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Marketing de conteúdo – como aumentar suas vendas (parte III)

Marketing de conteúdo - como aumentar suas venda (parte III)

Que bom que você está aqui! Este é o terceiro e último artigo sobre Marketing de Conteúdo aplicado à venda do seu artesanato na internet. No primeiro artigo você viu como o Marketing de Conteúdo é usado pelas emissoras de TV. No segundo, começamos a falar sobre o uso dele para vender artesanato.

Hoje vou te mostrar como a Rita, nossa artesã de exemplo, usa marketing de conteúdo pra vender suas peças. Como você viu no último artigo, a Rita vende capas de almofadas de Patchwork. O primeiro passo para a Rita vender melhor pela internet foi definir sua persona. Persona é o representante ideal do seu público alvo. É como um personagem que você monta do seu cliente perfeito. No fim das contas é essa persona quem vai definir qual será o conteúdo que você vai produzir.

A Rita então definiu que quer vender suas capas de almofada para a seguinte persona:

  • Nome (você escolhe o nome que quiser para a sua persona): Célia
  • Estado Civil: casada
  • Filhos já criados e cursando faculdade.
  • Mora num grande centro (SP, RJ, etc.)
  • Trabalha fora
  • Vida agitada

Pronto! Feito isso, agora a Rita terá que decidir que conteúdo produzir para atrair a Célia para a página dela no Facebook, e também que conteúdo produzir para criar um bom relacionamento com ela. É este conteúdo que vai fazer com que a Célia compra da Rita! Esse conteúdo levará a Célia até a loja da Rita, na Elo 7!

Mas que conteúdo produzir? 

Para criar o conteúdo, a Rita vai explorar as características da persona que ela criou. Sabemos que as pessoas para quem a Rita quer vender suas capas têm em torno de 45 anos e casadas. Considerando essas duas características, é razoável supor, por exemplo, que a Célia possa estar passando por alguns desafios no casamento.

É normal nessa idade o homem passar pela crise da meia idade! E a Célia pode estar sofrendo com o desinteresse do marido. É aí que entra o conteúdo da Rita! Ela poderia, por exemplo, dar dicas de como reacender a paixão no casamento.

Você pode estar se perguntando: “Mas como a Rita vai saber dar essas dicas? Ela é artesã, não psicóloga”. E minha resposta é: ela vai usar o Google! Nada mais fácil do que pesquisar no Google e achar vários artigos interessantes sobre esse e vários outros temas.

Veja como a Rita está ajudando a futura cliente dela com conteúdo útil e de valor! Sendo assim, a página da Rita no Facebook vai ser um lugar que a Célia gosta de frequentar, porque ela sabe que lá vai encontrar conteúdo que a ajude!

E as capas de almofada, onde ficam? Como vendê-las? 

Sempre que possível, deve-se fazer a conexão entre a dica que se dá e o produto que você vende.

O produto da nossa artesã, a Rita, são capas de almofada de patchwork. Sendo assim, na dica que ela vai dar para reacender a paixão do marido, pode falar, por exemplo, sobre como criar um clima romântico com o marido usando almofadas no chão para que possam assistir a um filminho juntos. Dessa maneira está feita a conexão entre a dica que a Rita deu, e o produto dela!

Por que essa estratégia funciona? 

O Marketing de Conteúdo funciona porque a futura cliente encontra na artesã uma amiga. Alguém que produz conteúdo que a ajuda. Alguém que conhece suas necessidades e desejos, e não mais uma artesã querendo vender, apenas postando peças no Facebook. Aos poucos a persona vai conhecendo a artesã, gostando mais dela, confiando nela e, por fim, vai fazer a compra! Artesãs que trabalham com marketing de conteúdo acabam tendo clientes fiéis por muito tempo.

Tudo isso que você aprendeu hoje encontra-se bem explicado em vídeos dentro da Academia Facebook para Artesanato. Para conhecer a AFA e saber tudo o que ela tem a oferecer, clique aqui.

Espero que tenha gostado e que, mais do que isso, tenha se convencido a aprender mais sobre marketing de conteúdo. Tenha certeza que esse caminho vai trazer muito mais vendas pra você!

Abraço!

Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

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