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Lancheira saudável: como montar uma no capricho

A proximidade da volta às aulas já faz os pais pensarem nos materiais escolares. Mas e a lancheira saudável, já está na lista de planejamento para quando os pequenos retornarem à rotina escolar? A dificuldade em montar a lancheira fica para trás com as dicas que selecionamos nesse post. Confira!

Lancheira saudável: por onde começar

Se a falta de criatividade para montar a lancheira do seu filho ou filha é cena frequente, fique tranquilo(a): muitos pais passam diariamente por isso também! Mas com planejamento, dá para criar lancheiras mais saudáveis sem deixar a praticidade de lado. Quer ver só?

Pense nos grupos de alimentos: para o lanche, seu filho ou filha precisará de uma fonte de proteína, uma de carboidrato e uma de fibras.

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Considere também fazer substituições inteligentes

Alguns exemplos de substituições que valem a pena:

  • Os frios como salame e presunto por patês feitos em casa com atum, frango desfiado ou queijos.
  • Pãozinho industrializado por uma versão feita em casa ou que leve legumes ou tubérculos em sua composição.
  • Suco de caixinha por suco integral fresco (preferencialmente de frutas que demorem mais para oxidar e comprometer os nutrientes, como o maracujá ou abacaxi).
  • As frutas de sempre por uma salada de frutas com um pouco de cereal ou granola por cima.
  • O bolinho recheado industrializado por uma versão caseira e feita com farinha integral. Se assar em casa, faça já duas opções de sabores para variar entre os dias da semana.

Sugestões de lancheira saudável

Para atender todos os grupos nutricionais, a lancheira deve conter:

  • 1 fruta ou porção (banana, morangos, melancia picada, abacaxi, kiwi, maçã, melão, pera…)
  • 1 fonte de carboidrato (um pedaço de bolo ou lanche feito com pão saudável e recheado com patê de queijo ou atum ou frango ou ovo)
  • 1 fonte de proteína (iogurte, patês que mencionamos acima também são uma boa opção)

Suco, água e/ou água de coco para manter a hidratação. Se já tiver fruta na lancheira, a água de coco dá conta do recado.

Se o filhote aceitar bem, coloque também uma porção de oleaginosas (castanhas) na lancheira.

Cuidados com a lancheira

Coloque os alimentos frescos sempre em recipientes hermeticamente fechados. Os sucos devem ser colocados também em garrafinhas térmicas para durarem mais tempo e ficarem com temperatura fresca. Se colocar iogurte, congele antes para não estragar durante o período em que ficará fora da refrigeração.

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Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

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