Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Volta às Aulas 2024: como se preparar?

Volta às Aulas 2024: como se preparar?

O período de volta às aulas reserva muitas oportunidades para diversos nichos criativos e categorias de produtos. Quer aprender como deixar a sua loja preparada? Então, confira as dicas que separamos para você!

Volta às Aulas 2024: como se preparar?

Volta às Aulas 2024: como se preparar?
Bloquinho Personalizado Volta às Aulas – loja Juju Ateliê

1. Não se prenda apenas aos materiais escolares

Muitos empreendedores associam as oportunidades de vendas do volta às aulas apenas aos materiais escolares e itens de papelaria. Mas esse nicho é muito mais amplo e pode oferecer oportunidades para diversos outros, como:

  • Produtos para professores: carimbos personalizados, cartelas de adesivos de incentivo, jaleco de professores;
  • Itens para organização de estudos: organizadores de mesa, organizadores de gaveta;
  • Atividades fora da sala de aula: kit natação, roupas e acessórios de ballet;
  • Acessórios para crianças e bebês: bolsa para creche, kit de higiene infantil, toalhinhas bordadas;
  • Produtos para estudantes universitários: jaleco personalizado para estudantes, porta estetoscópio.
Caixas Organizadoras para Mesa de Estudo – loja BilaBiloca by Retecer, Jaleco biomedicina com nome e emblema – loja Medstillo, Kit Pedagógico Carinhas G – loja Nova Carimbos

2. Estude as tendências e oportunidades do seu nicho

Por mais que os produtos relacionados ao período de volta às aulas não mudem tanto de um ano para o outro, é importante estar atento às tendências do seu nicho.

Acompanhe as tendências de cores, estampas e design

Esteja atento às tendências de cores e design em geral, pois elas frequentemente afetam a indústria de papelaria. Isso inclui estar atento à moda, cores, estampas, decoração e estilo de vida.

Leia blogs e acompanhe influenciadores de papelaria

Siga influenciadores, empresas e comunidades de papelaria nas redes sociais. O Instagram e o Pinterest, em particular, são ótimos lugares para descobrir as últimas tendências de design e produtos.

Fique de olho nos seus principais concorrentes

Esteja atento às estratégias e produtos de seus concorrentes. Isso pode ajudá-lo a identificar oportunidades que eles podem estar deixando de lado.

3. Aprenda com suas vendas anteriores e com seus clientes

Ao planejar a sua produção, analise as vendas passadas da sua loja para identificar os produtos que tiveram melhor desempenho. Além disso, verifique quais os estilos ou designs atraíram mais os clientes e analise a possibilidade de usá-los como referência para criar novos produtos.

Você também pode criar caixinhas de perguntas ou enquetes nas redes sociais para conhecer mais a fundo as necessidades dos seus clientes e entender quais tipos de produtos, cores, estampas, formatos ou tamanhos os seus clientes e seguidores tem mais interesse.

4. Atenção com o prazo de entrega

Se você trabalha com produtos personalizados ou por encomenda e precisa de tempo para ser confeccioná-los, precisa considerar esse tempo na hora de fechar uma venda. Afinal, se seu cliente compra um produto para voltar às aulas, é importante ter certeza de que ele chegará dentro do prazo para evitar qualquer transtorno. Inclua essa informação nas políticas da sua loja.

Como imprevistos podem acontecer, evite definir um prazo muito apertado. Sempre deixe uma margem de folga e surpreenda seu cliente ao enviar o pedido antes do prazo, se possível. Planeje-se com antecedência, esteja preparado para enfrentar imprevistos e, acima de tudo, aproveite a oportunidade para encantar e fidelizar seus clientes.

Veja também:

+ Como aproveitar os feriados de novembro 2023 para vender mais?

+ Ano Novo 2024: como configurar a loja?

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.