Home | Faça você mesmo | Bolsa anti-cólica para os bebês com desconforto

Bolsa anti-cólica para os bebês com desconforto

Bolsa anti-cólica é o tema do nosso passo a passo de hoje, afinal, é muito especial para as mamães cuidarem bem do seu filho, não é mesmo? O pequeno chora diferente alertando que alguma coisa não está bem? Pode desconfiar que é cólica! Quem tem bebê sabe como é comum ele sentir dores abdominais, que são muito comuns até o quarto mês e muitas vezes no final da tarde e fazem com que o seu abdômen se contraia. Mas como evitar ou diminuir essas cólicas? Usando bolsa anti-cólica.

Bolsa anti-cólica: fácil de fazer!

Bolsa anti-cólica aprenda a fazer com o PAP Elo7

O diferencial do nosso passo a passo são as ervas. Utilizamos camomila e erva doce, que além de deixar o aroma do ambiente mais cheiroso, acredita-se que o perfume alivie a pressão e relaxa. Pesquisas demonstram que a camomila relaxa as emoções, músculos e ondas cerebrais, além de acalmar o bebê fazendo com que eles muitas vezes até durmam.

Bolsa anti-cólica materiais PAP Elo7

Você vai precisar de:

  • Máquina de costura
  • Tecido
  • Alfinete
  • Arroz
  • Ervas variadas

Passo a passo:

Bolsa anti-cólica passo a passo 1

Corte um pedaço de tecido no tamanho de 19x16cm. Dobre-o ao meio deixando-o retangular. Alfinete caso necessário e leve para a máquina. Passe uma costura em toda a borda deixando uma abertura pra que você vire o tecido futuramente.

Bolsa anti-cólica passo a passo 2

Depois com a ajuda da tesoura recorte os cantos para a hora que desvirar fique pontudo. Se precisar, utilize um pincel para revirar o tecido e alinhar os cantos. Para colocar o arroz e as ervas dentro do saquinho você pode usar um funil ou mesmo uma pequena colher. Para fechar o tecido, você pode fazer uma costura invisível ou mesmo passar uma costura na máquina na pontinha de todo o saquinho. E tcharam! A sua bolsa anti-cólica para bebês está pronta para ser utilizada.

Bolsa anti-cólica veja como ficou o resultado

No passo a passo usamos as seguintes ervas: camomila e erva doce. Porém, você pode também utilizar outras ervas ao seu gosto.

Dica: a técnica foi dada, agora use toda a sua criatividade para personalizar o seu saquinho de cólica. Vale fazer bonequinhos fofos para que o seu bebê aproveite para brincar enquanto não usa.

Modo de uso:

Leve ao micro-ondas para aquecer o saquinho com o arroz e as ervas. Lembre-se apenas que cada micro-ondas tem potências diferentes, por isso, aqueça começando por 10 segundos, depois se não for o suficiente mais 20 segundos e assim por diante. Importante também lembrar que a pele do bebê é mais sensível do que a nossa, por isso, não deixe muito quente e prove antes na sua pele.

>> Gostou do nosso passo a passo? Veja outros feitos à máquina que já saíram aqui no blog.

Curtiu a ideia mas não tem máquina ou não sabe fazer? Tudo bem! Aqui no Elo7 tem algumas opções para o seu bebê ficar tranquilinho!

Imagem: destaque lojista Elo7 holistica

Conhecida profissionalmente no mundo craft como Xu Seixas, essa paulistana do cabelo rosa adora costurar, andar de patins, ouvir música, dançar loucamente e papear! Dona do site Eu Amo Costurar, agora também ajuda a comunidade Elo7.

Veja mais posts deste autor.

27 comentários

  1. Oi amei a dica de saquinho para cólica de bebê, mas, eu posso usar as ervas secas de saquinho ou é outro tipo, me oriente por favor. Obrigada : ) : )

    • O melhor é vc usar ervas secas compradas soltas em casas de produtos naturais. São mais puras e bem mais barato. A camomila é ideal.
      Outra dica da pra aquecer passando o ferro tbém.
      O arroz é só para dar peso, pode ser dispensado.

  2. Adorei a ideia….agora é por em pratica…..bora lá…..
    Obrigada pela dica…

  3. Olá, adorei o post, só fiquei com uma dúvida, esse saquinho pode esquentar no microondas? Já vi uns desse modelo para vender e diz para esquentar no micro por 30 seg. Obrigado

    • Juliana Seixas

      Olá Érika, tudo bem?

      Pode sim esquentar no microondas. Na verdade, ele só “funciona” mesmo ao ser levado ao microondas. Dependendo da potência do seu microondas o tempo pode variar, por isso, indico para você ir testando de 10 em 10 segundos e ver qual é o melhor tempo. Beijos e obrigada

  4. Boa tarde, que idéia otima. gostaria de tirar uma dúvida em relação a quanto de arrroz e ervas coloco no saquinho, de modo a não ficar muito pesado para o bebe e tbm não perder a eficiencia. Pode me ajudar ? Tipo 3 colheres ?? Obrigada.

    • Juliana Seixas

      Olá Fulvia,

      Varia de pessoa para pessoa. Recomendo que você coloque 2 a 3 colheres e teste. Lembrando que as ervas quando esquentadas elas exalam um cheiro que fica um pouco mais forte. E não podemos esquecer que cada erva é diferente em sua potencialidade. Então o ideal mesmo é ir testando ok? Beijos e obrigada!

  5. olá amei a ideia ,mais vi que colocou arroz ,pra que serve o arroz? nao vai estragar a bolsinha ? se eu for fazer pra vender tem que por o arroz? e se a pessoa precisar lavar como faz ,aguardo a resposta pois gostei muito da ideia ,beijos e parabens !

  6. Amei. Mas não tem problema em levar o pano para o microondas.

  7. Adorei! Vou fazer para dar de presente, vou fazer um forro (outro) saquinho para colocar o arroz e as ervas, assim podemos tirar para lavar.bj

  8. adorei queio opap da xu seixas

  9. Amei a dica mas como utilizo sem microondas? Não usamos microondas em casa.

    • Juliana Seixas

      Oi Alilia, tudo bem? A única opção é micro-ondas mesmo.

      • Pode esquentar com ferro elétrico. . So cuidado com a temperatura

        • Juliana Seixas

          Acabei de ficar sabendo… eu não tinha esse conhecimento! Vou testar e se ficar bom mesmo eu coloco aqui no post :) Beijos e obrigada

    • Alilia Muller – eu aqueço com o ferro e funciona muito bem. Demora um pouquinho mais. Se vc dizer 2 enquanto usa uma esquenta outra. São minutos 2 no maximo. A minha é de flanela com camomila e segura bastante tempo a temperatura.

      • Juliana Seixas

        Que legal! Eu não sabia… bom saber. Vou tentar e se funcionar eu adiciono no texto :) Beijos

  10. Quanto de arroz? Pode ser mto pesado

  11. Para que serve o arroz?!

    • Juliana Seixas

      Olá Samantha, tudo bem? O arroz serve para aquecer a bolsa :) Beijos

  12. Olá! Amei a ideia e já quero colocar em prática. Tenho duas dúvidas. Gostaria de saber se tem validade, pois acredito que com o passar do tempo as ervas percam a funcionalidade. E o arroz, poderia ser trocado por alpiste?

    • Juliana Seixas

      Oi Vanessa, tudo bem? Eu nunca testei com alpiste. Se por acaso vocês testar me avise :) Acredito que tenha uma certa validade, mas não sei de quanto tempo é. O que sei, é que as ervas naturais elas se ativam com o calor, então podemos deixar no sol também. Beijos