Home | Equipe Elo7 | ENTREVISTADO FORA DE SÉRIE: UMA DEV QUE PEGA CARONA

ENTREVISTADO FORA DE SÉRIE: UMA DEV QUE PEGA CARONA

Karina Moraes

Mais uma mulher #foradesérie que vem contar um pouquinho mais sobre o seu dia a dia, além de algumas particularidades. Com vocês, Karina Moraes.

1 – Para quem não te conhece, conta um pouco sobre a área que lidera dentro da engenharia e seu trabalho no Elo7.

Atualmente sou líder do time mais barulhento da engenharia: o Greyjoy! Somos em 7 engenheiros e ao contrário do que todos pensam: fazemos pair programming (é uma prática de desenvolvimento onde 2 desenvolvedores trabalham juntos na mesma solução – duas cabeças pensam melhor que uma – e aqui na engenharia é quase uma regra, dificilmente alguém trabalha sozinho em uma feature nova), sim! E uma forte característica do time é a autonomia na gestão da própria infraestrutura. #DevOpsRocks

Somos responsáveis pelo desenvolvimento de várias demandas dentro da engenharia que, de forma geral, podem ser divididas em dois grandes blocos: busca e análise de dados. Algumas delas são:

– Busca e pacotes de destaque;
– Categorização de produtos;
– Recomendação de produtos;
– Avaliação quantitativa e qualitativa dos vendedores;
– Tracking e análise de comportamento dos nossos queridos vendedores e compradores;
– Relatórios gerenciais e estratégicos;
– Levantamento de métricas gerais e dashboards analíticos para outras áreas do Elo7.

Além de participar do dia a dia do time, sou responsável pelo planejamento e priorização das demandas do Greyjoy junto ao time de produto (Silveira) e ponto focal para quaisquer dúvidas ou problemas relacionados aos sistemas que cuidamos. Caso queiram saber mais um pouquinho, podem me procurar!

2 – Como veio parar no Elo7?

Em maio de 2015, o antigo líder do Greyjoy me contatou pelo LinkedIn sobre uma vaga no time. Eu não conhecia o Elo7 como cliente (vergonha rs) e ninguém que trabalhasse na engenharia para pedir referências e saber um pouco mais da dinâmica da área, mas a Pri (comunidade) me deu um incentivo extra para vir fazer a entrevista quando me contou sobre o clima da empresa. Em julho, depois de 2 meses de férias e com bateria recarregada, cheguei por aqui! =)

3 – Conte um pouco sobre você! Quantos anos tem, onde nasceu, fale sobre a sua família, qual a sua formação acadêmica e também sobre a sua experiência profissional.

Eu tenho 25 anos, nasci e cresci na Zona Leste e atualmente moro no Centro de São Paulo com amigos, namorado, duas gatas, um vira-lata e uma pitbull. Tenho dois irmãos, um mais novo e uma mais velha que há 5 meses me transformou na tia babona da Heleninha. Sou bacharel em ciência da computação e técnica administrativa. Estagiei por 6 meses na universidade em que me formei e trabalhei como analista de suporte por 1 ano e meio em uma transportadora. Aos 19 anos entrei em um projeto de capacitação da Stefanini I.T., onde tive minha primeira oportunidade como desenvolvedora. Passei 2 anos em consultorias de T.I. prestando serviços para empresas financeiras e seguradoras e 3 anos e meio na área de e-commerce no UOL antes de chegar ao Elo7.

4 – Falando sobre hobby, o que gosta de fazer quando não está trabalhando?

Gosto de ir a parques, assistir séries, encontrar amigos, tomar cerveja – não necessariamente nessa ordem – e principalmente viajar!

5 – Tem alguma coisa sobre você que ninguém sabe (mas vai ficar sabendo agora?), uma curiosidade?

– Não sei dirigir e por isso já fui apelidada de Karona Moraes vááárias vezes!
– Odeio fazer compras, independente do tipo.
– Nunca assisti Game of Thrones e fiquei perdida com os nomes dos times da engenharia por quase um mês por conta disso.
– Não gosto de jogos online nem vídeo game.
– Conheço o Daniel Yudi (time Arryn) há 11 anos! Estudamos no mesmo colégio e trabalhamos juntos desde sempre rs.

6 – Sabe aquele quadro famoso de perguntas e respostas rápidas? Em nosso quadro “De frente com o entrevistado Fora de Série”, queremos saber:

COR: Verde.

ESPORTE: Corrida.

COMIDA preferida (feita por você ou por outros)? Restaurante japonês e tutu de feijão da minha mãe em casa.

A melhor viagem da sua vida: Barcelona, Paris, Praga, Amsterdã e litoral de Pernambuco. <3

BANDA/CANTOR(A): Gosto de um pouco de tudo e tenho ouvido muito John Mayer ultimamente.

MÚSICA: Reggae.

FILME: O menino do Pijama Listrado.

SERIADO: O de sempre: Friends. O último que assisti: How to get away with a murderer. Estou assistindo: The Americans e aguardando ansiosamente: Sherlock.

LIVRO: 1984.

ELO7 PRA VOCÊ: O Elo7 tem sido uma experiência maravilhosa! Todos são super comprometidos e dispostos a ajudar, o que faz realmente eu me sentir em casa! <3. Além de SEMPRE ter alguém com fome disposto a sair e salvar meu jantar!

7 – Estamos curiosos por aqui. Você é uma mulher no meio de tantos homens na área. Como é esse dia a dia pra você?

Os homens são mais “bagunceiros” e fazem mais brincadeiras durante o dia, mas acredito que não seja um ambiente diferente de outros do Elo7. Aqui na engenharia somos em 7 mulheres (10%), um número alto comparado a outras empresas que trabalhei. Essa diferença absurdamente grande entre homens e mulheres é muito comum em áreas de tecnologia, porque infelizmente o pensamento comum é “TI é coisa de homem”, sendo que o importante é dedicação, assim como em qualquer outra área de conhecimento.

8 – Você recentemente foi uma das premiadas, ou seja, mais votada no GP Elo7 (prêmio trimestral de reconhecimento pelos valores da empresa) no valor “Respeitar a diversidade de habilidades entre as pessoas”. Como foi receber esse reconhecimento e o que acha do GP?

Vamos lá! Começando o discurso de miss em 3, 2, 1… brincadeira! Fiquei bem feliz com a premiação principalmente pelo valor em questão, que em minha opinião, é um dos principais junto a “Relacionamento e colaboração” que constroem  o ambiente que temos dentro do Elo7. Até o momento não sei quem votou em mim…rs. Acho que o GP é uma dinâmica legal. Já vi em outras empresas algumas premiações que causavam certa competitividade entre os colaboradores, mas acredito que por ser embasada em simbolismo, aqui não é assim. O principal é a brincadeira, interação e a almofadinha fofa de prêmio! <3

9 – O que achou de participar do quadro “Entrevistado Fora de Série”?

Eu adorei! Acho a proposta superbacana e fiquei superfeliz em participar, principalmente neste mês de Março. =)

Agradecemos a participação da Karina e por conhecê-la melhor. Se você tem um palpite sobre quem será o próximo entrevistado fora de série, conta pra gente nos comentários. ;)

Se você tem sugestões para o próximo entrevistado #foradesérie ou para outros temas, comenta aqui ou envia pra gente através do endomarketing@elo7.com.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.