Home | Manual de técnicas artesanais | Pâtisserie: descubra a doceria artesanal

Pâtisserie: descubra a doceria artesanal

A Pâtisserie é um tipo de padaria francesa, cuja especialidade é a produção de bolos e doces finos. Descubra mais sobre o universo da confeitaria artesanal e sua história com a leitura desse post!

pâtisserie 5

História da confeitaria francesa

Até o século XVI, o açúcar era artigo de luxo, sendo mais frequente em Portugal. A partir do século XVII é que a França passou a ter mais acesso ao ingrediente, e ainda assim, com preço muito elevado.

La Verenne, mestre cozinheiro do reinado de Henrique IV e Maria de Médicis, criou as primeiras publicações voltadas à confeitaria, são os livros: “Le Cuisinier françois”, “Le Pâtissier françois” e “Le Confiturier françois”.

Somente no século XVIII a confeitaria se tornou algo mais democrático, mas ainda assim não a todas classes sociais. O açúcar já era encontrado com mais facilidade e a manteiga virou um ingrediente essencial na fabricação de doces artesanais. Nesse período surgiu também a massa folhada, que é base para doces como vol au vent. Nesse artigo há mais informações sobre a evolução da confeitaria francesa, confira!

+ Conheça outras técnicas artesanais acessando nosso manual

+ Receita de mini tarte com recheio de goiabada

Desvendando a confeitaria artesanal: pâtisserie

A casa de doces francesa não leva o nome à toa: é necessário um profissional licenciado para que uma pâtisserie funcione. O mâitre pâtissier é treinado e passa por provas para obter esse título. O termo também denomina os doces criados pelo mâitre.

Tipos de doces mais comuns encontrados na pâtisserie são: eclair (conhecida aqui como bomba), canelé (sua aparência lembra a do churro), macarons, choux (conhecida aqui como carolinas), tarte (tortinhas), os folhados entre outros.

Doces típicos da confeitaria francesa
Doces típicos da confeitaria francesa

Agora que você já conhece um pouco da história e produtos da pâtisserie, que tal saborear a confeitaria francesa no conforto de sua casa? No Elo7 dá para encontrar uma diversidade de doces de nacionalidades diferentes, inclusive com inspiração na doceria tradicional francesa.

+ Encomende macarons e receba-os em casa

+ Tarteletes para saborear na festa

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.