Home | Negócio Criativo | Traçar e realizar suas metas em 2017

Traçar e realizar suas metas em 2017

Começo de ano é sempre um momento em que todos nós temos aquela sensação de segunda chance. Porém, a maioria das pessoas têm muita dificuldade em concretizar as metas que traçou. Neste artigo vou te dar algumas dicas para traçar e realizar suas metas em 2017!

Traçar e realizar suas metas em 2017

Traçar e realizar suas metas em 2017

Pela minha experiência como coach, terapeuta e facilitadora, vejo que a maioria das pessoas que não consegue realizar suas metas pode passar por 3 tipos de impasse:

  • Não conseguir fazer um planejamento porque não sabe direito o que quer ou como fazer para conseguir.

Se for esse o caso, provavelmente você começa mil coisas e não termina nada (dieta, trabalho, projeto, estudo etc), ou nem começa…

  • Passar o tempo todo planejando e não tirar do papel.

Isso pode acontecer porque você acha que sempre está faltando uma informação, ou porque você faz um planejamento impossível de ser colocado em prática, ou depende de muitos fatores externos.

  • Colocar o planejamento em prática, e mesmo assim, sentir que fracassou.

Se esse for o seu caso, o problema pode não estar na execução, mas sim no momento de definir uma meta que realmente tenha sentido para você.

 1. Não tenha medo de colocar seus objetivos no papel:

Primeiro escolha apenas uma meta descreva da forma mais detalhada possível. Eu sei que são muitas ideias, muitas possibilidades, mas faça isso agora, com apenas uma ideia. De preferência, aquela que faz você se sentir melhor e mais leve.

Existem várias técnicas para escrever uma meta detalhada, mas uma forma simples de fazer isso é escrever o que você quer e o que precisa acontecer para você ter certeza de que conseguiu concretizar seu objetivo.

2. Entenda qual é o verdadeiro objetivo por trás da meta:

Depois disso, olhe para o que você escreveu e responda as perguntas abaixo:

– O que a concretização desse objetivo representa para você? Qual será o seu verdadeiro sentimento ao realizar essa conquista?

O que você quer não são coisas, e sim a forma como essas coisas farão você se sentir. Queremos preencher um vazio. Trazer à tona qual é esse vazio é ter claro para si qual é o verdadeiro objetivo que se deseja alcançar, e através disso, perceber que podem existir outros caminhos para se chegar até ele. Vou dar um exemplo de como fazer essa reflexão:

Vamos supor que seu objetivo para 2017 seja “aumentar o meu faturamento mensal para R$ 3.000,00 até dezembro. Para isso vou estudar sobre gestão do negócio, conhecer o perfil dos meus clientes e organizar melhor as finanças.”

Um exemplo de resposta sobre qual sentimento que a realização desse objetivo trará pode ser “sentir que as pessoas que hoje não valorizam meu trabalho, começarão a enxergar valor, e sentirei que sou reconhecida!

Neste caso, o seu verdadeiro objetivo é conquistar a admiração dos outros. Portanto, o vazio que você sente é a insegurança, e a forma de preenche-lo é aumentando sua autoconfiança. De que outra forma você pode aumentar sua autoconfiança? Como você vai dar os passos necessários para fazer seu negócio dar certo se nem você mesma acredita em si?

3. Posicione o quanto antes a primeira peça do seu quebra-cabeças

Pense que o processo de traçar e realizar suas metas é semelhante a imagem de um quebra-cabeças que você deseja montar. Para conseguir montá-lo, é necessário que você posicione a primeira peça. Só a partir daí você encaixa outras peças, pois a primeira peça é uma base para você “enxergar” as próximas peças. E a cada peça que você encontrar, a capacidade de enxergar mais peças aumenta. O processo se torna exponencial.

Trazendo essa metáfora para a nossa vida: Você precisa escolher um objetivo verdadeiro e dar o primeiro passo! Não adianta definir o objetivo, fazer um super-hiper-mega planejamento, mas ficar com medo de agir!

+ Veja como traçar metas poderosas e transformadoras para 2017

+ 10 dicas para começar o ano com o pé direito

Quando você dá o primeiro passo em direção ao seu objetivo, a vida começa a aproximar todas oportunidades – as outras peças – para que você consiga realizá-lo. Você terá olhos para enxergar o caminho e estará aberto para novas possibilidades. E é isso que fará com que você não desista, nem se decepcione, nem sinta que fracassou.

Como colocar as dicas para traçar e realizar suas metas em prática?

Traçar e realizar suas metas em 20171

Planner de mesa Paper lace

– Não baseie o seu objetivo naquilo que você não deseja: no exemplo acima, ao invés de não querer sentir insegurança, o objetivo deve ser aumentar sua autoconfiança.

– Não trace seus objetivos esperando uma realização que vem de fora: no exemplo, não espere que os outros enxerguem o seu valor, pois você não pode controlar o que está fora de você.

– Comece! Afinal, “Toda jornada começa com o primeiro passo.” (Lao-Tsé)

Espero ter te ajudado a entender a importância de se percorrer essas etapas. E que você consiga definir e concretizar seus objetivos mais importantes, com mais facilidade a partir de agora!

Se você quiser ajuda para colocar essas etapas em prática, te convido a participar do Encontro Online “Transformando Sonhos em Conquistas” comigo! O valor da participação é de R$ 35,00 e serão no máximo 9 participantes por turma. Vou conversar com todos, um a um, para ajudar a fazer de 2017 o melhor ano da sua vida! Saiba mais aqui!

Você também pode participar do meu novo curso na Eduk: “Gestão do Tempo para Empreendedores Criativos”. A transmissão será ao vivo e gratuita nos dias 30 e 31/01, das 14h às 17h. Reserve seu lugar aqui!

E você, quais dicas utiliza para traçar e realizar suas metas? Compartilhe aqui nos comentários!

Imagem de capa: Design by me

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

Veja mais posts deste autor.