Home | Negócio Criativo | Objeto roubado ou extraviado nos Correios: como resolver?

Objeto roubado ou extraviado nos Correios: como resolver?

Por mais planejamento, precauções e cuidados que os empreendedores tenham para evitar situações de insatisfação com os clientes, algumas coisas podem sair do controle, como o roubo e extravio de pedidos pelos Correios, por exemplo.

Objeto roubado ou extraviado nos Correios: como resolver?

Neste post, vamos te orientar passo a passo sobre como proceder se isso acontecer em sua loja do Elo7, e como lidar com o cliente em casos como esse.

Entre em contato com a Central de Atendimento do Elo7

Em casos específicos como este, há a possibilidade de abrir uma reclamação junto aos Correios para apuração e solicitação de reembolso, caso o extravio seja confirmado.

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento ou via Chat. Em sua solicitação informe o número do pedido e o ocorrido durante o extravio (exemplo: produto roubado, extraviado ou avariado ). Desta forma nossa equipe irá abrir a reclamação para analise dos Correios. Vale lembrar que você irá conseguir acompanhar todo o processo até que ocorra a finalização e resposta final dos Correios para a ocorrência.

Faça o boletim de ocorrência

Principalmente nos casos em que o objeto seja de valor alto, valerá a pena fazer o registro junto a uma delegacia de polícia. O B.O. servirá como documento para solicitar a indenização.

Acione o Procon

Caso os Correios não concedam o reembolso completo, acione o Procon, a fim de deixar protocolada sua reclamação. – Em muitos casos, os Correios se dispõem apenas a cobrir o frete e pagar uma pequena porcentagem do valor do objeto roubado. Se você ainda estiver se sentindo lesado, uma alternativa é recorrer ao Procon. Infelizmente, este processo pode ser bem lento e, até mesmo, não surtir o resultado esperado.

Recorra à Justiça

Outra possibilidade é recorrer ao Juizado Especial Federal da sua cidade munido de todas as provas possíveis: B.O, comprovante de postagem, histórico de venda, ou outras informações que possa provar que aquele objeto foi comprado e devidamente postado nos Correios. Esse é um procedimento que leva muito tempo, mas é possível reaver o valor gasto, além de possíveis danos morais sofridos.

Como proceder com o cliente em caso de produto roubado?

Principalmente em situações adversas, como esta, o seu cliente precisa de uma resposta rápida. Deixe o comprador ciente do extravio/roubo e reenvie o produto. Mantenha-o informado, de forma a passar credibilidade, mostrando que está empenhado em resolver o problema, mesmo que a responsabilidade não seja sua, e ofereça alternativas para resolver a situação.

Você pode tanto devolver o valor que foi pago, quanto perguntar se ele aceita receber um novo produto. Caso ele aceite essa segunda opção, você não deve cobrá-lo pelo frete e precisa informar a nova data prevista para a entrega.

Se possível, envie um mimo, como um brinde para seu cliente, por exemplo. Isso ajudará a reconquistar a simpatia do cliente depois do transtorno.

 Como emitir a 2ª Via Da PLP em casos de pedidos extraviados?

Se o produto foi roubado, extraviado ou avariado quando estava sendo transportado pelos Correios, você pode nos solicitar a 2ª via da PLP para a reposição da mercadoria. 

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento ou via Chat. Em sua solicitação informe o número do pedido e o ocorrido durante o extravio (exemplo: produto roubado, extraviado ou avariado ).

Após a solicitação, a equipe do Elo7 irá te enviar uma cobrança Moip para seu e-mail e após realizar o pagamento, comunique a nossa equipe pelos mesmos canais para gerarmos um novo código de PLP para impressão.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.