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Relação humana e colaboração: como aplicar no meu negócio criativo

Será que ter produtos incríveis é suficiente para ter uma loja de sucesso? Uma das coisas em que todo o empreendedor deve investir tempo é na construção de um negócio que ofereça um ótimo atendimento, focado na satisfação do cliente. Neste post vamos falar sobre um dos 7 valores do Elo7, a relação humana e colaboração.

Relação humana e colaboração

Relação humana e colaboração: como aplicar no meu negócio

Atender bem seu cliente desde o início da venda até o pós-venda é mais importante do que você imagina. Além de aumentar as chances do seu cliente finalizar uma compra em sua loja, você ainda poderá fidelizá-lo. Confira abaixo algumas dicas para ter um atendimento fora de série.

Responda seu cliente o mais rápido possível

No mundo atual, é comum as pessoas esperarem respostas imediatas para suas perguntas. Dependendo do tempo que você levar para responder, isso pode fazer com que a pessoa desista da compra e procure o produto ou serviço em outro lugar. Por isso, atente-se às mensagens que receber. Uma forma de agilizar o processo de respostas é usar a funcionalidade de mensagens prontas do Talk7. Veja como utilizá-la:

Seja educado, paciente e prestativo

Esse tópico parece ser meio óbvio, mas é importante ressaltar. Procure sempre tratar seu cliente da melhor forma possível. Evite usar textos em caixa alta, isso pode parecer um pouco grosseiro. Se um cliente te solicitar alguma informação, procure lhe passar todos os links e informações que possam lhe ajudar. Isso parece uma coisa simples, mas é uma forma de mostrar pró-atividade e gerar ainda mais confiança em sua marca.

Não se esqueça do pós-venda

Muitos lojistas acreditam que após enviar o produto ao cliente, a venda se finalizou. Que tal enviar uma mensagem à ele perguntando o que achou do produto e se tem alguma dúvida em relação à utilização ou manutenção do produto? Aproveite para pedir uma avaliação do produto e atendimento.

Tive uma avaliação negativa, e agora?

Por mais que você tenha se empenhado em oferecer um produto e atendimento excelentes, isso pode acontecer. Algumas vezes o produto é tem alguma característica diferente do que estava imaginando ou um imprevisto pode ter atrasado a entrega. Neste momento, é importante ter empatia e pensar em formas para reverter a situação. O Eder Machado compartilhou neste post várias dicas para lidar com essa situação.

Esperamos que tenha gostado das dicas sobre relação humana e colaboração. Boas vendas!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no A.Craft.

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