Home | Faça você mesmo | Como encapar caderno: prepare o material escolar

Como encapar caderno: prepare o material escolar

Mesmo agora na reta final do ano escolar, muitos pais aproveitam o período antes do aumento dos materiais escolares para já garantir os insumos do próximo ano. E para também reaproveitar o que sobrou desse ano, a seleção de dicas de como encapar caderno vem em boa hora. Nem tudo o que foi comprado foi utilizado e alguns cadernos podem tem reaproveitamento.

Que tal deixá-los de cara nova?

como-encapar-caderno2

+ Encontre cadernos únicos, criativos e feitos à mão

+ Encadernação artesanal, inspire-se com essa curadoria

Como encapar caderno com papel

Esse é um dos faça você mesmo que selecionamos para dar uma segunda chance a um caderno ainda utilizável.

Para isso, você precisará de caderno de brochura, tesoura, papel kraft (papel pardo), papel estampado ou papel de presente, cola branca e washi tape.

como-encapar-caderno

Para encapar com perfeição, abra o caderno e meça o tamanho do papel que você vai precisar de acordo com o tamanho da capa + contracapa do caderno. Deixe uma folga de aproximadamente 2 cm para cada lado da capa, assim não haverá dificuldades ao encapar.

Também é necessário fazer alguns picotes no papel para que não fique marcas ou sobras. Todo o passo a passo com fotos você pode conferir nesse link aqui.

+ Papéis para scrapbooking: utilize-os para encapar seus cadernos também

Como encapar caderno com tecido

como-encapar-caderno5
Crie um mix de texturas com uma composição de tecidos diferentes

Encapar o caderno com tecido é uma ótima ideia para cadernos com uso esporádico, como os de receita ou de finanças. Para encapar com tecido e deixar com aquele toque levemente macio, coloque antes do tecido uma manta acrílica fina.

Os materiais necessários são: caderno brochura, manta acrílica, tecido, cola branca, tesoura, papel kraft.

Corte a manta acrílica na mesma medida da capa do caderno.

Corte também um tecido de preferência de algodão, deixando 3 cm de margem para cada lado.

Cole a manta acrílica na capa do caderno. Depois, posicione o caderno no meio do tecido e cole as laterais, você pode reforçar com fita até que a cola seque por completo.

Corte o excesso de tecido nas quatro pontas, deixando-as em diagonal.

Dê um pique também no meio, na parte do miolo do caderno, em cima e embaixo.

Para dar acabamento no caderno, cole o papel kraft nas contracapas, assim, as partes de tecido colado ficarão escondidas!

Um outro jeito de encapar caderno com tecido é utilizando termocolante
Um outro jeito de encapar caderno com tecido é utilizando termo colante, como neste faça você mesmo (em inglês)

+ Tecidos em algodão para suas criações

+ Encontre também manta acrílica para encapar seus cadernos aqui

Como encapar caderno com plástico

Quem tem 25 anos ou mais (não revelemos nossa verdadeira idade!), deve se lembrar do plástico quadriculado azul com branco, amarelo com branco ou vermelho com branco que era muito utilizado para encapar os livros e cadernos da escola. Com essa belíssima e saudosa capa, vinha também no combo a etiqueta adesiva de identificação com nome e matéria e aquela borda vermelha e arredondada.

como-encapar-caderno9

Nostálgico ou não, encapar caderno com plástico é uma das formas de deixá-lo durável por mais tempo.

E se o plástico quadriculado está quase em extinção, que tal utilizar o plástico de um embrulho de presente bonito ou até mesmo uma embalagem bacana?

Os materiais necessários são: caderno de brochura, plástico de sua escolha, tesoura, fita adesiva (cola não vai pegar).

O processo de como encapar caderno com plástico é bem parecido com o de papel, é necessário abrir o caderno, tirar a medida da capa e contracapa e deixar folga de pelo menos 2 cm em cada margem.

Comece fixando com fita adesiva uma das laterais do caderno, dobre a ponta do plástico na diagonal e dobre mais uma lateral do plástico. Faça o mesmo processo em todas as laterais do caderno, tomando o cuidado do plástico não ficar repuxado ou torto.

Dica: você pode colocar recortes, fotos ou embalagens fofas na capa original do caderno e passar um plástico transparente por cima, ou ainda papel Contact transparente.

Como encapar caderno com washi tape

como-encapar-caderno3

Seu caderno ficará único ao ser encapado com washi tapes! Para isso, escolha estampas de fitas decorativas que combinem entre si e vá colando tiras na capa. Para não soltar facilmente, corte a fita com 1 centímetro a mais para cada lado e dobre a ponta da fita para dentro da capa.

Se achar difícil colar em linha reta a fita, cole em diagonal ou horizontal, costuma ser mais fácil.

+ Faça você mesmo: veja como encapar lápis com washi tape

Para os habilidosos de plantão: que tal encapar o caderno com esse entrelaçamento de fitas?
Para os habilidosos de plantão: que tal encapar o caderno com esse entrelaçamento de fitas? O efeito é incrível!
Como encapar caderno espiral

O processo para encapar caderno espiral é bem parecido aos outros tipos de caderno. A diferença é que é necessário ter um cuidado maior na hora de posicionar a folha de papel, plástico ou tecido na vertical, para que fique bem rente ao espiral do caderno.

Para ajudar, você pode colocar uma fita adesiva para segurar a folha paralela ao espiral. Deixe também a área dos furinhos fora da cobertura da folha ou tecido, para que não fique ruim na hora de abrir o caderno.

O acabamento próximo ao espiral pode ser feito com uma fita, sianinha, renda ou, se o material escolhido para encapar for o papel ou plástico, utilize washi tape.

+ Cadernos de receitas feitos à mão

+ Washi tapes para suas criações e seus próprios “faça você mesmo”, ache aqui

E você, conhece mais alguma forma bacana de como encapar caderno e quer compartilhar com a gente? Deixe seu faça você mesmo aqui nos comentários ou então participe com um post na nossa rede colaborativa, veja como inscrever seu passo a passo aqui!

Imagens: Pinterest, By Petra

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.