encontra na artesã uma amiga. Alguém que produz conteúdo que a ajuda. Alguém que conhece suas necessidades e desejos, e não mais uma artesã querendo vender, apenas postando peças no Facebook. Aos poucos a persona vai conhecendo a artesã, gostando mais dela, confiando nela e, por fim, vai fazer a compra! Artesãs que trabalham com marketing de conteúdo acabam tendo clientes fiéis por muito tempo.

Tudo isso que você aprendeu hoje encontra-se bem explicado em vídeos dentro da Academia Facebook para Artesanato. Para conhecer a AFA e saber tudo o que ela tem a oferecer, clique aqui.

Espero que tenha gostado e que, mais do que isso, tenha se convencido a aprender mais sobre marketing de conteúdo. Tenha certeza que esse caminho vai trazer muito mais vendas pra você!

Abraço!

Andre Gibran

Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

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