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Volta às Aulas 2024: como configurar a loja?

Quer aprender como configurar a sua loja do Elo7 e deixá-la preparada para atrair muitos clientes e aumentar as chances de concretizar vendas no Volta às Aulas 2024? Confira todas as dicas que separamos para você!

Volta às Aulas 2024: como configurar a loja?

Mochila e estojo duplo material sintético Dinossauro – loja Ateliê Angels Mimos

Revisão de produtos existentes e criação de novos produtos

Faça uma revisão dos produtos que você oferece em sua loja e analise quais deles oferecem oportunidades para você vender mais no Volta às Aulas 2024.

Considere os produtos com melhor histórico de vendas em sua loja ou com maior potencial de vendas nessa época do ano e também aqueles que são tendências no seu nicho de mercado.

Pesquisa de tendências

Esteja atento às tendências de cores e design em geral, pois elas frequentemente afetam a indústria de papelaria e artigos para o volta às aulas. Isso inclui estar atento à moda, cores, estampas, decoração e estilo de vida.

Defina o público-alvo para seus produtos

Ao fazer a revisão de produtos e planejar o lançamento de novos produtos, pense defina quem será o público-alvo dos seus produtos como: estudantes, pais, professores, entusiastas de material de papelaria, etc. Isso ajudará a adaptar seus produtos e estratégias de marketing para oferecer o que seus eles estão buscando.

Capriche nas fotos

Quando os clientes visitam sua loja online, a primeira coisa que veem são as imagens dos produtos. Fotos de qualidade transmitem profissionalismo e cuidado com os detalhes, o que pode imediatamente atrair o interesse do cliente.

Crie fotos de estilo de vida em cenários reais

As fotos de estilo de vida, também conhecidas como fotos lifestyle, buscam criar conexões emocionais e mostrar como o produto pode se encaixar na vida dos seus consumidores.

Nesse estilo de fotografia de produtos, é comum que os itens sejam capturados em cenários “reais”. Por exemplo, um caderno pode ser mostrado em cima de uma escrivaninha com outros itens de papelaria, enquanto mochilas podem ser fotografadas nas costas de um modelo.

+ Confira aqui 5 dicas para usar modelos em suas fotos

Refil Inserts para Caderno Disco Cerejinhas – loja Meu Querido Diario

Edite as fotos em aplicativos de edição para melhorar a qualidade da foto. O brilho, contraste, nitidez e enquadramento são detalhes que fazem toda a diferença em uma foto! Para ajustar a luz e outros detalhes na sua foto você sempre pode experimentar usar aplicativos de edição e fazer ajustes direto no seu celular utilizando ferramentas online como o Fotor e Canva.

Não utilize bordas, montagens, molduras, marcas d’água, logomarca ou textos avulsos na imagem do seu produto. Esses pontos impedem que seu produto seja divulgado tanto no Google Shopping quanto nas comunicações de e-mail e redes sociais do Elo7.

Utilize todas as 5 fotos disponíveis para mostrar ângulos diferentes, detalhes e acabamentos. Isso oferece aos clientes uma visão completa do produto.

Reveja o título

O título de seu produto deve ser objetivo, descritivo e conter as características principais, para que o algoritmo conecte seus itens às buscas de quem procura esse tipo de produto. Confira abaixo como criar o título de novos produtos e aproveite para revisar o título de produtos já cadastrados em sua loja:

Use os termos que são mais buscados no Elo7 e que são tendência para a construção do título, caso eles sejam relacionados.

Entre os produtos mais buscados no Elo7 relacionados ao volta às aulas entre outubro e dezembro de 2021, e janeiro e março de 2022, estão:

  • Escolar
  • Mochila infantil
  • Etiquetas escolares
  • Kit higiene escolar
  • Mochila personalizada
  • Estojo personalizado
  • Caderno personalizado

O que devo evitar ao escrever o título?

  • Não utilize somente LETRAS MAIÚSCULAS.
  • Não utilize palavras como “frete grátis” ou “promoção”. Isso prejudica o aparecimento dos produtos em ferramentas de anúncios.
  • Não duplique títulos. Aproveite todo o espaço de 50 caracteres para diferenciar seus produtos. Quanto mais informações você passar, melhor.

Verifique as tags

As tags complementam a descrição e o título e contam muito para que seu produto seja achado mais facilmente nas buscas do Elo7. Cada produto que você cadastrar poderá receber no máximo 20 tags; cada tag deverá ter até 60 caracteres e deve ser pensada para descrever o seu produto de maneira concisa e direta.

Confira as sugestões de palavras que você pode incluir na lista de tags relacionadas ao seu produto:

  • Qual produto? caderno, mochila, etiquetas personalizadas;
  • Quem pode usar? infantil, adulto, professores, bebê, unissex, feminino, masculino;
  • De qual material/técnica é feito? encadernação artesanal, papel kraft, bordado, couro, papelão;
  • Qual a cor principal? rosa, transparente, branco, espelhado;
  • Onde posso usar? mesa, porta, mochila, material escolar;
  • Qual a sazonalidade? Escolar, Volta às Aulas
  • Qual a textura/estampa/formato? estampado, floral, colorido, xadrez, retangular;
  • A qual categoria seu produto pertence? Observe as categorias que temos na home do Elo7 e suas subcategorias. Veja em qual seu produto se encaixa e adicione este nome em sua descrição. Exemplo: Papel e cia, agenda, caderno (podem estar juntas ou separadas por vírgulas).

Dica: evite inserir seus produtos na categoria “Outros” ou inserir manualmente a categoria.

Kit volta as aulas – loja Coisas de Maria Criações em Tecidos

Capriche na descrição

Confira estratégias e técnicas para criar descrições de produtos eficazes e informativas que irão atrair clientes e incrementar suas vendas:

  • Crie um breve texto descritivo com informações e diferenciais do seu produto;
  • Divida o texto em parágrafos curtos, use títulos e listas com marcadores para tornar a leitura mais fácil;
  • Fale sobre como o produto pode melhorar a vida do cliente.
  • Destaque os benefícios específicos, como conveniência, durabilidade, etc;
  • Fale sobre a técnica utilizada na criação do seu produto;
  • Informe as características físicas do produto como: tamanho, peso, materiais e acabamento;
  • Informe as cores e personalizações disponíveis;
  • Descreva os cuidados especiais para conservação e limpeza de seus produtos;
  • Evite usar termos técnicos. Lembre-se de que nem todos os clientes são especialistas no assunto. Use linguagem acessível e evite termos técnicos que possam confundir seu cliente;
  • Às vezes, contar uma história sobre o produto, sua origem, ou como ele pode ser usado em situações do dia a dia pode criar um vínculo emocional com o cliente.

Atente-se ao prazo de produção

Elabore um cronograma considerando as datas de início e de conclusão de cada produto. Isso te ajudará a planejar quanto tempo será necessário para concluir todas as etapas da produção.

Atenção com o prazo de entrega

Se você trabalha com produtos personalizados ou por encomenda e precisa de tempo para ser confeccioná-los, precisa considerá-lo na hora de fechar uma venda. Afinal, se seu cliente compra um produto para presentear alguém no Ano Novo, é importante ter certeza que ele chegará dentro do prazo para evitar qualquer transtorno. Inclua essa informação nas políticas da sua loja.

Como imprevistos podem acontecer, evite definir um prazo muito apertado. Sempre deixe uma margem de folga e surpreenda seu cliente ao enviar o pedido antes do prazo, se possível. Não esqueça também de revisar os prazos de produção de cadastros antigos.

Reveja o preço dos produtos

Aproveite a movimentação dessa data e ofereça descontos para incentivar a compra. Ofereça um bom desconto em alguns produtos com bastante saída. Assim, você aproveitará o maior tráfego em sua loja e aumentará as suas chances de concluir um maior número de vendas.

Além disso, ao oferecer o recurso de preço promocional você sairá na frente com o Google Shopping, que favorece os produtos com os descontos.

Reveja as políticas da loja

As políticas da loja ajudam a proteger cliente e vendedor e podem evitar desentendimentos, além de transmitir muito mais credibilidade e profissionalismo ao seu negócio. Esse é o lugar onde você pode detalhar seus processos. O que o comprador precisa saber antes de comprar?

Revise se as informações estão atualizadas e contemplam pontos importantes relacionados a:

  • prazo de produção e envio;
  • política de trocas devoluções;
  • prazos de resposta;
  • prazo para cancelamento de pedidos;
  • opções de frete.

Veja também:

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Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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