Priscilla Saldanha trabalha com mídias sociais e marketing no Elo7 e a cada quinze dias irá trazer para vocês dicas de marketing digital e mídias sociais.
Em seu primeiro post vai fazer uma introdução básica do que são as redes sociais. Entender porque tudo isso começou e quais os benefícios para os artesãos estarem nas redes sociais, para depois começar a se aprofundar no assunto. Confiram!
****
Mas o que são mídias sociais?
Oficialmente, a mídia social é “um termo genérico que define as diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, imagens, vídeos e áudio”. Também dá pra dizer que é uma produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos, sempre sendo produzido de muitos para muitos.
Simplificando um pouco, mídia social é uma plataforma web em que publicamos o que “vem em nossa cabeça” para diversas pessoas, em formato de texto, imagem, link e vídeo.
Como elas interferem no nosso dia a dia?
Antes da internet a gente costumava se reunir para partilhar os acontecimentos das nossas vidas e expor nossas idéias. Por exemplo, quando casávamos, levávamos nossos amigos e parentes para ver a casa nova e as fotos da lua de mel. Agora diretamente da lua de mel enviamos fotos pelo Instagram, mensagens no twitter e as fotos viram álbuns no Facebook. O álbum físico, com capa bonita, virou item especial para os noivos, apenas. Não é mesmo?
Com toda evolução da web, as mídias sociais chegaram para agregar na internet e fazer com que as mensagens sejam disseminadas em uma velocidade cada vez maior.
E quais são os benefícios para o meu negócio criativo?
- O alcance das mensagens é muito maior
- As pessoas “adotam” e interagem diretamente com suas empresas favoritas
- Não existe barreira geográfica!
Quando poderíamos imaginar que teríamos um espaço para falar o que achamos, quando quiséssemos e com qualquer pessoa do mundo?
Isso mostra o quanto as mídias sociais são fortes e quebram barreiras jamais pensadas. Elas conquistaram o espaço e o coração de milhões de pessoas no Brasil e no Mundo. Por isso, cada vez mais as marcas utilizam-se delas para promover seus produtos.
Existem mais de 100 tipos de mídias sociais que vão desde plataformas de imagens e vídeos, até locais para armazenar textos ou aprender idiomas, por exemplo. O importante é saber quais são as mais acessadas aqui no Brasil e quais se adequam ao seu tipo de marca/produto, para que ele seja apresentado e divulgado com maior impacto.
Atualmente, Facebook, Twitter, Linked In e YouTube são as mídias sociais mais utilizadas por pessoas físicas e empresas. Outras que também vivaram as “queridinhas dos internautas” foram o Instagram, Flickr e Pinterest.
Nos próximos posts, vou explicar características, utilidades e funções de cada uma delas para que vocês conheçam as principais de maneira mais profunda e depois possam avaliar quais valem a pena utilizar para a divulgação do seu trabalho. Ok?
Até a próxima! Xêro!