Home | Casa | Quando montar a árvore de Natal 2023?

Quando montar a árvore de Natal 2023?

Chegou o momento em que todo mundo se pergunta: quando montar a árvore de Natal? A casa já começa a entrar no clima natalino e há um período certo para preparar a tão esperada árvore!

Quando montar a árvore de Natal?

De acordo com a tradição cristã, o dia certo de montar a árvore de Natal em 2023 é no dia 03 de dezembro, data do primeiro domingo do advento.

A Árvore de Natal deve ser montada no dia 03 de dezembro de 2023 (imagem)

Natal Elo7: os produtos mais criativos e #foradesérie para presentear e decorar sua casa!

Mas de onde vem a tradição de montar a árvore de Natal nessa data?

Como o advento é um período cristão que antecede o nascimento de Cristo, a tradição diz que aí é que se inicia os preparativos da árvore de Natal. E uma curiosidade bem bacana: a ideia é montar o pinheiro de Natal aos poucos, com uma decoração mais simples. Com o passar dos dias, principalmente na segunda quinzena de dezembro, se intensifica a preparação e decoração da árvore, com mais enfeites.

Árvore de Natal clássica
Árvore de Natal clássica

O significado da árvore de Natal

A Árvore no Natal representa a vida. Mais do que isso, o pinheiro é a escolha porque mesmo durante o inverno rigoroso, a árvore se mantém verde e não perde sua folhagem. Por outro lado, os enfeites representam as qualidades relacionadas ao advento, como a paz, o amor, a bondade, a compreensão e a prosperidade.

Árvore de Natal branca e dourada
Árvore de Natal branca e dourada

Quando montar o presépio natalino?

Há muitas famílias que também aproveitam esse período para montar o presépio, mas esse tem data diferente para ser montado. A tradição cristã indica que o presépio pode ser montado no dia 11 de dezembro, terceiro domingo do advento. Essa data é marcada pela leitura do Evangelho da anunciação de Jesus à Maria pelo anjo Gabriel. Além disso, muitas famílias também preferem essa data para montar a árvore de Natal.

Quando montar o presépio natalino?
Presépio natalino feito em amigurumi. Encontre aqui

Quando desmontar a árvore de Natal?

A data para desmontar a árvore de Natal é no dia 06 de janeiro, Dia de Reis. De acordo com a tradição cristã, essa é a data em que os reis magos chegaram à Belém.

Que tal fazer sua própria árvore de Natal e decorar a casa?

Árvore de Natal minimalista
Árvore natalina minimalista é a opção ideal para quem tem pouco espaço!

Separamos algumas boas ideias para fazer em casa junto à família, às crianças ou sozinho(a) mesmo!

Gostou de descobrir quando montar a árvore de Natal e das curiosidades dessa tradição? Então aproveite para conferir também as dicas de como montar árvore de Natal aqui!

Imagem

Crédito da imagem em destaque: Ideal Home

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.