Home | Novidades | Costelinha na pressão: receita superfácil

Costelinha na pressão: receita superfácil

Quem gosta de praticidade na cozinha vai curtir essa receita: costelinha na pressão, superfácil de fazer e ainda por cima com três ingredientes!

costelinha-na-pressao

Costelinha na pressão: ingredientes

  • 1 costelinha suína, copa lombo suíno ou costela bovina (aproximadamente 1,5kg)
  • 1 cebola grande cortada em fatias grossas
  • 1/2 taça de vinho branco ou tinto seco

Modo de preparo

  • Tempere a costelinha ou a carne de sua preferência a gosto. Uma dica é utilizar sal grosso para temperar ou ainda deixar a carne marinando no tempero caseiro que passamos a receita aqui junto com sumo de limão.
  • Corte uma cebola grande em fatias e cubra o fundo da panela de pressão.
  • Acomode a costelinha ou a carne que utilizará sobre a cebola e regue com o vinho.

costelinha na pressão receita

  • Feche a panela de pressão, ligue o fogo alto e, assim que começar a pegar pressão, abaixe o fogo e deixe a carne cozinhando por cerca de 40 minutos.
  • Desligue o fogo, deixe a pressão da panela sair naturalmente e abra. Verifique o ponto da carne, ela deve ficar bem suculenta, desmanchando mesmo! Se for necessário, volte à pressão por mais alguns minutos.
  • Você vai perceber que a carne não vai ter aquela cor dourada e apetitosa que gostamos! Então, é hora de deixá-la dourando na própria panela de pressão, com o caldo e gordura que soltou.

Sugestão de molho

Depois que a carne dourar, retire-a da panela e coloque um pouco de água (aproximadamente 200ml) e 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo para fazer um molho que aproveite todo o sabor da carne que sobrou no fundo da panela. Mexa de vez em quando e deixe reduzir, até ficar em ponto de molho. Sirva sobre a carne!

+ A receita combina perfeitamente com esse purê de maçã e especiarias

pure-de-maca3
Purê de maçã com carne de porco: combinação perfeita!
Dicas

Não se preocupe em colocar água na panela, como as carnes que indicamos são bem suculentas (e também possuem teor de gordura maior), ela cozinhará com o próprio caldo.

Não deixe de aproveitar o fundo da panela para fazer algum tipo de molho! Essa parte é saborosíssima, vale a pena.

Peças de carne magra precisarão de mais líquido para cozinhar. O tempo também pode variar de peça para peça.

Se quiser aproveitar o cozimento, coloque algumas batatinhas com casca junto com a carne. Elas ficarão bem cozidas, desmanchando mesmo!

+ Natal criativo e feito à mão, confira aqui

+ Jogos americanos para sua mesa ficar linda!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.