Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 7 Dicas essenciais para empreendedores (1ª parte)

7 Dicas essenciais para empreendedores (1ª parte)

Designer's Desk with Architectural Tools and Notebook

Tudo começou com uma ideia inusitada que tivemos: “E se perguntássemos para nossa lista de mais de 10.000 mulheres empreendedoras, qual o principal conselho que elas dariam para quem está empreendendo?”. E não é que a ideia deu certo?

Recebemos mais de 500 colaborações de pessoas de vários lugares do país e passamos uma semana empolgadíssimas, reunindo as melhores ideias em um ebook totalmente colaborativo e gratuito. E hoje, estou aqui para compartilhar a primeira parte desta iniciativa com vocês.

O que dizer para quem está empreendendo?

1. Permita-se sonhar. Todo negócio criativo e inovador que você admira um dia já foi apenas uma ideia na cabeça de alguém. Você cultiva seus sonhos?

2. Conheça a ti mesmo. Crie um negócio ao redor da sua vida, de quem você é e não o contrário. Para não cair nessa cilada, o primeiro passo é o autoconhecimento. Quais são suas forças? O que você faz bem? O que você valoriza na sua vida?

3. Negócio tem que ter paixão. Quando você faz o que gosta, não vai se importar de dedicar tempo a isso.

4. Descubra sua missão. O empreendedor nasce junto com a sua visão. O que motiva você em sua jornada? Qual a diferença você quer fazer na sua vida e na de outras pessoas?

5. Seja uma esponja. Abra-se para o novo, troque, conecte-se, transmita, compartilhe, perceba, observe, absorva.

6. Se não há solução, invente-a. A criatividade mora nas adversidades. Para cada problema, há sempre várias oportunidades.

7. Uma meta sem um plano é só um desejo. A palavra-chave para se começar qualquer negócio, é ORGANIZAÇÃO.

dicas2

Essas dicas que compartilhei aqui são apenas uma pequena amostra, parte do nosso ebook gratuito 21 Dicas essenciais para empreendedoras, criado em colaboração com mais de 120 empreendedoras que compartilharam com a gente suas experiências mais valiosas.

Gostou e quer saber mais? Continue de olho aqui no blog do Elo7! Ainda vem mais dicas por aí! E ao final dessa sequência, você ganhará o ebook completo para baixar e ler quantas vezes quiser. ;)

 

E você, com qual dica se identifica mais? O que diria para quem está empreendendo? Vamos continuar a conversa nos comentários!

Escrito por Karine Drumond.

Editado por: Aimée

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.

16 comentários

  1. Ótimas dicas. Eu emendo a minha dica na sétima: ORGANIZAÇÃO e muita calma para avançar uma etapa de cada vez! Mas o que fazer com a danada da ansiedade? Use-a para passar por uma etapa de cada vez! Explore cada etapa até chegar exatamente como você quer, assim é muito mais fácil e mais leve levar qualquer planejamento adiante.
    Parabéns pelo post!

  2. Um sonho é apenas um sonho, até que você faça acontecer.
    Agarre as rédeas da sua vida, assuma o controle, sonhe alto e força na peruca.
    Quando se tempera a vida com esforço , honestidade e criatividade só alcançamos um resultado: o sucesso!!!

    ÓTIMO POST, AMEEIIII.

    GABY CORREA
    G KIDS

  3. Sonia pascoal

    Perfeito, amei , é assim que penso e quero crescer. Obrigado pelas dicas!

  4. Ótima matéria.. Parabéns!!!
    Acrescento o item organização e planejamento . Nosso dia a dia é intenso ainda mais quando somos casadas e temos filhos, então organização e planejamento são essenciais.

  5. Estava precisando ler isso!
    A gente nota uma força tremenda, nas palavras! Te empurra pra frente, de fato!
    OBRIGADA!

  6. Show de matéria…adoramos mas precisamos de uma mãozinho do elo7 e da equipe de marketing para expor nosso produtos ,nossos trabalhos e nosso sonhos..

  7. Marcia Inocencio

    Gostei…eu gosto da 3ª ,pois seu trabalho sua peça transmite o carinho com que ela foi realizada,o cliente muitas vezes consegue ver com mais sensibilidade e chega a comentar ” da para perceber que suas peças são feitas com carinho”…e bem gratificante ajuda a te impulsionar a querer continuar.

  8. Sandra Canada

    Acho as dicas super válidas. Obrigada por compartilhar. Acontece, porém, que estão citadas apenas as dicas do que fazer. Por exemplo: Sonhe alto, Faça um planejamento, Seja organizado. Frases assim já estou cansada de encontrar nas literaturas que leio. Faltam exemplos práticos. Citar métodos. Enriquecer o conteúdo com as regras acontecendo na prática. Esse tipo de informaçao é muito difícil de encontrar.

  9. Adorei as dicas! É isso mesmo que estamos precisando, muito incentivo! Estou adorando fazer parte da família Elo 7. Os cursos em parceria com a Eduk estão excelentes.Parabéns!

  10. estou assim, sonhando e buscando coragem para partir para a açao

  11. Parabéns pelas dicas valiosas ! Aprendo muito com vocês, família Elo7. Concordo com a Sandra ,
    muitas de nós queremos crescer e ter sucessos, porém, ainda temos que muito a aprender na prática, com exemplos práticos de como fazer. Agradeço pela iniciativa.

  12. sonhar, planejar saber onde se quer chegar. E ter cuidado para não dar passos maiores do que as pernas podem alcançar isso pode pôr tudo a perder

  13. Achei perfeito!
    O que me descreve bem é o item 4 “descubra sua missão”, foi assim que comecei – não aguentava mais ver o nº de sacolas cheias de “lixo” semanalmente indo embora, muita coisa já reutilizava e transforma para mim mesmo, mas não era o suficiente, ainda muita coisa era colocada fora. Então comecei a separar todos os materiais e transformar, tinha que fazer minha parte em prol da Mãe Terra e daí, abri minha loja física, juntei outros artesãos que trabalhavam com ideias sustentáveis e comecei meu negócio. Daí veio um blog e por fim fiz o que melhor se encaixava com meu perfil, tempo e etc.- abri a loja no Elo7.
    Minha loja é o espelho do que sou, penso, sonho e tenho habilidade para fazer – assim a gente nunca desiste, aguenta o tranco nas fases difíceis e está sempre motivado.