Home | Negócio Criativo | Produtividade na criatividade: dicas

Produtividade na criatividade: dicas

O post de hoje da rede colaborativa foi escrito e enviado por Cleber Pelarin Silva do site Fio de Vento. O tema é importante para quem trabalha com negócios criativos, produtividade na criatividade. Fiquem com o conteúdo abaixo e sintam-se convidados a também colaborarem com pautas!

Produtividade na criatividade

Sabe quando você deseja profundamente que o dia tivesse 36 horas? Isso mesmo pois você não consegue fazer tudo o que deveria fazer durante as 24 horas? Você olha para a mesa de seu ateliê e vê vários projetos sobre a mesa e mal sabe quando e qual irá finalizar?

Saiba que isso atrapalha e muito o seu negócio criativo. Assim como emperra a sua produtividade e te faz as vezes beirar o desespero. Muitas coisas para fazer e nada para resolver, aquele sentimento de “está faltando alguma coisa”, um meio que, preciso fazer constante sabe?

Preciso fazer isso, preciso fazer aquilo, lembrei que tenho que fazer o que sei que não vou conseguir fazer… Ufa! Seu dia passou, você se senta e percebe que amanhã, terá que passar por isso tudo de novo porque não deu tempo de fazer nada! A maioria das artesãs, que fazem de seu artesanato o seu negócio têm muitas tarefas. Filhos, casa, marido, cães, papagaios, periquitos, enfim, inúmeras atividades para cumprir que sempre se colocam a frente de seu negócio.

produtividade na criatividade agenda

Agenda Atelier Caixas com Arte

Isso é mais que corriqueiro, e mais, a grande maioria passa por isso, é o preço que se paga por decidir trabalhar com sua paixão. Isso faz com os outros que trabalham fora achem que trabalhar em casa é moleza! Mal sabem eles não é mesmo? O que acontece, quando não se consegue terminar uma tarefa ao final do dia é que a sua produtividade foi prejudicada. Não por culpa de alguém, na verdade sim, por culpa sua.

Organize seu tempo

Calma! Antes de ficar brava(o), pare e pense um pouco: quantas vezes você para durante o seu dia e pensa no que tem que fazer, anota em um papel e começa a seguir um planejamento diário?

Talvez você tenha respondido “nunca”, e esse é o grande problema! Quando não pensamos em nosso dia, pelo menos da forma que desejaríamos que ele fosse, estamos abrindo as portas do acaso, sendo assim, você está recebendo o que a vida te entrega e não buscando o que quer da vida. Por essa ótica, você é sim, a culpada por tudo que acontece em sua vida e seu dia concorda?

Planejamento diário

Deixemos a culpabilidade de lado por um instante, vamos falar de planejamento do seu dia para aumento da sua produtividade. Essa é a boa notícia, afinal, já sabemos os problemas que já enfrenta. Agora é a hora de ajudar a resolver esses problemas.

produtividade na criatividade

Planner pessoal da loja Zaená

Para que você aumente a sua produtividade diária, tendo tanta coisa para fazer, o primeiro passo é assumir a responsabilidade e começar a pensar em formas de resolver isso de vez. No começo não será fácil pois como todo hábito depende de repetição. Sendo assim, é a prática diária que fará você ir melhorando gradativamente. Após assumir a responsabilidade, liste em um papel, as suas tarefas diárias que não tem como deixar de faze-las. Calcule o tempo de cada tarefa e levante o quanto do seu tempo você se dedica a essas tarefas em específico.

Parta para a prática

Certo, agora descreva as tarefas temporárias, ou seja, aquelas que você tem um tempo para realizar e depois fim, acabou (uma encomenda por exemplo). Depois, crie uma tabela com os horários de cada uma, conforme exemplo abaixo.

Tarefas diárias Horário Tarefas temporárias Horário
Preparar o café 6:00
Levar as crianças para a escola 6:30
Lavar a louça do café 7:30
Criar molde da peça 7:30 às 8:30
Costurar peça 8:30 às 10:30
Preparar almoço 10:30
Buscar crianças na escola 11:30
Retorno da escola 12:30
Almoço 13h
Lavar a louça do almoço 14h
Realizar postagem no facebook e navegar (ver e-mail, whatsapp, etc) 14:30
Levar as crianças para atividade extra 15:30
Retorno 16:30
Continuar costura 16:30
Buscar crianças 18h
Retorno 19h
Preparar jantar 19:30
Jantar 20h
Lavar a louça do jantar 20:30
Colocar crianças na cama 21h
Terminar e finalizar peça 21:30
Dormir 23:30

Esse é um exemplo bem simples, apenas para exemplificar, mas perceba como as atividades vão se encaixando, isso é o que chamamos de planejamento, é isso também que aumenta a sua produtividade.

Concilie tarefas do lar

Porém, se você tem mais atividades que dá conta de fazer, é hora listar todas em um papel e avaliar quais são as fundamentais e quais você deve abandonar. Por mais que queira abraçar o mundo, não tem como. É preciso listar as prioridades e focar no seu tempo de realização, somente assim, o dia será produtivo. Essa dica serve para todos que trabalham em casa e tem que conciliar o trabalho com os afazeres domésticos.

Produtividade sem culpa

Ao conciliar horários, a sua vida se torna mais organizada, prazerosa e produtiva, te libertando de vez daquele sentimento de que falta fazer ainda. O planejamento é a chave para a produtividade. Sua mente se sente livre novamente para pensar e focar somente na criação de novas peças e técnicas que deseja incluir em seu produto e ateliê. Percebe como tudo é cíclico?

Ao determinar tarefas e horários um dia se tornará tão comum que não precisará mais anotar no papel, já estará enraizado esse condicionamento em sua mente. Assim, a sua paz e sentimento de realização será bem maior. Produtividade na criatividade é isso, fazer sua mente racional entrar em acordo com seu lado criativo, o lado sentimental da sua mente. Quando os dois trabalham juntos, fica difícil segurar! Seus resultados decolam e você se sente muito, mas muito mais feliz.

Coloque em prática sua produtividade na criatividade e depois nos conte aqui nos comentários como foi! Sucesso! Nesta lista você encontra uma série de agendas criativas para te auxiliar.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

14 comentários

  1. Legal!Mas seria ótimo se na rotina diária de uma mãe empreendedora, ela tivesse apenas que arrumar refeição, lavar a louça , levar e buscar os filhotes na escola.Trabalho sozinha tanto no Ateliê quanto em casa.As 24 hrs, vão além disso, e muitas vezes o querido planner n tem utilidade nenhum na vida real.É preciso varar a madrugada pra dar conta do empreendimento.Mas foi legal a dica de organizar-se.

    • Cleber Pelarin

      Olá Patrícia, realmente a vida de uma mãe empreendedora é muito mais que isso. Obrigado por seu comentário. Abs e sucesso!!

    • Concordo com a Patricia! Tb sou sozinha pra tudo e essas atividades diárias até que dá pra fazer, mas arrumar um guarda roupas, lavar calçadas, limpar vidros, dar banho no cachorro, fazer um bolo, passar roupas… fica realmente muuuito difícil! E meu filho ainda quer que eu jogue video game com ele… :(

  2. iara de souza

    Amei a ideia estava realmente precisando de algo desse tipo.

  3. gostei muito das dicas

  4. Maria Tereza Batista Primão

    Como sempre,ótimas dicas Cleber .

  5. Denise Cristina Correira

    Excelentes dicas. Não tenho recursos para pagar um coach (rsrsr assim que escreve?) então faço muita coisa sozinha com o auxílio desses profissionais que pela Internet me ajudam muito. Só tenho a agradecer.

    • Cleber Pelarin

      Obrigado Denise! Sim, é assim que escreve sim, agradeço por seu comentário e continue acompanhando os artigos, que sempre estarei postando conteúdos para ajudar cada vez mais. Abs e sucesso!

  6. Amei esta matéria, pois no momento, talvez também por esta baixa de vendas, me vejo desta forma, e olha que já fui de varar noites trabalhando e muitas vezes prato de comida em uma mão e soprador na outra, ou trabalhando em minha bancada e o pé no carrinho chacoalhando de minha bebê, e tenho duas filhas, e toda parte das duas empresas que temos faço sozinha… divulgação… controles e etc..mas agora que este excesso não quero mais para mim, de uma certa forma minha agenda se vê confusa, e aqui somos os produtores desde a serra até acabamento final (MDF)… vou fazer esta tabelinha estou precisando… grata de coração.